NOSSO CRESCIMENTO TURÍSTICO É SUSTENTÁVEL?

19/08/2009 15:59 - Prof. José Queiroz
Por redação

OLA,

 

Tenho ouvido pela imprensa que a nosso estado, capitaneado por nossa capital, vem recuperando a sua importância como destino turístico, os números de ocupação nos hotéis têm crescido a cada temporada.

Preocupo-me se esse crescimento é sustentável, hoje acredito que não.

Um destino turístico não pode centrar seus esforços simplesmente para atrair visitantes é importante retê-los, garantir que eles voltem e principalmente nos indique como destino para outros viajantes.

Quando uma pessoa resolve visitar uma cidade, as suas expectativas são formadas inicialmente por meio da imagem e do apelo do lugar que foi escolhido, portanto ao embarcar, leva consigo um grau elevado de expectativas esperando encontrar satisfação ao longo de toda a viagem.

E aí ao desembarcar ele, como um auditor, começa a examinar tudo, desde a sua chegada: as praias são poluídas, existem línguas negras? Os serviços de taxi, restaurantes estão voltados para o atendimento a esses visitantes? Os turistas são importunados com a presença de crianças e pedintes quando estão almoçando em uma das nossas barracas de praia? Existem em nossa cidade crianças se drogando em via pública em plena luz do dia? E  a nossa segurança, pelo menos nos locais mais visitados pelos turistas, vemos a presença da polícia?

As respostas a essas perguntas deixo por conta de cada um de vocês que lêem este artigo.

Presenciei um dia desses o desespero de um casal de turista tentando acordar uma criança drogada que dormia num caixa de banco de nossa orla, ás 11 horas da manhã.

Pude ver nos olhos daquele casal que eles jamais voltarão a visitar a nossa cidade ou mesmo indicá-la para um amigo visitar, pude perceber no choro daquela turista que tudo que fizeram para atraí-la foi por água a baixo.

 

Pense Nisso

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..