Atender bem o cliente em nossa empresa exige alguns
cuidados, se pretendemos que esta relação dure o maior tempo possível, é assim
também quando estamos querendo conquistar alguém na nossa vida pessoal, não é
mesmo? É preciso cuidar do relacionamento para que ele possa durar.
O fato é que durante a fase de namoro com o nosso
cliente, quando desejamos conquistá-lo, oferecemos muitas vantagens, damos
muita atenção.Quando o conquistamos,
quando ele passa a ser cliente a tendência é esquecermos esses aspectos e o
tratarmos como qualquer um, e aí o perdemos.
Semana passada me dirigir a um posto de combustível
para abastecer o meu carro, abasteço nesse posto, que fica ali entre a
rodoviária nova e a praia, toda semana.
O bombeiro deixou a bomba ligada abastecendo o meu
carro e se afastou para atender outro cliente. Quando olhei pelo retrovisor o
tanque estava derramando combustível e muito combustível.
Buzinei agoniado aí o bombeiro correu e desligou a
bomba, depois de ter derramando acho que uns dez litros de combustível na
pintura do veículo.
Não reclamei, deixei para ver a reação. Pois bem amigos
o bombeiro mal limpou a pintura do carro, me pediu o cartão e me cobrou por
todo combustível sem se quer pedir desculpas pelo ocorrido.
Bem, talvez ele tenha dito o seguinte:
- cara otário, queimei a pintura do carro novo dele e
ele ainda pagou o combustível, pensei que ia perder uns 20 reais pelo
combustível derramado.
Vou falar para vocês o que ele jamais ficará sabendo.
Abasteço em média R$140,00 (cento e quarenta reais) por
semana o que dá R$560,00 por mês, por ano essa conta chega a R$6.720,00. Tenho
50 anos e pretendo viver mais 30 anos no mínimo, se continuasse abastecendo
nesse mesmo posto teria gasto ao final de 30 anos, R$200.000,00.
Como nenhum carro lá de casa abastecerá mais nesse
posto, faça as contas. Esse fato deverei contar milhares de vezes só nos
próximos cinco anos, aos milhares de alunos e participantes dos meus
treinamentos e palestras.
É esse o comportamento da maioria dos clientes que
sofre um mau atendimento, simplesmente desaparece sem nada dizer, quando nos
damos conta o estrago já está feito,perdemos milhões de reais, quando um
simples pedido de desculpas ou uma pequena compensação poderia reparar o dano.
Pense nisso,
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