CONSULTOR DE VENDAS

26/05/2009 08:52 - Prof. José Queiroz
Por redação

OLA,

 

O nosso texto anterior acerca do vendedor e da Consultora de vendas rendeu muitos email e comentários.


A maioria das indagações encaminhadas diz respeito à seguinte questão: o que é um consultor de vendas?


Bem, vamos então abordar o que consideramos um vendedor ou um Consultor de vendas.


O vendedor como conhecemos tradicionalmente já não tem tanto espaço nas organizações. Refiro-me aqueles profissionais que se preocupam especialmente em vender, poucos sabem sobre o produto e nunca partem da necessidade do consumidor para efetuar uma venda e sim da necessidade dele próprio de vender.


Aí cometem verdadeiros absurdos vendendo às vezes produtos inadequados, sem qualidade e não criando um relacionamento a longo prazo com o cliente, o que é o mais importante.


Já o Consultor de vendas, figura em crescimento nas organizações, esses vendem com uma perspectiva de longo prazo, ou seja, quando está diante de um cliente procura entender a sua necessidade e oferecer-lhe o produto certo.


Um dos papeis importantíssimos do Consultor de vendas é agir como educador, pois ele precisará apresentar o produto aos clientes, ressaltando sempre as características e os benefícios.


Para o consultor de vendas, ao contrario do vendedor, tomar a iniciativa é fator chave para uma boa venda, não basta seguir as regras dos manuais de vendas, é preciso ter sensibilidade, se colocar no lugar do cliente com um verdadeiro desejo de ajudá-lo.


Um consultor faz visitas, telefonemas e vendas como qualquer outro vendedor. A diferença está na sua atitude, na sua abordagem e na sua dedicação.


Um consultor de vendas está disposto a abrir mão de ganhos de curto prazo, em busca de resultados maiores a longo prazo (tanto para ele ou ela quanto para seus clientes).


Um consultor de vendas constrói relacionamentos baseados em confiança, respeito e resultados.


Estes profissionais da venda, quando preparados e treinados adequadamente, melhoram substancialmente a qualidade do relacionamento com o cliente, produzem diferenciais competitivos difíceis de serem igualados pela concorrência e fomentam a lealdade dos clientes.

 

Pense nisso

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..