PARA SER, PARA CONVIVER, PARA REALIZAR E PARA APRENDER.

19/10/2009 09:45 - Prof. José Queiroz
Por Redação

Ola,

Sou constantemente perguntado a respeito de como podemos ter sucesso na carreira. Essa pergunta é muito recorrente. Não há dia se quer sem que escute essa pergunta.

Esse último final de semana estava lendo um livro e recordando que a UNESCO em 1999, portanto há 10 anos, listou as quatro competências básicas para os executivos do 3º. Milênio. São elas: para ser, para conviver, para realizar e para aprender.

Essas quatro competências, se observadas no dia-a-dia, podem fazer a diferença entre uma carreia morna, uma carreira com um sucesso relativo, e uma carreira duradoura, emocionante e de sucesso.

A primeira delas, para ser, diz respeito ao investimento que você faz no autoconhecimento. Somente quem se conhece bem é capaz de desenvolver autoconfiança e fazer uma autoavaliação realista.

A segunda, para conviver. Esse conjunto de competências para conviver é talvez o mais desafiante. È preciso aprender a ser tolerante, a lidar com conflitos, a ser humilde, essa uma das características mais comuns em pessoas sábias e aprender a aceitar o consenso sem que seja necessária a unanimidade.

A terceira competência ou o terceiro conjunto de competências é para realizar. Diariamente recebemos treinamentos que nos ensina como realizar, são as ferramentas técnico-operacionais que nos permitem uma melhor performance.

O quarto conjunto são as competências para aprender. Nos próximos anos só terão êxito, e poderão alcançar o sucesso, seja em que atividade for, aqueles que hoje estão cuidando de rever suas práticas e seus paradigmas.
Recicle seu conhecimento.Aprenda, desaprenda e reaprenda.

Bem está aí uma boa dica. Cultiva essas quatro competências: para ser, para conviver, para realizar e para aprender, que você, de qualquer área ou segmento empresarial, estará dando uma grande passo em direção ao sucesso que você almeja.

Pense Nisso.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..