Tenho
repedido exaustivamente uma frase, que de tão simples, de tão óbvia, tem sido
negligenciada pela maioria dos nossos empresários: A lealdade do cliente não se
compra, se conquista.
Pouco
adianta fazer investimentos pesados em propaganda, oferecer ao cliente especial
atendimento se, no momento em que o cliente se dirige a loja, o que encontra
não corresponde à propaganda.
Nos
vários estudos que tenho feito, ora pesquisando junto às empresas, ora junto a
consumidores, constatamos alguns pontos que irritam profundamente os clientes,
por exemplo: Não existir poder de decisão na linha de frente, ou seja, nos funcionários
que lidam diretamente com os clientes.
Você
que está lendo este texto, já deve ter passado por situações em que, o que você
ouve quando recorre a um funcionário para resolver algum problema é a seguinte
frase: “Só com o gerente”, “não, não pode”, “Está difícil”, “Isso não é
comigo”, Não é problema meu”, “Infelizmente são as normas”.
E
quando o atendimento é por telefone? Não há nada pior do que ser jogado de
ramal em ramal, num verdadeiro turismo telefônico para ver solucionado um
problema, não é verdade?
Quando
queremos conquistar a lealdade do nosso consumidor, um grande passo que podemos
dar nesse sentido é possibilitar uma experiência positiva com a nossa marca,
que transmita confiança, possibilite o diálogo, a freqüência e muito valor
agregado.
Portanto
se o que você deseja é a fidelidade ou a lealdade de seus consumidores, comece
agora mesmo dando poder maior de decisão a quem está em contato direto com o
consumidor.
Proporcione-lhes
mais momentos mágicos do que trágicos.
Pense
nisso.
Comentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.