GERENTE DE ECO-RELAÇÕES?

03/10/2009 05:45 - Prof. José Queiroz
Por Redação

OLA,

Os dados da pesquisa Carreiras do Futuro, realizada pelo Programa de Estudos do Futuro, entre outubro de 2008 e fevereiro de 2009, apontou que, até 2020, empregos relacionados à sustentabilidade e programas ecológicos estarão muito consolidados.

Num rol de 30 profissões emergentes, a que apareceu em primeiro lugar foi a de gerente de eco-relações. Essa pessoa deve se comunicar e trabalhar com consumidores, grupos ambientais e agências governamentais, desenvolvendo programas ecológicos de organizações.

A preocupação com o meio ambiente por parte das empresas vem se intensificando ao longo do tempo. Hoje em muitas partes do mundo e também aqui no nosso torrão, não se justifica qualquer atividade empresarial se a mesma não tiver alicerçada em um competente plano de Gestão Ambiental.

O Brasil já possui mais de um milhão de empregos ligados ao desenvolvimento sustentável. No entanto, não serão apenas os engenheiros, gestores e advogados ambientais, agrônomos, ecologistas, engenheiros florestais, entre outros profissionais verdes, que terão que trabalhar com sustentabilidade. No futuro, os trabalhadores de todas as áreas da empresa deverão entender esse conceito e ter consciência do impacto ambiental de sua função.

Uma empresa interessada em ajudar a consolidar um mundo onde as ações de hoje não inviabilizam os cenários futuros, precisa conhecer o próprio
potencial de mudança e assumir o seu papel na criação de novos modelos de negócios, de produção e de relacionamento, orientados pelo conceito da sustentabilidade.


Está aí uma boa dica para quem está se preparando e ingressando no mercado de trabalho, para aqueles que estão com suas carreiras estagnadas ou mesmo para profissionais que não estão satisfeitos com o seu trabalho, investir na aquisição de conhecimentos ligados a sustentabilidade do nosso planeta.

Os profissionais que tiverem a capacidade de ver o todo e de achar a melhor solução de sua parte, mas respeitando e conhecendo os reflexos ambientais tanto dos processos antes de sua atividade, como depois, farão a diferença no futuro. Eles serão os profissionais do futuro.

Pense Nisso,

 


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..