OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS PARA OS PRÓXIMOS 10 ANOS

03/04/2009 14:56 - Prof. José Queiroz
Por redação

OLA,

 

Uma pesquisa realizada pelo Programa de Estudos do Futuro, da FIA (Fundação Instituto de Administração), mostrou quais são as melhores oportunidades de negócios para empreendedores nos próximos 10 anos, no Brasil.

 

O levantamento foi realizado em duas etapas, sendo que, na primeira, 92 especialistas no assunto foram entrevistados, enquanto, na segunda, o número subiu para 112.

 

Os resultados revelaram que os negócios potenciais estarão no setor de Serviços, em segmentos como Saúde e Qualidade de Vida, Turismo e Lazer, Alimentação, Serviços para a Terceira Idade e Consultorias especializadas em áreas como sustentabilidade, desenvolvimento de carreira, pessoal e de planejamento financeiro.

 

Aumento do empreendedorismo

 

De acordo com a pesquisa, a expectativa é de aumento da atividade empreendedora no Brasil, medida pela Taxa de Atividade Empreendedora (TAE). Entre 2001 e 2007, ela representava 12,8% da população economicamente ativa, mas poderá alcançar 17%.

 

Para 54% dos entrevistados, as relações de trabalho sofrerão alterações significativas, como a queda do trabalho formal, o que justifica o aumento do empreendedorismo. Novas formas de venda das habilidades individuais surgirão e estarão cada vez mais direcionadas às formas autônomas.

 

Vejam as justificativas apontadas na pesquisa para o aumento do empreendedorismo no Brasil:

 

* Melhoria da Educação e ênfase na formação de empreendedores: a melhora da educação e dos índices sociais, resultará em uma tendência de aumento da atividade empreendedora no Brasil. Até 2020, haverá um número maior de profissionais com Ensino Superior no Brasil. Empresas, universidades e cursos de MBA (Master Business Administration),  enfatizam a necessidade de empreender, preparando profissionais e aguçando os talentos;

 

* Motivações pessoais: uma série de motivações relacionadas diretamente aos indivíduos foi apontada na pesquisa, dentre elas: busca por satisfação pessoal e independência, aumento da renda familiar e procura por alternativa de trabalho após a aposentadoria.

 

Pensem nisso

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..