ALAGOAS TEM O MAIOR PERCENTUAL DE POBRES DO PAÍS.

25/10/2009 07:16 - Prof. José Queiroz
Por Redação


OLA,


Uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas, realizada ano passado e revelada semana passada, mostrou uma redução em todo o Brasil do nível de pobreza. A redução chegou a 43,03%. Isso significa que 19,3 milhões de pessoas deixaram de ser consideradas pobres, no Brasil.

Essa mesma pesquisa, para nossa tristeza e preocupação, revelou que entre os estados brasileiros, Alagoas registrou o maior percentual de pobres no ano passado, com 38,76% da população abaixo da linha da pobreza.
No ano de 2007 essa mesma pesquisa revelou que Alagoas tinha 37,9% de pessoas na classe E, portanto crescemos no numero de pessoas pobres de 37,9% para 38,76. Isso significa cerca de 1.200.000, pessoas abaixo da linha de pobreza em nosso estado.
Lastimável, preocupante e um grande desafio para nossos governantes em todos os níveis. Esse dado aponta que as nossas políticas de governo não estão dando resultado. Esse dado mostra a ausência ou a ineficiência do nosso processo de planejamento governamental.
Esse número da FGV não causou nenhuma surpresa para nós que estudamos a economia do estado. Revelamos aqui mesmo no nosso Blog que 93% DA POPULAÇÃO ALAGOANA SOBREVIVE COM RECURSOS DO BOLSA FAMÍLIA E DO INSS.
Esse grande problema que temos, volto a repetir, o maior índice de pobres do país agora oficialmente, não é para entrar em desespero e imaginar que tudo está perdido. Em administração costumamos dizer que a grande virtude de um administrador é transformar aquilo que é um problema em uma oportunidade.
Esse numero revelado pela pesquisa da FGV, tem que ser visto como um desafio e uma grande oportunidade para mostramos que somos capazes de nos superar. O numero revelado tem que servir como uma força motriz para unir toda a sociedade, governos e iniciativa privada, para juntos encontramos uma solução definitiva ou mesmo que minimize o sofrimento desses quase 1.200.000 mil alagoanos.
Nesse momento não cabe nenhuma critica individualizada a qualquer instituição, pois todos contribuímos de certa forma para esse número.
Temos que na realidade exercitarmos a nossa capacidade de se indignar com fatos dessa natureza e procurar contribuir da melhor forma possível com a solução do problema.
Lembre-se daquela frase muito famosa.
Se você não é parte da solução então faz parte do problema.
Vamos todos fazer parte da solução deste problema?

Pense Nisso

 


 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..