Edmilson Teixeira

Pai do vice-presidente da Câmara é demitido do município por usar falso diploma de professor

  • 07/08/2020 17:12
  • Edmilson Teixeira
Seu Marcos; 31 anos atuando como professor portando diploma falso

Aquele velho ditado: “Faça certo para não dar errado”  bateu forte  esta semana na porta do servidor público de Rio Largo, seu Marcos Antônio Avelino; ele que é pai do vice-presidente da Câmara, vereador Márcio Santos.  É que conforme decisão publicada no Diário Oficial dos Municípios de Alagoas, edição da última terça-feira, 4,  por meio da Secretaria Municipal Geral de Governo de Rio Largo/AL,  seu Marcos fora penalizado com demissão do cargo; visto que ele estava atuando como professor  de Educação Física no Ensino Fundamental daquele município, sem ter sequer nem o Segundo Grau completo, mas portando um diploma de nível superior. 

“Foram 31 anos de clandestinidade nos diplomas; três instituições não confirmaram a veracidade dos diplomas do servidor Marcos Antônio Avelino; isso é dano ao erário público e a população, por praticar atividade sem permissão legal” disse um assessor jurídico da Prefeitura, dando conta de que os prefeitos passados foram coniventes com tal situação. “Ele se esbarrou num levantamento de análise de inconsistência do currículo, feito entre os cerca de mil professores da Educação, onde foi detectada a falsidade de seu diploma” 

As informações que se têm, é de que seu Marcos Antônio Avelino antes de ingressar no serviço público de Rio Largo, atuava como pedreiro. “Agora imagine o quanto esse cidadão como leigo no assunto prejudicou as crianças a praticarem atividades físicas ao longo desses tempos?” questionou o assessor. “Era um crime que vinha abafado com a cumplicidade de muita gente; porque todo mundo sabia que seu Marcos não possuía nível superior e nem tão pouco absorvera a prática profissional de lidar no exercício de sua clandestina profissão de professor de Educação Física” disse revoltada uma integrante da Secretaria de Educação do município, que pediu pra não revelar seu nome. 

 

 

Prefeito descarta reeleição, mas indica seu atual vice na disputa pelo cargo no Agreste

  • 04/08/2020 16:37
  • Edmilson Teixeira
Redes sociais
Cleysson Cardoso não despertou interesse de ir para a reeleição; mas seu vice Emílio Barros topou a parada depois que um parente do prefeito rejeitou disputar a Prefeitura

Cleysson Cardoso (MDB) prefeito de Minador não tem interesse algum de ir para reeleição, mesmo fazendo um bom governo e tendo o amplo apoio da família. Achou por bem apoiar seu vice, Emílio Barros (PDT). O grupo escolheu também o vereador Gledson Ferro (PT do B)  para fazer parte da chapa na qualidade de vice-prefeito. Por sinal a chapa é apoiada pelo pecuarista e líder político da região, José Nilton Cardoso que desistiu de disputar à eleição por problemas de saúde.  Trata-se da permanência de uma união formada pelas famílias Barros e Ferro que tentam permanecer no poder por mais quatro anos.  

É bom lembrar que Emílio Barros já atuou como vereador  na gestão  2001/2004, foi prefeito entre  2005 à 2008, foi vice-prefeito de 2013-2016 na gestão de Socorro Cardoso e atualmente é vice prefeito.  “Minha intenção é prosseguir com o trabalho do prefeito Gleysson Cardoso e permanecer com Minador do Negrão nos trilhos do desenvolvimento”, disse  afirmando que desde que lançou seu nome, foi bem aceito e tem recebido adesões de sua pré-candidatura.  

O embate nas urnas de Emílio Barros este ano será contra  o empresário Josias Aprígio (PP). Trata-se de um candidato da oposição que pela segunda vez seguida disputará uma eleição contra um candidato da família Cardoso. Pois foi em 2016, que Gleysson Cardoso teria sido eleito prefeito de Minador do Negrão com 1.831 votos (50,10%) e  o Aprígio obteve 1.268 votos (34,69%).

Prefeita dribla crise anunciando entrega de mais obras na terra do leite

  • 04/08/2020 12:16
  • Edmilson Teixeira
Divulgação nas redes sociais
Nesses últimos finais de semanas; ruas e mais ruas estão ganhando calçamento e outras asfaltos

Prefeita de Major Izidoro, Santana Mariano (MDB) afirma que vem dando toda carga nessa reta final de seu governo, sobretudo garantindo obras de infraestrutura por toda parte do município. No próximo sábado, por exemplo, a gestora disse que dará início na construção de uma praça pública no povoado de São Marcos; assim como  calçamento numa rua no bairro de Fátima. No mesmo dia, entregará cinco ruas devidamente asfaltadas e em seguida fará a entrega de fardamento da Guarda Municipal. 

No dia 17 do próximo mês, o município de Major entrará para seus 71 anos de emancipação política; pois pelo visto, daqui pra lá o que não vai faltar é inauguração. Para isso, a Prefeitura tem demonstrado fôlego de caixa; mesmo atravessando  esse período de pandemia mundial.  É de se saber, conforme foi noticiado nos sites, que nos últimos finais de semanas do mês passado, o que não faltou foi obras sendo inauguradas e outras iniciadas. Entre as iniciadas, destaque para um estádio de futebol, que certamente será inaugurado no aniversário do município agora em setembro. 

“Desenvolvimento se alcança com trabalho e não com retrocesso” diz num tom desafiante aos opositores, a prefeita Santana Mariano. Confessa a gestora, que a todo custo os adversários tentam implicar a decência e o caráter de seu governo. “Ao  longo desses dois últimos mandatos, tivemos o privilégio junto com a nossa equipe de governo, de colocar a administração pública  no caminho da paz e do progresso; a violência é coisa do passado, pois assim não vamos permitir mais o retorno dessa prática junto com o nosso povo” pontua a gestora, confiante de que seu pré-candidato Alex Mariano (MDB), dará sequência no desenvolvimento de Major Izidoro, na conhecida na terra do leite. 

São Luís do Quitunde larga na frente em AL com serviço da Caixa para atender Auxílio Emergencial

  • 03/08/2020 17:12
  • Edmilson Teixeira
Assessoria
Caminhão chegou nesta segunda-feira, prefeita Fernanda é recepcionada por uma agente da Caixa e povo comemora a medida

São Luís do Quitunde comemora uma parceria com a Caixa Econômica Federal, que visa agilizar de forma dinâmica o atendimento da população local sobre assuntos ligados ao Auxílio Emergencial. Trata-se de uma Unidade Móvel do banco, que chegou nesta segunda-feira, cujo sistema é adaptado num caminhão que está estacionado na Praça da Prefeitura. 

“Sei o quanto a população quitundense deve ser assistida durante esse tempo de pandemia, por isso através de uma parceria com a Caixa, São Luís do Quitunde recebeu nesta segunda-feira uma Unidade Móvel do banco. A Unidade facilitará a vida dos quitundenses que ainda não receberam o Auxílio Emergencial, por algum eventual problema” disse a prefeita Fernanda Cavalcante (MDB), dando conta de que São Luís é o primeiro município alagoano a receber esse tipo de serviço. 

Sobre  o enfrentamento da pandemia do coronavírus, a prefeita Fernanda garante que toda uma estrutura vem sendo adotada, sobretudo, por meio de um conjunto de ações que envolve  todos os órgãos públicos municipais. Cita a  distribuição de cestas básicas para as família necessitas, álcool em gel, máscara de proteção, produto de higienização; além de medicamentos mediante a uma total cobertura dos profissionais da Saúde que têm assistido diariamente a população.   

Mãe de deputado veste a camisa do MDB disposta a concorrer uma vaga na Câmara de Maceió

  • 31/07/2020 23:45
  • Edmilson Teixeira
Cortesia
Dra. Petrúcia é mãe do líder do Governo na Assembleia, Sílvio Camelo e esposa do ex-vereador Arnaldo Camelo

Esposa do ex-vereador por Maceió, o médico Antônio Arnaldo Camelo e mãe do atual deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Sílvio Camelo (PV) Dra. Petrúcia Camelo surge como um nome forte apontado este ano pelo MDB, a fim de concorrer a uma vaga na Câmara da capital alagoana. Chega com a bagagem de um leque  trabalho social que ao longo dos tempos desenvolveu em Maceió junto às comunidades, sobretudo comandando órgãos e cargos relevantes. 

Dra. Petrúcia é natural da cidade de Viçosa/AL; pois tem cinco filhos, que prometem se engajar nessa luta em busca do voto, na esperança de ter novamente um representante da família à frente de um cargo no Legislativo de Maceió. A nossa reportagem teve acesso a sua trajetória de trabalho, por meio desse texto abaixo enviado na íntegra por sua assessoria...   

Perfil:

Como atividade funcional Dra. Petrúcia desenvolveu ações como técnica concursada em laboratório da Fundação Nacional de Saúde Pública; Assistente Social da Secretaria de Saúde e Serviço Social; Assistente Social da Cruz Vermelha Brasileira - filial de Alagoas -; presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió; e fundadora do SOPROBEM, ao lado da então primeira-dama do Estado, Suzana Palmeira, no governo de Guilherme Palmeira.    

Como assistente social é fundadora, e várias vezes presidente, da Sociedade Beneficente Lar Assistencial Nossa Senhora Mãe dos Pobres - Nosso Lar -, entidade de natureza filantrópica, com programas voltados para escolas, creches, clubes de mães, de idosos, consultórios médicos, assistência alimentar e atendimentos sociais a pessoas carentes, em funcionamento desde 1980.

No ambiente sociocultural foi eleita por três mandatos consecutivos para a secretaria da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro - Núcleo do Estado de Alagoas; presidente por três mandatos, também consecutivos, para a mesma entidade (ALANE);  participou da Academia Alagoana de Cultura, da Academia Maceioense  de Letras e foi agraciada como sócia benemérita da Sociedade de Médicos Escritoras de Alagoas - SOBRAMES; e sócia honorária da Academia Arapiraquense de Letras.

Dra. Petrúcia tem registro pelo Conselho Estadual de Cultura, Conselho Municipal de Cultura, União Brasileira de Escritores dos Estados de São Paulo e de Pernambuco, da Associação Alagoana de Imprensa e é diplomada pela Escola Superior de Guerra - ADESG-AL. Nessa sua trajetória como escritora foi agraciada com diversos prêmios, entre eles, o Othon Bezerra de Melo, com o livro na categoria de Biografia romanceada "O sertanejo Manoel Basílio", concedido pela Academia Alagoana de letras. 

Foi homenageada ainda pelo prêmio Professora Edite Nogueira, na categoria Conto, com os títulos "Meu velho espelho" e "Um salão de periferia", concedidos pela Womans Club. Recebeu os prêmios Destaque pela SOBRAMES; Seleção de Projeto pelo PROEX, da Universidade Federal de Alagoas; Menção Honrosa na categoria Poesia, no Prêmio Comendador Tércio Wanderley, concedido pela Academia Alagoana de Letras. Nessa sua longa trajetória cultural foram inúmeros diplomas, troféus, comendas, certificados e títulos recebidos, entre eles da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, em Maceió, em cidades do interior e outros estados brasileiros.

Suas atividades culturais não param por ai. Participou de diversos congressos, festivais, palestras, algumas como palestrante, elaborou muitos prefácios e orelhas de livros, gravações de CD de poesias, editora de revistas, discursos, pareceres, idealizadora e coordenadora do stand das Academias de Letras do Estado de Alagoas em algumas Bienais Internacional do Livro, promovido pela EDUFAL/UFAL, em Maceió.

Como organizadora, autora de livro infantil, livros de poemas, biografias romanceada, prosa e prosa poética e Trabalho de Conclusão de Cursos foram doze trabalhos ao todo, isso sem falar na participação em revistas de Antologia publicadas pela SOBRAMES, pelas Editoras e Gráficas Novo Horizonte, Luci Artes Gráficas, Editora Enseada das Letras, todas da Cidade do Recife, e do Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Participou ainda do lançamento das revistas da ALANE; da SECULT em Cena, em Alagoas; da Revista Letras e Artes de Recife; da Revista de Literatura Novo Horizonte de Pernambuco; e da revista "Gente da Gente", em 2019. Publicou diversos artigos em antologias, jornais locais, revistas literárias de Alagoas e do Brasil.

Petrúcia Camelo é pré-candidata a vereadora por Maceió nas eleições deste ano pelo MDB, onde pretende continuar contribuindo com seu trabalho e suas ações em defesa da sociedade e das comunidades mais carentes da cidade, o que já vem ocorrendo há décadas: "Com um mandato de vereadora, esse trabalho contará como reforço com as cobranças que farei as autoridades do município ao longo dos 4 anos que estiver na Câmara, sobretudo, pedindo por eles, como tem sido feito nesse tempo todo, com   muita dedicação", afirmou.

Hospital anuncia campanha para garantir exames da Covid-19 entre seus funcionários

  • 31/07/2020 17:56
  • Edmilson Teixeira
João Victor Souza TNH1
Edgar Antunes; Temos um compromisso de cuidar de quem cuida de todos

Cerca  de mil colaboradores que trabalham na linha de frente do combate ao Covid-19 no Hospital Veredas foram convocados a fazer o teste de sorologia à doença a partir da próxima segunda-feira, cuja campanha se estenderá até a  sexta-feira seguinte. Os testes serão realizados na própria unidade, no Consultório de Cardiologia, no andar térreo, ao lado do setor de hiperbárica, das 7h às 17h, por ordem de chegada. 

Para submissão ao exame, realizado em parceria com o Governo do Estado, por meio do Laboratório Central de Alagoas (Lacen-AL), o colaborador deverá apresentar cópia de documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado. De acordo com o presidente do Hospital Veredas, Edgar Antunes Neto, esta é mais uma das medidas de segurança e cuidados ofertados aos trabalhadores da instituição, os quais têm assumido e representado, dignamente, o compromisso e missão  social desta instituição.

"Estamos muito satisfeitos com o desempenho dos nossos colaboradores. Todos que estiveram e estão na linha de frente de combate à pandemia do novo coronavírus  farão teste de sorologia Covid-19. Temos um compromisso de cuidar de quem cuida de todos", afirma o presidente Edgar Antunes

Nomes são cogitados para a chapa de Ziane Costa na disputa pela Prefeitura de Delmiro

  • 30/07/2020 17:04
  • Edmilson Teixeira
Dicon TJ
Ziane Costa ao que parece espera o aval do pai, Lula Cabeleira para definir seu vice na chapa

Reina em torno de muita expectativa o nome do vice-prefeito que irá compor a chapa encabeçada pela ex-deputada Ziane Costa (MDB) na disputa pela Prefeitura de Delmiro. A pré-candidata já foi duas vezes vice-prefeita, quando o pai, Lula Cabeleira comandava aquela Prefeitura, isso nas duas gestões anteriores. O embate nas urnas será contra o prefeito Padre Eraldo (PSD) que assegura muita firmeza e otimismo, sobretudo pela grande arrumação que deu ao longo desses três anos e sete meses na administração pública. 

Nos bastidores se cogita muito o nome do ex-vereador Valdo Sandes para ser o vice de Ziane, esse que teve até o prazer de comandar a Prefeitura entre setembro e dezembro de 2008, cujo curto período de governo ficou marcado pelo não pagamento dos salários dos servidores, que passaram o réveillon daquele ano a ver navios. Sobre a formação da chapa, o próprio Sandes foi ousado ao comentar em rodas de amigos que ele é o preferido de Ziane. 

No entanto, outro nome surge como força dentro do grupo de Lula Cabeleira. Trata-se  do advogado, Ailton Paranhos! Paranhos atua como advogado na cidade desde 2004; foi assessor jurídico do município durante a gestão do ex-prefeito Lula, tendo se destacado pelo carisma, transitando com facilidade em todos os meios, principalmente político, tido com um nome agregador e eficiente. 

Na eleição passada, o nome de Ailton Paranhos chegou a ser  cogitado para ser o vice do ex-deputado federal Carimbão, esse que na ocasião inventou de disputar aquela Prefeitura sertaneja. Pois  Carimbão sofreu uma derrota para o Padre Eraldo por uma diferença de 4.615 votos, e Valdo Sandes ficou em terceiro lugar quando o religioso teve mais de 11 mil votos a sua frente.  

 

Pesquisa diz que se eleição fosse agora Alex Mariano seria o prefeito de Major Izidoro

  • 29/07/2020 20:59
  • Edmilson Teixeira
Alex comemora o resultado ao lado da prefeita Santana Mariano, a tia que está apoiando sua candidatura

O pré-candidato do MDB na disputa pela Prefeitura de Major Izidoro/AL, Sertão de Alagoas, Alex Mariano, aparece na liderança com 15% de vantagem à frente de seu adversário, o candidato do PP, vereador Theobaldo Cintra. É o que aponta uma pesquisa do Instituto Falpe, que durante segunda e terça-feira desta semana, entrevistou 701 eleitores; englobando zona urbana e zona rural do município. O levantamento da pesquisa, segundo o Falpe, foi registrado no TRE/AL, sob o número 06355/2020. 

A margem de erro é de 3,61% pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O sistema de coleta foi entrevista domiciliar. É bom lembrar, que o instituto Falpe voltou a apurar os números da corrida eleitoral naquele município, após 50 dias da realização da última pesquisa e constatou que Alex Mariano ampliou a vantagem sobre Theobaldo Cintra, passando a ter agora 15% de diferença em relação ao adversário, tanto na avaliação espontânea como na estimulada.

Na abordagem espontânea, foi perguntadoSe as eleições fossem hoje, em quem você votaria para prefeito? Alex Mariano: 43% , Theobaldo Cintra: 28%, Ítalo Amaral: 0,25% , Tonico Amaral: 0,25%  Não opinaram: 28,5%.  Na forma estimulada, a pergunta foi a seguinte: Desses nomes citados, em quem você votaria para prefeito nas próximas eleições? Alex Mariano: 48%, Theobaldo Cintra: 33%, Nenhum: 2%

Não opinaram: 17%. 

No quesito rejeição, a pergunta foi assim: Desses nomes citados, em quem você NÃO votaria para prefeito nas próximas eleições? Theobaldo Cintra: 24%, Alex Mariano: 17,5%, Nenhum: 2%, Nada contra: 34,5%, Não opinaram: 22%. O Instituto perguntou também aos entrevistados qual avaliação eles fazem sobre a administração do município. Você aprova ou desaprova à gestão de Santana Mariano? Aprova: 76,5% Desaprova: 17,5  Não opinaram: 6%

 

Porto de Pedras começa receber turistas e prefeito impõe ordem sobre flexibilização

  • Edmílson Teixeira
  • 29/07/2020 15:42
  • Edmilson Teixeira
Cortesia
Operação na rodovia vai conceder maior segurança e visibilidade para quem trafega na região

Prefeito de Porto de Pedras/AL, Henrique Vilela (MDB) apela para que a população não vacile diante da situação vivenciada nesse período de coronavírus espalhado pelo mundo inteiro. Disse que depois que adotou a flexibilização em alguns meios do comércio local, o número de casos de pessoas contaminadas voltou a subir um pouco. “Se as pessoas não contribuírem com o uso de máscara andando pelas ruas e o distanciamento, a gente vai ter que adotar medidas drásticas” prometeu. Segundo ele, mesmo diante dessa pandemia do Covid-19, a Secretaria  vem tomando todas as medidas para combater a disseminação do vírus. 

Pois depois da flexibilização, com abertura de bares, restaurantes, pousadas entre outros, a  cidade praiana que  já começa aos poucos a receber turistas deu início esta semana, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura numa operação que visa podar as árvores que margeiam a rodovia que corta o município. Lá máquinas e homens estão trabalhando; tanto podando como também tirando o mato do acostamento, serviço que poderia ser feito pelo DER/AL. A situação na verdade, estava dificultando o trânsito dos veículos, assim como os pedestres que passam na localidade.  

O prefeito contabiliza que 40 ruas foram devidamente pavimentadas ao longo desses  três  anos e sete meses de governo. Espera fechar o mandato com a entrega de mais três. Esta semana inaugurou as reformas da Fonte das Mulheres, uma espécie de lavanderia pública que funciona na cidade. Além do mais, entregou uma nova moradia dentro de um programa mantido pela Prefeitura “Casa Nova, Vida Nova”, ao tempo em que assinou a ordem de serviço para a construção de mais duas. O programa atende as pessoas que estão com suas casas totalmente debilitadas, quando são demolidas e reconstruídas no mesmo terreno.   

Vereador ganha ânimo do PP para se engajar firme na disputa pela Prefeitura do Passo

  • 28/07/2020 16:34
  • Edmilson Teixeira
Cortesia
Vereador Luh Nogueira conta com a força do líder nacional do Progressista, deputado Arthur Lira e do ex-senador Biu de Lira

Em Passo do Camaragibe/AL, cidade onde nasceu o dicionarista mais famoso do Brasil, Aurélio Buarque de Holanda, o partido Progressista liderado em Alagoas pelo ex-senador Benedito de Lira e que no Brasil conta com o líder nacional deputado Arthur Lira, vê com bons olhos a candidatura do jovem Luh Nogueira. É que depois de ter sido eleito na eleição passada como o vereador mais votado entre os nove classificados, Luh decidiu investir seu nome agora como pré-candidato a prefeito; sobretudo no calor da juventude, que segundo ele, quer inovação na administração pública.   

O propósito de Luh, conforme o Progressista em Alagoas é o de quebrar um tabu eleitoral que há 16 anos se reveza no poder; ou seja, Vânia do Passo (PSD) atual prefeita e a ex-prefeita Márcia Coutinho (MDB). Essas duas personagens vêm se revezando nas últimas quatro eleições; por sinal, integram um dado curioso no município, que aponta que candidato algum conseguiu até agora se reeleger como prefeito. A família de Luh Nogueira agrega um histórico político no município, pois a Prefeitura já foi administrada pelo avô, seu Durval e depois a sua mãe, Cláudia Nogueira que comandou entre 1993 a 1996, depois de ter sido vereadora por dois mandatos. 

Outro dado curioso por lá, é que o atual vice-prefeito, Ricardo Nogueira é tio de Luh, porém está rompido com a prefeita Vânia do Passo e hoje se aliou com a adversária Márcia Coutinho na promessa de ser o vice dela na chapa da eleição deste ano. Todo problema agora é saber se Márcia e Vânia vão se confrontar pela quinta vez nas urnas, cuja vitória última foi com uma diferença de apenas 173 votos prol Vânia. É que as duas acumulam broncas na Justiça por improbidade administrativa; pois, ambas foram condenadas em segunda e terceira instâncias; situação incômoda que também enfrentam outros ex-prefeitos da região Norte de Alagoas, aonde se situa o território do saudoso Aurélio Buarque.   

 

 

 

Em Major Izidoro MDB assegura otimismo de que terá mais quatro anos de governo

  • 26/07/2020 10:31
  • Edmilson Teixeira
Divulgação
Máquinas e homens estão constantemente na zona rural viabilizando melhor condições nas estradas vicinais que cortam o município

O MDB alagoano liderado pelo senador Renan Calheiros  vem adotando uma estratégia política, a fim de garantir o maior número de prefeitos e prefeitas eleitas este ano, cujo otimismo do partido, consiste também, para que os atuais gestores, sobretudo os que vão para a reeleição garantam a vitória nas urnas. Em Major Izidoro, por exemplo, a prefeita Santana Mariano, está apoiando o sobrinho, Alex Mariano (MDB), visto que a gestora vem de dois mandatos seguidos e não pode ir para um terceiro por força de Lei Eleitoral. De maneira que seu candidato está bastante confiante no respaldo da tia, que por sua vez mudou a cara de Major Izidoro. Ele assegura que Santana Mariano modernizou todo o município, desenvolvendo ações de trabalho jamais feito por outro prefeito em Major.  

“O nosso MDB se orgulha muito em ter uma gestora do porte da prefeita Santana Mariano. Que o digam às condições que se encontram hoje a administração pública municipal, pois Major Izidoro nesses últimos anos se transformou num verdadeiro modelo de trabalho no interior de Alagoas; isso na execução de obras e na implantação de projetos estruturante voltados para a cidadania de todos. É de se saber que Santana Mariano faz as coisas acontecerem, principalmente com transparência e dignidade”, destacou o governador Renan Filho (MDB) durante ocasião em que esteve por lá no final do ano passado, assinando a ordem de serviço para asfaltar uma boa parte daquela cidade sertaneja. 

Nas redes sociais o que não faltam são postagens feitas por assessores, de fotos com obras que estão sendo inauguradas e outras iniciando, justamente nessa reta final de mandato. As inaugurações acontecem nas sextas-feiras, e nessas últimas duas, foram entregues seis ruas devidamente pavimentadas, reformas de uma escola e de um posto de saúde. “Lamentavelmente o isolamento social devido à pandemia do Covid-19, travou um pouco o pique do nosso trabalho administrativo, no que se refere à construção de obras, mas graças a Deus estamos retomando aos poucos, na missão de honrar compromissos de campanha” disse a prefeita Santana Mariano, esperançosa de entregar ainda nesse seu governo, um belo estádio de Futebol que vem sendo construído. 

Presidente da ACEA esclarece novas medidas para cronistas alagoanos atuarem no Rei Pelé

  • 24/07/2020 15:16
  • Edmilson Teixeira
Jorge Moraes e seu vice-presidente, Ronaldo da Paz representando a ACEA nas reuniões da FAF

O presidente da Associação de Cronistas Esportivos de Alagoas- ACEA,  jornalista Jorge Moraes, enviou nota na tarde desta sexta-feira para todos os associados da entidade, destacando as novas recomendações sobre jogos no Estádio Rei Pelé. Moraes vem se inteirando das medidas tomadas pela FAF- Federação Alagoana de Futebol, quanto ao critério de cobertura dos jogos pelo Campeonato Alagoano, assim como as competições nacionais que vão ocorrer ainda por esses dias. 

“Com a autorização para a volta do futebol alagoano, para o encerramento do campeonato, está estabelecido que serão quatro profissionais por emissora de rádio, equipe completa de TV, e um por site e blog; todos, antecipadamente, credenciados junto a FAF,  que vai conferir se os mesmos estão devidamente regularizados em suas entidades e com a carteira 2020” esclareceu Jorge Moraes.

Argumenta ainda o presidente da ACEA, que será uma pessoa por cabine - incluindo um na da técnica -, outro na bancada da Tribuna de Imprensa e o quarto nas cadeiras especiais, o mais próximo de suas cabines de rádio. “Não haverá necessidade da apresentação de teste da COVID 19, mas será obrigatório o uso de máscara o tempo todo, álcool gel, medição da temperatura e o distanciamento de, no mínimo, 1m50” disse. 

“Por favor, ajudem nesse momento ainda de pandemia. Se você não está escalado para trabalhar, não vá ao estádio, fique em casa, porque você corre o risco de não ter acesso. Haverá uma fiscalização rigorosa por parte das entidades de classe, FAF, SELAJ e da Polícia Militar. Agradeço a compreensão de todos os colegas nessa hora ainda de controle e preocupação” alertou Moraes. 

 

Júlio Cezar e Rui Palmeira discutem situação dos municípios durante a pandemia

  • 21/07/2020 07:02
  • Edmilson Teixeira
Assessoria
Júlio Cezar já foi correligionário de Rui quando então o prefeito palmeirense estava no PSDB

Na agenda que cumpriu nesta segunda-feira (20) em Maceió, Júlio Cezar se reuniu com o prefeito da capital, Rui Palmeira. Na visita, os dois prefeitos discutiram a situação dos municípios alagoanos no enfrentamento à Covid-19 e o prefeito Júlio compartilhou as ações do município  palmeirense com o gestor da capital, além dos desafios no contexto da administração municipal, devido à crise provocada pela pandemia.

De acordo com o prefeito Júlio, na reunião também foram tratados assuntos do interesse de Palmeira dos Índios. "O prefeito Rui Palmeira faz uma grande gestão na capital. Foi uma visita de cortesia, mas também tratei de assuntos de interesse de Palmeira dos Índios na capital. Maceió é o município referência dentro desta dificuldade que enfrentamos da pandemia do coronavírus. Foi uma conversa proveitosa e também falamos de política. Fomos contemporâneos do mesmo partido, pelo PSDB, e temos uma relação muito boa. Foi um momento de troca de experiências e compartilhamento dificuldades", finalizou o prefeito Júlio Cezar.

Por Lucianna Araújo/Assessoria

Chaveiro do Gado volta a presidir Câmara por ordem da Justiça

  • Edmílson Teixeira
  • 20/07/2020 20:19
  • Edmilson Teixeira
Assessoria
Chaveiro do Gado estava convicto de que retornaria ao cargo

Em Major/AL justiça determina retorno imediato de vereador ao cargo de Presidente da Câmara  

O juiz da Comarca de Major Izidoro, Dr. Lucas Carvalho Tenório de Albuquerque  atendendo uma ação judicial determinou na tarde desta segunda-feira, o retorno imediato do vereador Sálvio Alexandre da Silva, conhecido como Chaveiro do Gado ao cargo de presidente da Casa Legislativa daquele município. Isso pelo fato de na quarta-feira da semana passada, Chaveiro do Gado teria sido vítima de uma armação, conforme seu relato, por parte de sete vereadores que integram a oposição, quando esses articularam uma sessão extraordinária, e por não permitir e ter participado do encontro,  lhe destituíram do cargo de presidente da Câmara.

O curioso dessa história, é que o grupo liderado pelo pré-candidato ao governo municipal vereador Theobaldo Cintra, por inciativa própria fez uma sessão extraordinária (mesmo com a Câmara em recesso) pelo fato do vereador Chaveiro do Gado não ter admitido realizar uma sessão naquele mesmo dia como era exigência do G7. Pois fizeram a sessão e o vice-presidente da Casa, José Moraes, que também é oposição a prefeita Santana Mariano, estranhamente comandou os trabalhos, ocasião em que fizeram uma eleição e próprio José Moraes teria sido eleito para  presidir a partir de então a Casa Legislativa para o restante deste mandato.   

Decisão:

“Diante do exposto, nos termos do art. 7º, III, da Lei nº 12.016/2009, DEFIRO o pedido liminar e SUSPENDO o ato de destituição do impetrante, com a determinação de seu retorno imediato à Presidência da Câmara de Vereadores de Major Izidoro/AL. 25. Intimem-se as autoridades coatoras, quanto ao teor desta decisão, para que promovam o seu imediato cumprimento, sob pena de incidência de multa diária no valor de R$ 1.000,00 (mil reais)” diz o trecho de abertura da decisão do juiz Lucas Carvalho Tenório. 

 

Giro político por: Palmeira, Pindoba, Junqueiro, Jundiá, Coqueiro Seco e Messias

  • Edmílson Teixeira
  • 16/07/2020 17:27
  • Edmilson Teixeira
Giovanni Luiz/TV Gazeta/AL
Júlio Cezar vibrante e animado para reeleição, num pleito sem adversário de peso

Palmeira dos Índios - Conforme essa Coluna teria antecipado, bem avaliado e com chances consideráveis de ser reeleito, o prefeito Júlio Cezar (PSB) confirmou este favoritismo com a retirada da pré-candidatura para prefeita da deputada estadual Ângela Garrote (PP). O grupo dos Garrotes procurou o prefeito, a fim de reviver a aliança vencedora, que na última eleição contou com a ajuda do poder de fogo do prefeito para conseguir uma cadeira na Assembleia Legislativa. E como se não bastasse,  ex-prefeito James Ribeiro e o ex-deputado Val Gaia, migraram seus títulos para Estrela de Alagoas e Igaci, respetivamente. Vão tentar as referidas Prefeituras.  

Palmeira dos Índios II- “Todos que vierem para ajudar no projeto de mudança e de crescimento de Palmeira  serão bem-vindos. Encontrei a deputada Ângela em um evento oficial da Prefeitura e do Governo do Estado, ocasião em que nos deu sinal como representante da Assembleia, de  está disposta a ajudar. Não existe imposição, não existe essa de indicar vice e nem de pleitear secretarias. Como disse, se o grupo dos Garrote’s quer ajudar, então é bem-vindo, como qualquer outro”, disse JC durante entrevista numa rádio de Palmeira.

Junqueiro - Morgana Tavares atual secretária adjunta de Esporte e Lazer do Estado descarta a informação de que poderá se afastar do cargo, a fim de entrar na disputa pela Prefeitura de Junqueiro na condição de vice do atual gestor, Carlos Augusto. “A chapa pelo que sei até agora, vai se a mesma da eleição passada, pois vai se manter para a reeleição; ou seja, o vice do Carlos Augusto será o meu irmão José Tavares Neto” disse.  

Junqueiro - OPOSIÇÃO - Por falar em Junqueiro, o empresário Leandro Silva que na eleição passada perdeu por apenas 3 votos, na disputa pela Prefeitura, disse que está de pilha nova, sobretudo com o apoio do PTB, para derrotar este ano Carlos Augusto. “Estamos com apoio da maioria da Câmara, que são seis vereadores. O povo aqui está cansado desse prefeito perseguidor; na verdade estamos tendo uma grande aceitação popular, isso é a prova de que o governo atual não vem bem” disse.

Família Pereira -ESTRANHO - Um fato que desperta curiosidade aqui em Alagoas; é que depois de Maceió, as cidades dominadas politicamente pela família Pereira, despontam na liderança de servidores municipais que receberam irregularmente o auxilio de 600 reais do Governo Federal. E o curioso dessa história, é que até São Miguel dos Campos, onde o ex-secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira vai disputar este ano aquela Prefeitura aparece no topo.

Mapa do crime - Vamos destacar pela ordem em Alagoas, os números de servidores municipais que se cadastraram nesse esquema para tentar ludibriar o Programa Federal: Maceió 1.283, Campo Alegre, da prefeita Pauline e presidente da AMA, 1.110, Teotônio Vilela do  prefeito Joãozinho Pereira, 1.045, São Miguel dos Campos (do candidato Fernando Pereira) 994 e Junqueiro do prefeito Carlos Augusto, 688. Todos vão ter que devolver as parcelas já recebidas, conforme o Ministério Público de Contas/AL e a Controladoria Geral da União.

Pindoba - A rodovia AL-445, que vai ligar Pindoba até o entroncamento com a AL-110, em Viçosa, vai receber o nome do saudoso Djalma Duarte Cavalcante. Nesta quarta-feira, 15, fez um ano que ele faleceu aos 88 anos, vitima de um infarto. Fiscal de Renda aposentado, seu Djalma foi até perto de sua morte, um pecuarista ativo e dedicado à família de coração; gostava de dirigia seu próprio veiculo em todas as ocasiões; tanto em Maceió como para o interior e às vezes para Pernambuco. Entre os filhos que deixou o atual prefeito de Pindoba, Maxwell Tenório Cavalcante.   

Pindoba II - Pindoba é a única cidade alagoana que até agora não tem acesso por rodovia asfáltica. O trecho de 11 quilômetros até Viçosa costuma ser um desafio diário para população, que leva cerca de trinta minutos para chegar ou sair da cidade – ou mais, em períodos de chuva -, uma vez que todo o trajeto é feito em estrada de barro. O governo alagoano é quem está construindo a pista desde o ano passado com investimento de R$ 18,5 milhões.

 

Jundiá - O ex-diretor da Casal e ex-administrador do Porto de Maceió, Jorge Galvão, é o nome que vai ganhando força na disputa pela Prefeitura de Jundiá. Aliado fiel do deputado federal Marx Beltrão (PSD), Jorge se saiu bem na última pesquisa realizada na cidade. O  pré-candidato conta ainda com os apoios do governador Renan Filho (MDB) e do apagadinho deputado estadual Yvan Beltrão (PSD).

Messias - O pedreiro e hoje gestor público formado, Marcos Silva, usou suas redes sociais para anunciar sua pré-candidatura a prefeito de Messias. Seus aliados afirmam que ele aparece bem nas pesquisas de opinião pública. “Com seu jeito simples, e homem humilde, Silva por onde passa, recebe o carinho da população messiense e vem fazendo de suas redes sociais, sua principal plataforma de pré-campanha, com muito dinamismo” disse um amigo, dando conta de que o grande incentivador dessa maratona, é o deputado Antônio Albuquerque de quem está aliado hoje, como membro do PTB.

Messias II- A missão de Marcos Silva, assim como outros que passaram en outras eleições, é arrancar a Prefeitura de Messias das mãos da família Omena. Jarbinhas que é o cabeça do grupo familiar ao longo de cinco mandatos seguidos, ele que está sem mandato por ter renunciado o cargo de prefeito nessa gestão, para concorrer uma cadeira na Câmara Federal, que terminou não indo para a eleição,  escalou seu ex-secretário Adelmo Júnior para disputar este ano. A Prefeitura vem sendo comandada pelo irmão de Jarbinhas, Luiz Emídio que assumiu na condição de vice-prefeito.   

Coqueiro Seco

De Coronavírus morreu nesta quinta-feira, o esposo da prefeita Decele Dâmaso, de Coqueiro Seco, seu Gilvan. Ex-funcionário de carreira aposentado do Banco do Nordeste, seu Gilvan, era pai do pré-candidato a prefeito de Marechal Deodoro, Júnior Dâmaso.

 

 

 

 

Na base da truculência, oposição promove sessão extra para afastar presidente da Câmara

  • Edmílson Teixeira
  • 14/07/2020 22:19
  • Edmilson Teixeira
Cortesia
Chaveiro do Gado alega perseguição e promete reverter caso na justiça

Uma cena inusitada deixou a população de Major Izidoro/AL  bastante perplexa nesta terça-feira. É que sete vereadores da oposição articularam uma armação que resultou na destituição do cargo de presidente da Câmara, do vereador Chaveiro do Gado. O grupo é encabeçado pelo vereador Theobaldo Cintra, pré-candidato a prefeito, que na base do imediatismo queria que Chaveiro do Gado convocasse uma sessão extraordinária para hoje à tarde. Por não fazer a convocação, até porque a Casa está em recesso parlamentar, os caras acharam um jeito de abrir a Câmara, e a sessão  de portas fechadas foi comandada pelo vice, José Moraes.

Sentindo-se perseguido e indignado com a truculenta atitude, sobretudo por desrespeitarem a Lei Orgânica e a Lei da Casa, o vereador Chaveiro do Gado, está no seu segundo mandato de parlamentar e que foi eleito e reeleito durante os dois biênios dessa gestão  para presidir a Câmara, já acionou seu departamento jurídico, a fim de entrar com mandato de segurança. O parlamentar faz parte do grupo da situação que ainda tem mais três que apoiam a prefeita Santana Mariano (MDB)

 “É revoltante esse tipo de politicagem. Por sinal, solicitei quando fui procurado, para que eles fizessem um ofício justificando a razão de realizar a sessão; só que eles acharam por bem buscar outra maneira, que no meu entender não é correta. E que para a minha surpresa, fui informado de que eu não era mais presidente da Câmara, onde o meu vice José Moraes teria assumido o cargo por meio de armação que fizeram” disse Chaveiro do Gado, dando conta de que esse clima criou uma onda de revolta na cidade, cujas pessoas têm sido solidárias a seu favor.  

 

Prefeito garante durante entrevista muita bagagem para peitar reeleição

  • Edmílson Teixeira
  • 11/07/2020 18:32
  • Edmilson Teixeira
Divulgação
Padre Eraldo mostra otimismo para assegurar mais quatro anos de governo

Respaldado num leque de trabalho, que segundo ele resultou ao longo desses três anos e  meio de administração pública, em mudanças significativas para Delmiro Gouveia/AL, o prefeito Padre Eraldo (PSD) deu uma longa entrevista na manhã da última terça-feira, na Rádio Delmiro FM, assegurando que vai para a sua reeleição. Seu governo, conforme assessores, tem se notabilizado pelos trabalhos de parceria com os governos estadual e federal, pois por meio desses, dizem; é que o gestor delmirense tem plantado apoio e alternativas para que os sertanejos possam ter oportunidade de emprego e renda na região. 

Padre Eraldo está entre os 125 gestores de todo Brasil, que no início deste mês foi agraciado com o reconhecido prêmio  “Prefeito Amigo da Criança”, por meio da conceituada  Fundação Abrinq. Simplesmente 2.346 prefeitos concorreram tal premiação, dos quais 41 de Alagoas; porém, desses, somente apenas três foram agraciados; no caso, Padre Eraldo (Delmiro), prefeita Pauline Pereira (Feliz Deserto) e Sérgio Lira (Maragogi).

Ao longo da entrevista, Padre Eraldo destacou por miúdos e até fez desafio em termo comparativo de sua gestão com relação aos seus antecessores; sobretudo diante das ações que foram e que estão sendo executadas nas áreas de Educação, Saúde, Agricultura, Infraestrutura, Turismo, Cultura e Esporte; além de diversos programas sociais que vêm beneficiando as camadas carentes. “Pegamos uma administração pública abarrotada de problemas, pois somente depois de um ano foi que a gente começou a pegar o rumo do nosso governo, colocando as coisas nos eixos”, disse, no entanto, lamentando esse momento vivenciado de pandemia mundial, que vem matando  gente e corroendo a economia global.

O deputado federal Marx Beltrão (PSD) tido como um dos grandes parceiros do prefeito delmirense, diz que é testemunha desse novo momento vivenciado pela administração pública daquele município. “O prefeito Padre Eraldo tem se preocupado em levar incentivo para o homem do campo; sobretudo garantindo água, máquinas agrícolas, construção de barragens; reforma e construção de escolas, assim como postos de saúde, quadra esportivas; pois seu intuito no geral e garantir a retomada do crescimento de Delmiro; município que vivenciou por muito tempo nas mãos de pessoas que se aproveitaram unicamente em  atender seus próprios anseios econômicos; construindo até hotel”, discursou  num tom de denúncia Marx  Beltrão, durante inauguração de uma obra meses há trás lá em Delmiro.     

 

Entidades se posicionam contra eleições no CREA/CONFEA na pandemia

  • Edmílson Teixeira
  • 10/07/2020 14:49
  • Edmilson Teixeira

Previsão futura sobre os números de contaminados pela COVID-19 são os motivos

O Sindicato dos Engenheiros - Senge-AL e a Sociedade dos Engenheiros Agrônomos - Seagra-AL, hipotecam total e irrestrito apoio às posturas adotadas pelos integrantes, titulares e suplentes, da Comissão Eleitoral Regional - CER-AL ao declinarem de continuar integrando a Comissão e o Plenário do Crea, na medida em que nenhum Conselheiro se apresentou para integrá-la, e também à unanimidade decidiu não compactuar com a Eleição prevista para a próxima quarta-feira, dia 15, posições adotadas diante da grave crise sanitária causada pelo novo coronavírus, pela qual o mundo e o Brasil gravemente estão vivenciando, com inúmeros e crescentes de acometidos e óbitos e ameaça à saúde pública.

Entendem que, diante da realização presencial das eleições nesse período pandêmico em que permanece ativa a contaminação trará consequência gravosa, acarretando sérios prejuízos à saúde dos Colaboradores, Mesários, Profissionais Votantes e demais envolvidos , com provável extensão aos familiares e a Sociedade como um todo, situação em que reclama e exige esforço hercúleo dos Poderes Públicos, que impõem clausura residencial, distanciamento social, face à velocidade de contágio.

Os órgãos de classe ao tempo em que repudia com veemência, "questionam a intervenção da Comissão Eleitoral Federal - CEF no processo Eleitoral no Crea-AL, acintosa , descurada de razoabilidade, visto que o Instituto da Intervenção é salutar para sanear irregularidades, oportunidade em que os interventores fazem o saneamento, cobram responsabilidade a quem deu causa, por dolo ou culpa, e, após, devolve à Administração local, o que não é o caso, cuja motivação da CER e do Plenário foi em defesa da Vida". Perguntam: os interventores irão por fim ao Coranavírus e garantir a segurança de todos?

"As nossas entidades questionam a postura do Presidente do Crea-Al em permanecer num silêncio ensurdecedor, mesmo tendo presidido a mencionada Reunião Plenária, quando deveria agir em respeito à Decisão Plenária, adstrita à sua motivação, aos profissionais que foram a óbito, inclusive um Conselheiro em exercício e ex-presidente e aos respectivos familiares e aos demais alagoanos afetados, bem assim, a todos envolvidos com a Eleição, mas lavou às mãos", afirmou o engenheiro Disneys Pinto, presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Alagoas.

Acrescentou, ainda, que "o presidente do Crea chegou a editar mais duas Portarias, as de nºs 33 e 34, em iguais teores as demais, mudando tão somente o alcance para 17 de julho, todas tendo como motivo determinante a COVID-19, cujo objeto é o não atendimento nas dependências do Crea, os Colaboradores exercem suas funções em casa, on-line, veda Reuniões Presenciais, a Câmara, Plenário, Comissões e outros reúnem-se on-line, como os demais Creas estão fechados ".

Concluiu dizendo que, mesmo sabedor dessas medidas, o presidente recepcionou a CEF, representada por meio dos interventores, nas dependências do Crea, permitiu que se reunisse com os Candidatos e dará vazão à Eleição, o presidente capitulou em detrimento aos administrados, aos profissionais e à decisão unânime do Plenário". Ressalta ainda o Conselheiro, a intervenção é na eleição e não no Regional. "O Presidente no exercício de sua função rende homenagem de estilo, não de subserviência. Os interventores jamais poderiam adentrar, fazer reunião nas dependências do Crea, em respeito à Decisão Plenária e as Portarias editadas pelo próprio presidente. Ademais, a logística seria da CEF, sem a participação do Crea-AL, e não aceitaria que colaboradores do Crea se reunissem em outro local oficialmente, não se trata de faz de conta", finalizou.

O posicionamento das entidades tem reflexo no possível avanço da pandemia no Brasil, que pode atingir 2 milhões de casos confirmados do novo coronavírus já na semana que vem, com as mortes por COVID-19 chegando a 80 mil, indicando uma projeção feita a pedido da BBC News Brasil pelo Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS), da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, ligado à Universidade de São Paulo (USP). Caso as previsões se confirmem, o País chegaria ao patamar assustador no número de casos em apenas 25 dias depois de atingir 1 milhão de casos, ou seja, quase cinco vezes mais rápido do que os 114 dias que demorou para atingir a primeira marca, no último dia 19 de junho.

Girão político por: Arapiraca, C. Preta, Matriz, B. S. Antônio, Capela, Batalha, Palmeira, Colônia, Norte, Pilar, S. Luís, P. Pedras e Joaquim Gomes

  • Edmílson Teixeira
  • 09/07/2020 16:43
  • Edmilson Teixeira
Ascom Câmara
Deputada Tereza Nelma

Arapiraca - O recurso para a construção do Hospital de Amor de Arapiraca, viabilizado  pela deputada Federal Tereza Nelma e do senador Rodrigo Cunha, ambos do PSDB/AL, já foram creditados na conta do Hospital.  Somados, os mais de 28 milhões serão usados na unidade, que também beneficiará outros 46 municípios, atuando principalmente na prevenção do câncer de mama e colo do útero, os dois tipos que mais acometem as mulheres brasileiras.

Chã Preta - Prefeita Rita Tenório afirma que as obras de reforma e revitalização das escolas municipais seguem avançando, paralelamente a construção da  Escola Pedro Teixeira. “Com o foco voltado a reestruturação dos centros de ensino, garantiremos mais conforto e espaço para os estudantes champretenses, quando as aulas puderem retornar” disse.  

Matriz de Camaragibe - Depois de muita zoada por parte do pré-candidato da situação, Otávio, que chegou até impedir via justiça à divulgação de uma pesquisa de opinião púbica, foi que na terça-feira desta semana que a 12ª Zona Eleitoral de Passo de Camaragibe reconheceu a legalidade do trabalho  que aponta a liderança do pré-candidato, Fernando Cavalcante (MDB). Na decisão, o magistrado reitera que o formulário de pesquisa elaborado pelo Instituto DataSensus não visava beneficiar nenhum dos candidatos e nem influenciar a opinião dos eleitores. 

Barra de Santo Antônio- A prefeita Emanuella Moura (PSDB)  afirma que o  governador Renan Filho anunciou a construção de uma nova estrada que ligará o município da Barra de Santo Antônio, a partir da Ilha da Croa, até a Barra do Camaragibe, criando assim,  uma segunda rota ecológica em uma das regiões mais belas do Brasil e com grande potencial turístico.

 Palmeira dos Índios - Prefeitura em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) inaugurou na quarta-feira a primeira Unidade de Atenção Primária ao Indígena (UAPI)- do Estado de Alagoas. A parceria, segundo o prefeito Júlio Cezar (PSB) fará atendimento exclusivo para o povo indígena Xucuru-Kariri do município. A unidade irá funcionar, exclusivamente para indígenas, de segunda a sexta, das 8h às 17h, no Polo Indígena Xucuru-Kariri, que fica em Palmeira de Fora.

Colônia Leopoldina -Deputado federal João Henrique Caldas (PSB/AL), disse que garantiu  junto ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para provavelmente ainda este mes, a previsão de retomada das obras da BR 416, que liga os municípios de Colônia de Leopoldina a Ibateguara, na região conhecida como Serra da Catita, com acesso também, para as  BR’s 101 a 104.

Santa Luzia do Norte- De Brasília  o senador Fernando Collor  fez um contato on-line na segunda-feira com o prefeito de Santa Luzia do Norte, Márcio Lima, com transmissão pela plataforma do Facebook. Márcio agradeceu muito o apoio do senador alagoano e disse que o município começou a se equilibrar quanto ao controle do coronavírus, graças os investimentos federais. “Foi um bate-papo muito produtivo. Na oportunidade, agradeci os recursos que foram enviados por ele ao município!” comentou o prefeito.      

Pilar- Thays Canuto anunciou esta semana a sua candidatura para vereadora pelo Pilar. Entra nesse embate vestindo a camisa do MDB, partido comandado no município  por seu pai; Carlos Alberto Canuto. Ele que por sinal é detentor do maior número de eleições conquistadas para prefeito pilarense, num total de três. Canuto também já representou Alagoas como deputado federal. “Orgulha-me entrar na política na qualidade de filha de Carlos Alberto Canuto”, disse Thays. O pai por enquanto não decidiu se vai peitar mais uma eleição e se entrar, terá mais uma vez como adversário, o sobrinho Renatinho que vai para  reeleição.

São Luís do Quitunde- Em São Luís a prefeita Fernanda Cavalcante aparece bem em todas as pesquisas de opinião pública, quanto a sua reeleição para este ano. “É de se saber que a gestora deu uma verdadeira alavancada nos serviços ao longo desses poucos mais de três anos e meio de governo. Educação, Saúde, Assistência Social e Infraestrutura ganharam vida, sobretudo num município que até então estava mergulhado num verdadeiro atoleiro administrativo” disse um pastor evangélico local.    

Capela  - Não se tem informação concreta de outro candidato disposto a disputar a Prefeitura de Capela/AL este ano; sem que não seja o atual prefeito Adelminho Calheiros (MDB) e o ex-prefeito Eustaquinho Moreira  (Podemos). Trata-se da terceira eleição que ambos vão se enfrentar. A briga este ano é para o desempate. Na verdade promete ser uma eleição bastante equilibrada; que no linguajar do futebol o certo seria de dizer: um grande clássico sem favorito.

Batalha  -Além de apoiar a esposa, Marina (MDB) que vai para a reeleição lá em Batalha, o deputado estadual Paulo Dantas (MDB) está renovando suas energias para este ano lutar por mais três municípios alagoanos que diretamente conta com parentes disputando Prefeituras. Em Igreja Nova, reeleição da tia Verônica, em Belo Monte, o cunhado Antônio Cintra e em Major Izidoro apoiará seu outro cunhado Theobaldo Cintra e o primo  Leopoldo Amaral, ambos formando uma chapa de oposição, prefeito e vice respectivamente. O deputado também mapeou outros municípios para levar seu apoio nessa corrida eleitoral 2020.     

Porto de Pedras- Quem esteve também na inauguração do Hospital Regional Norte na última segunda em Porto Calvo foi o prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela (MDB). “Trata-se de uma grande obra que ajudará a salvar muitas vidas na região Norte, sobretudo nesse período de pandemia do Covid-19. Parabéns governador Renan Filho, secretário de Saúde, Alexandre Ayres e o prefeito David Pedrosa!” disse o gestor, que por sinal, recentemente chegou a ser internado em Maceió,  justamente devido problema do coronavírus.

Joaquim Gomes- O empresário e agropecuarista Rafael Tenório, também presidente do Centro Sportivo Alagoano (CSA) é um dos grandes aliados do prefeito Adriano Barros (PTB), lá em Joaquim Gomes, aonde Torres têm propriedades de terra há 24 anos e também é eleitor. O dirigente do Azulão voltou a se pronunciar sobre a reeleição do prefeito Adriano, pois segundo ele, a manutenção do atual gestor na cadeira de prefeito é importante para a continuidade de um trabalho que considerou muito bom em favor da municipalidade.

 

 

Acordo leva cidadão ir às redes sociais  retratar arrependimento de calúnias feitas contra prefeito

  • Edmílson Teixeira
  • 06/07/2020 11:27
  • Edmilson Teixeira
Foto do vídeo
Fernando José: nunca mais vou fazer isso, principalmente contra um prefeito

Em Palmeira dos Índios, Fernando José que nas redes sociais promoveu ofensas, calúnias e ataques ao prefeito local Júlio Cezar (PSB), teve que se retratar, alegando arrependimento, ao tempo em que publicamente pediu desculpas pela mesma via de comunicação; ou seja, por um vídeo. O fato é que o prefeito  JC de imediato procurou a Justiça, a fim de reparar os danos causados nas redes sociais quanto a sua imagem. Só que esse caso não  precisou ir tão longe via meio judicial; visto que o próprio Fernando José fez acordo extrajudicial com a defesa da vítima e gravou um vídeo se retratando de seu calunioso comportamento.  

“Estou vindo através desse vídeo para expressar minhas desculpas ao senhor Júlio Cezar, prefeito, que disparei algumas palavras desagradáveis num grupo nosso do whatsapp. Sou um homem que estou aqui para admitir que realmente cometi esse erro. Sei que não foi uma atitude correta, por ter agido dessa maneira. Fica aqui o meu arrependimento. Peço desculpas por todo esse transtorno que causou na pessoa do prefeito Júlio Cezar. Realmente não havia necessidade de eu ter disparado algumas críticas caluniosas- fato esse que não vai mais acontecer com qualquer que seja, principalmente contra o prefeito, ele que é uma autoridade” disse Fernando José.

“Que sirva de exemplo a outras pessoas que até se escondem por trás de ‘perfis fakes.’ Júlio Cezar também move ação semelhante contra outras pessoas que o atacaram e também pensam que a Internet é território sem dono ou sem lei. Sentiu-se ofendido, o caminho é sempre a polícia e a Justiça!” disse um assessor do prefeito palmeirense.

Márcio Lima destaca êxito de sua administração por meio de parceria com líder nacional do PP

  • Edmílson Teixeira
  • 03/07/2020 09:31
  • Edmilson Teixeira
Arthur Lira hoje é o manda-chuva da Codevasf em AL e Márcio comemora mais uma máquina para seu governo

Prefeito Márcio Lima (PP) que assumiu a Prefeitura de Santa Luzia do Norte/AL, região metropolitana de Maceió, no dia 30 de maio do ano passado, eleito numa eleição suplementar, comemora mais uma façanha adquirida para a sua administração. Diz que logo quando assumiu a Prefeitura viabilizou a chegada de um caminhão coletor de lixo e que essa semana foi a vez de uma retroescavadeira, máquina que segundo ele, é de grande utilidade para atender as demandas no município.

“Temos muito que agradecer ao deputado federal Arthur Lira (PP) que tem sido um grande parceiro do nosso governo, pois foi ele quem viabilizou  o coletor do lixo e a máquina  retroescavadeira por meio da Codevasf” disse Márcio Lima enaltecendo seu correligionário que é líder nacional do PP. O gestor adiantou que fez há poucos dias, uma solicitação para aquisição de um caminhão-pipa, assim como também um trator com implementos e que o deputado Arthur Lira deixou bem claro de que tão logo a Codevafs adquira esses tipos de veículos,  viabilizará  para o município de Santa Luzia do Norte.

“Com pouco mais de um ano e um mês à frente da Prefeitura, Márcio Lima já demonstrou ser um administrador capacitado para solucionar os problemas encontrados. Servidores agora estão recebendo rigorosamente em dia, obras estão em evidências, apesar desse período  de isolamento social, por conta da pandemia do coronavírus, enfim; Educação, Saúde e outros serviços estão funcionando dentro das condições econômicas  favoráveis do padrão da administração pública” comentou um comerciante.

Prefeita destaca mudanças na Educação em pouco mais de 3 anos de seu governo

  • Edmílson Teixeira
  • 02/07/2020 10:31
  • Edmilson Teixeira
Secom/AL
Na festa dos 58 anos de emancipação, dia 11 de março, Luciano Barbosa, deputado Francisco Tenório, a prefeita Rita e seu vice, Tó, durante entrega de escola reformada

O setor educacional de Chã Preta/AL, município que fica no Vale do Paraíba vivencia, segundo a Prefeitura, um momento nunca visto em termos de investimento por parte do poder público. Revela que dois novos ônibus chegaram nesta terça-feira, o que passa a somar seis veículos desse porte adquiridos somente este ano, por meio do Governo Federal, via PAR- Plano de Ações Articuladas, ligado ao FNDE- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. “Estamos no aguardo de mais dois ônibus por esses dias, o que vai nos garantir uma profunda renovação na frota automotiva, que assiste o transporte dos estudantes do município no dia-dia de aulas nas escolas”, diz o secretário de Educação, Marcos Lopes, ressaltando também a qualidade de ensino, sobretudo pelos avanços nas notas do IDEB.

 Sabe-se que além do Governo Federal, em Chã Preta, a prefeita Rita Tenório (PMN) conta também  ao longo desses seus 3 anos e meio de administração com um outro forte parceiro político; que é o governador Renan Filho (MDB). No último dia 11 de março, durante o aniversário de emancipação, o vice-governador Luciano Barbosa, então como secretário de Educação, foi até aquela cidade inaugurar as obras de uma ampla reforma da escola estadual Izidro Teixeira, coisa não vista há 15 anos, numa unidade de ensino construída há 36 anos. Naquele mesmo dia, Barbosa participou da inauguração de uma moderna creche, órgão que a Prefeitura ergueu de uma obra federal que estava abandonada por parte da gestão anterior, cujo projeto com apoio de Brasília ganhou novas adaptações.

O ex-secretário de Finanças, Lucas Coimbra, afirma que uma nova unidade de ensino está sendo construída pela Prefeitura e que outras quatro escolas já existentes, estão recebendo serviço de reforma completa. “Estamos enfrentando esse impasse do coronavírus, porém focado em obras e compromissos que nos restam até o final do ano; a exemplo do início da construção de 100 casas populares, cuja licitação já foi feita, com o aval do Governo do Estado” disse Lucas, dando conta de que todo impasse tem sido, regras e mais regras, diante dessa quarentena que se vivencia hoje, quanto a questão do isolamento social.    

 

Moderno aparelho hospitalar chega a Major Izidoro para reforçar campanha contra coronavírus

  • Edmílson Teixeira
  • 01/07/2020 19:24
  • Edmilson Teixeira
Cortesia
Equipamento foi exibido nesta quarta-feira mediante funcionários do hospital regional

O hospital regional de Major Izidoro/AL, Ezequias da Rocha acaba de ser contemplado com um sofisticado aparelho médico, que chega para se aliar com os profissionais da Saúde, numa travada campanha que a Prefeitura vem investindo no combate ao coronavírus em todo o município. Trata-se de um Ventilador Mecânico, chamado também de Respirador Mecânico Hospitalar. A prefeita  Santana Mariano (MDB)  diz que esse moderno produto foi enviado pelo Ministério da Saúde, graça um empenho direto do deputado federal Nivaldo Albuquerque (PTB/AL).

“Fizemos essa reivindicação junto ao deputado Nivaldo Albuquerque, quando prontamente ele se comprometeu em atender nosso pleito; pois a firmeza de seu compromisso veio trazer felicidade para o povo de Major; que vive atormentado, sobretudo para escapar dessa maldita  Covid-19”, comentou a prefeita Santana Mariano, ressaltando também o empenho do secretário municipal da Saúde, Peu Costa, que tem sido junto com sua equipe de trabalho, segundo ela, um grande instrumento de combate ao coronavirus na região.

Médicos afirmam, que o  respirador (ou ventiladormecânico hospitalar é uma máquina que ajuda na entrada e saída de ar dos pulmões. O aparelho pode ser usado em casos de insuficiência respiratória — distúrbio no qual a concentração de oxigênio, no sangue, fica baixa e o nível de dióxido de carbono (CO2) fica alto. Certamente, você ouviu falar dele como peça-chave no tratamento da COVID-19, causada pelo novo coronavírus. Basicamente, a função dessa máquina é ajudar no trabalho de respiração do indivíduo, quando seu próprio corpo falha em fazer a troca de gases respiratórios.

Crime ambiental de medicamentos jogados no lixo revolta prefeito de Palmeira/AL

  • Edmílson Teixeira
  • 01/07/2020 09:59
  • Edmilson Teixeira
Cortesia
Fato foi registrado às margens da rodovia que corta o município. A Polícia chegou ao local por meio de denúncia

A Polícia Civil já têm pistas que podem levar aos responsáveis pelo descarte irregular de medicamentos em estrada vicinal do município de Palmeira dos Índios. O crime aconteceu na tarde da última segunda-feira, após denúncias feitas em rede social por populares que passavam no local. Outro ponto de descarte irregular também foi identificado nas proximidades da BR 316.

Ao tomar conhecimento do caso, o prefeito Júlio Cezar determinou que a Guarda Municipal (GM) e a Vigilância Sanitária (VISA) adotassem todas as medidas necessárias para chegar aos autores deste crime ambiental, previsto na Lei 9.605. “O comandante Gomes e o coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, Fabiano Morais fizeram excelente trabalho até para nos isentar de quaisquer responsabilidades” comentou o prefeito.

As investigações da Polícia estão sendo intensificadas. A Prefeitura de Palmeira também determinou que  fosse feito Boletim de Ocorrência para registrar o caso. A Vigilância Sanitária está preparando relatório fotográfico e detalhado para identificação da origem dos lotes nas caixas dos medicamentos, inclusive levantando dados junto aos laboratórios fabricantes.

Penalidades - De acordo com a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 cabe destacar que Crimes Ambientais, em seu artigo 54, prevê que causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, é crime com pena de reclusão, de um a quatro anos e multa.