QUANDO 20 REAIS PODEM REPRESENTAR ALGUNS MILHÕES.

15/06/2009 07:16 - Prof. José Queiroz
Por redação

OLA,

 

Atender bem o cliente em nossa empresa exige alguns cuidados, se pretendemos que esta relação dure o maior tempo possível, é assim também quando estamos querendo conquistar alguém na nossa vida pessoal, não é mesmo? É preciso cuidar do relacionamento para que ele possa durar.

O fato é que durante a fase de namoro com o nosso cliente, quando desejamos conquistá-lo, oferecemos muitas vantagens, damos muita atenção.  Quando o conquistamos, quando ele passa a ser cliente a tendência é esquecermos esses aspectos e o tratarmos como qualquer um, e aí o perdemos.

Semana passada me dirigir a um posto de combustível para abastecer o meu carro, abasteço nesse posto, que fica ali entre a rodoviária nova e a praia, toda semana.

O bombeiro deixou a bomba ligada abastecendo o meu carro e se afastou para atender outro cliente. Quando olhei pelo retrovisor o tanque estava derramando combustível e muito combustível.

Buzinei agoniado aí o bombeiro correu e desligou a bomba, depois de ter derramando acho que uns dez litros de combustível na pintura do veículo.

Não reclamei, deixei para ver a reação. Pois bem amigos o bombeiro mal limpou a pintura do carro, me pediu o cartão e me cobrou por todo combustível sem se quer pedir desculpas pelo ocorrido.

Bem, talvez ele tenha dito o seguinte:

- cara otário, queimei a pintura do carro novo dele e ele ainda pagou o combustível, pensei que ia perder uns 20 reais pelo combustível derramado.

Vou falar para vocês o que ele jamais ficará sabendo.

Abasteço em média R$140,00 (cento e quarenta reais) por semana o que dá R$560,00 por mês, por ano essa conta chega a R$6.720,00. Tenho 50 anos e pretendo viver mais 30 anos no mínimo, se continuasse abastecendo nesse mesmo posto teria gasto ao final de 30 anos, R$200.000,00.

Como nenhum carro lá de casa abastecerá mais nesse posto, faça as contas. Esse fato deverei contar milhares de vezes só nos próximos cinco anos, aos milhares de alunos e participantes dos meus treinamentos e palestras.

É esse o comportamento da maioria dos clientes que sofre um mau atendimento, simplesmente desaparece sem nada dizer, quando nos damos conta o estrago já está feito,perdemos milhões de reais, quando um simples pedido de desculpas ou uma pequena compensação poderia reparar o dano.

Pense nisso,

 

 

 

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