FREIO DE ARRUMAÇÃO

25/03/2009 12:39 - Prof. José Queiroz
Por redação

Tem chegado muita solicitação para falarmos aqui acerca desta crise que está preocupando o mundo inteiro, inclusive a todos nós.

 

Sobre a crise propriamente dita temos muitas informações diariamente, portanto, gostaria aqui de fazer uma reflexão um pouco diferente, ou seja, de fazer uma leitura diferente da que vem sendo feita pelos especialistas.

 

Acredito verdadeiramente que, quando a humanidade está trilhando um caminho que poderá desaguar na sua destruição, ou até mesmo em comportamentos inadequados, ou ainda, quando é necessário um freio de arrumação, o universo se encarrega de fazê-lo.

 

Tem sido assim ao longo dos tempos. Só verificarmos as grandes epidemias que assolaram a humanidade, mais recentemente o advento da AIDS é uma prova disto que estou falando, vejam, quando o mundo inteiro caminhava para o sexo livre, droga e Rock’n Roll, lembram disto, a AIDS foi o freio de arrumação que o universo encontrou para dar um basta nisso.

 

Esta crise generalizada é na verdade, na minha opinião, um freio de arrumação do universo, para que possamos dar um basta neste capitalismo selvagem ao estilo, “jogo de cassino”, que vem ao longo de décadas produzindo riqueza para poucos e muita miséria.

O que estamos acompanhando, espero que seja o fim deste ciclo de capitalismo selvagem, é o nascimento de uma nova era econômica, baseada no que costumo chamar de empreendimento cooperativo, ou capitalismo cooperativo.

 

Na realidade, esta tendência já observamos há algum tempo. É só examinar a lista das melhores empresas na atualidade e vamos encontrar novas formas de envolvimento dos funcionários, como: parcerias, distribuição de lucros, educação continuada, divisão de tarefas, horários flexíveis, equipes de projeto, responsabilidade social, preocupação com o meio ambiente e muito mais.

 

Acredito que esta crise no final irá produzir um modelo econômico baseado na produção e na cooperação entre os povos do mundo inteiro, dando um basta neste modelo perverso que só visa lucro, que é uma relação perde-ganha, ou seja, para que alguém ganhe outro tem que necessariamente perder.  Fico aqui torcendo para que mudemos esta relação para uma outra que tem mais sintonia com a nossa missão aqui no planeta terra, uma relação de ganha-ganha, onde para alguém ganhar necessariamente o outro não tenha que perder.

 

Pensem nisso.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..