RESPONDA A IRA COM AFAGO

13/09/2009 07:54 - Prof. José Queiroz
Por Redação

OLA

“A palavra branda aplaca a ira, a palavra ferina atiça a cólera” Provérbios 15:1.

Este provérbio serve para refletirmos acerca de um dos problemas mais importantes nas organizações, sejam elas, empresarial ou mesmo familiar: a má comunicação.

Quando nos encontramos nervosos e nos avistamos com alguém também nervoso, temos duas escolhas: aumentar a temperatura e ajudar a atiçar o fogo ou baixá-la e extinguir as chamas.

A nossa inclinação natural é responder fogo com fogo, afago com afago, mas podemos inverter essa ordem natural. Usar a raiva para atacar a raiva só intensifica os danos.

Podemos dar um banho de água fria na nossa raiva, ou na raiva do outro, simplesmente usando palavras gentis, um tom de voz brando e um modo de falar delicado.

Precisamos ter muito cuidado com as palavras que falamos aos outros elas podem ferir de morte.

Pergunto a vocês meus amigos que lêem este texto, quem consegue se lembrar de uma crítica que recebeu de um pai ou de um chefe que causou uma mágoa profunda? Sou capaz de adivinhar que todos já tiveram essa experiência.

Isso mostra o poder das palavras cruéis. A marca que elas deixam em uma pessoa é pra toda vida.

É fácil dizer coisas nocivas ou cruéis às outras pessoas, seja cara a cara ou pelas costas, todo mundo faz isso não é? Mas não há nada de inocente em ferir alguém, em golpear alguém com palavras.

As pessoas sábias usam as palavras para curar feridas e para melhorar a auto-estima dos outros.

Experimente não responder a raiva do outro na mesma moeda, experimente baixar o tom de voz quando lhe atacarem.

Quando nos deparamos com uma adversidade temos uma escolha a fazer, escolha sempre o caminho da compreensão e isso o transformará em uma pessoa melhor e mais forte.

Pense Nisso,


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..