O MUNDO REAL É MUITO DIFERENTE DO MUNDO ESTUDANTIL.

09/11/2009 07:11 - Prof. José Queiroz
Por Redação

 

OLA,


Este texto é dedicado aos milhares de jovens que saem das diversas universidades e faculdades do país e especialmente, para os meus alunos que estão aí buscando um lugar ao sol neste mercado competitivo e escasso de Alagoas.

Quando o aluno conclui seu curso superior tem uma dificuldade natural de deixar aquela postura de estudante a qual está acostumado, as conversas diárias com os colegas nos intervalos das aulas, os trabalhos em grupos com os amigos, as provas, ou seja, deixar de ser estudante para ser profissional, adotando uma postura mais adequada.

O mundo real é muito diferente, digamos assim, do mundo estudantil. Para se obter êxito é preciso ter conhecimento das ferramentas necessárias para tocar a profissão, adquirir os hábitos do mundo corporativo e principalmente o profissionalismo exigido pelo mercado.

É comum encontrar ex-alunos que estão em busca de uma colocação no mercado, mas que ainda se comportam como estudantes, com aqueles hábitos da vida estudantil, falando gírias, usando roupas descoladas como diz a galera, com trejeitos completamente inadequados para quem está migrando de um ambiente de estudos para o mercado de trabalho.

Vai ai algumas dicas para você então que está nessa situação:

Primeiro lugar comece a apagar principalmente da internet aquela sua imagem de estudante, sabe, aquelas fotos, hummm..., aquela forma de escrever tipo: aí dentro, tá ligado e coisas do gênero, lembre-se que podemos deixar vários rastros na internet que por certo, numa seleção serão vistos.

"Brilhe na web": tente disseminar coisas positivas sobre você na internet e faça trabalhos que possam ser vistos pela rede mundial, como artigos e resenhas.

Cuidado ao usar o telefone, nada de usar aqueles toques de músicas de mau gosto, de duplo sentido, deixe um recado mais sério na caixa postal, nada de piadinhas.

Mesmo que ainda não esteja trabalhando é interessante usar um cartão de visita.

E por fim procure ser muito bem informado acerca da profissão que você escolheu lendo diariamente um jornal, lendo sobre o setor e as pessoas de destaque que atuam nele. Use também publicações específicas e sites relacionados ao setor.

Pense nisso.

 


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..