UMA AGENDA PROPOSITIVA PARA ALAGOAS, ANTES QUE SEJA TARDE.

16/04/2009 05:17 - Prof. José Queiroz
Por redação

OLA,

 

Na semana passada recebemos duas notícias sobre o Estado de Alagoas. A primeira nos dava conta de que o Índice de Desenvolvimento Humano do estado é um dos mais baixos do país, inclusive da região nordeste.

 

A segunda noticia nos deu conta de que o Rio de Janeiro e Pernambuco perderam o posto de estados mais violentos do País. Um levantamento feito pela Folha com base em dados de 2008 mostra que Alagoas lidera o ranking de homicídios no país.

 

Na educação, já sabemos, o desempenho também é desanimador.

 

Alagoas é o Estado com o maior índice de analfabetismo de maiores de 15 anos, 29,5%. A média nordestina é de 22,4% e a do País, de 11,2%. No analfabetismo infantil (10 a 14 anos), Alagoas também é recordista: 11,3%, em comparação com 3,6% no Brasil e 8% no Nordeste.

 

Bem, será que podemos afirmar que este nada honroso primeiro lugar em homicídios no Brasil, colhido agora em 2009, é conseqüência da nossa negligência com a educação e com os aspectos medidos pelo índice de desenvolvimento humano?

 

Na minha opinião sim, nós só colhemos o que plantamos. É preciso dizer aqui que esses números, esses índices ruins do estado, já vêem de longa data, não é fruto de um só governo mais de vários governos, de várias gestões. È preciso então, despolitizar a questão, para que consigamos iniciar a reversão desses números que nos atrasam.

 

Sinceramente, qual o empresário, qual a empresa que quer se instalar em um estado que é detentor de um dos menores índices de desenvolvimento humano do país, que tem o maior numero de analfabetos e que é o campeão em homicídios? Nenhuma é claro.

 

Com esses números estamos fadados a continuar no subdesenvolvimento, na miséria.

 

É chegada à hora de nossa sociedade se mobilizar para mudarmos a agenda do estado. Observe no nosso dia-a-dia, qual é o espaço para discussão destes importantes temas que temos? Quase nenhum. As noticias, na sua grande maioria, estão vinculadas à política eleitoral. Nem acaba uma eleição já estamos discutindo quem serão os candidatos na próxima, e aí passamos os quatro anos seguintes discutindo, crime eleitoral, brigas eleitorais, quem vai se aliar a quem na próxima eleição e assim por diante.

 

E aí faço aqui um apelo à sociedade e aos nossos colegas da impressa alagoana, vamos criar uma agenda de discussão desses temas? Vamos buscar idéias de solução em outros lugares? Vamos exigir dos responsáveis e informar a sociedade, medidas que contribuam para tirarmos Alagoas dessa situação? Vamos criar uma agenda propositiva?

 

Afinal de contas já aprendemos que “quem sabe faz a hora não espera acontecer”.

 

Vamos todos sim, governos, estaduais e municipais, sociedade, imprensa, judiciário, legislativo, iniciativa privada, todos enfim, vamos deixar de procurar culpados, vamos todos assumir a culpa e partir, juntos, em busca das soluções antes que seja tarde demais.

 

Pensem Nisso

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..