Edmilson Teixeira

Pesquisas em São Luís do Quitunde e Matriz apontam irmãos com mais de 90% de aprovações

  • 22/07/2021 19:49
  • Edmilson Teixeira
Montagem de vídeos- Edmílson Teixeira
Fernanda foi reeleita com mais de 61% e seu irmão Fernando estreante na política, ganhou o gosto do povo de Matriz, tocando obras e recuperando a administração pública

A prefeita de São Luís do Quitunde, Fernanda Cavalcante (MDB), assim como seu irmão, que comanda a Prefeitura de Matriz de Camaragibe, Fernando Cavalcante (MDB) estão comemorando  resultados de pesquisas de opinião pública, divulgados na tarde desta quinta-feira, 22,  pelo Ibrape. Ambos estão com aprovação de mais de 90%, cujas pesquisas ocorreram na segunda e terça desta semana respectivamente, onde em cada município foram entrevistados 800 eleitores, com idade acima dos 16 anos. O intervalo de confiança das duas pesquisas, segundo o Ibrape, é de 95%, com margem de erro de 3% para mais ou para menos. 

Além dos gestores municipais, as entrevistas questionaram também sobre as atuações dos governos federal e estadual; além de simulações para uma eventual eleição para governador, presidente da República, senador, deputados estadual e federal. 

A administração de Fernanda Cavalcante que está em seu segundo mandato seguido em São Luís, teve 89% de aprovação  nesses pouco mais de seis meses de governo, isso no somatório que engloba os itens: ótimo, bom e regular. No quesito: aprova e ou desaprova? Fernanda alcançou um percentual de 90% positivo. 

Em Matriz, onde o prefeito Fernando Cavalcante pegou um verdadeiro “abacaxi” na administração pública, conforme tem dito em seus discursos, pois esse jovem estreante na política alcançou nesse início de governo 92%;  quando foi perguntado como está sua administração; ótimo 33%, bom 56% e regular 3%. Quando foi perguntado: aprova ou desaprova?, Fernando teve 91% positivo. No quesito; melhor  ou pior que o ex-prefeito Anderson, Fernando teve 77%  a seu favor contra 18. 

Numa eventual eleição no formato eleitoral  do ano que vem; as pesquisas apontaram nos dois municípios resultados semelhantes:  Lula lidera para presidente, Rodrigo Cunha para o governo de Alagoas, Renan Filho para o Senado, Marx Beltrão lidera para federal e Flávia Cavalcante para estadual. 

Curiosidade

Os dois prefeitos Fernanda e Fernando são filhos do ex-prefeito Cícero Cavalcante, tido como o maior líder hoje político do litoral norte de Alagoas. Ele que já administrou os dois municípios, e que hoje, desfruta também no mundo da política, com a filha Flávia Cavalcante,  atuando como deputada estadual ocupando seu terceiro mandado. 

 

Poeta alagoano vira atração no rádio FM apresentando programa semanal no interior de AL  

  • 21/07/2021 10:59
  • Edmilson Teixeira
Cortesia
"Pedão" diz que é de tamanha grandeza o carinho que vem recebendo de seu público radiofônico

Em Marechal Deodoro, a frequência da rádio Mares do Sul, através do canal 87,9 tem ganhado força de audiência nas manhãs dos dias de sábados, das 10h ao Meio-Dia, graças ao eclético programa Encontro com o Poeta “Pedão”. “Nossa grade de programação está direcionada para músicas, poesias, mensagens, além de entrevistas abordando assuntos que estão em evidência, sobretudo com gestores e pessoas que lidam na política, segurança, saúde, justiça e  cultura de um modo geral” relata “Pedão” otimista pelo conceito que vem ganhando seu programa, nesses pouco mais de três meses no ar.  

Durante a programação, o prefixo da emissora Mares do Sul, 87,9 FM, também funciona no Instagram do protagonista do microfone, Pedão, basta acessar poetapedaooficial. Afirma, o Poeta Pedão que seu programa  tem obtido audiência pela leveza da maneira que é apresentado e pelo seu conteúdo. “Quando fui convidado pelo radialista e diretor da emissora, Almir Sanches, para apresentar um programa visualizei a realização de um sonho, apesar da convivência no meio radiofônico desde 1982” comentou o Poeta Pedão, que em Santa Luzia no Norte, sua terra natal, comanda a Secretaria de Cultura e Turismo. 

“Nunca tinha tido a oportunidade de comandar um programa como âncora; pois logo imaginei num perfil eclético, que é o que fazemos hoje com blocos de conteúdos diversificados. Na de verdade, não imaginei que teríamos a aceitação do  nível que temos alcançado até o momento; com apenas quatro meses no ar, tenho me emocionado com as  manifestações por parte dos  ouvintes;  tanto pelas redes sociais, assim como pessoalmente, tem nos parabenizado e incentivado pelo trabalho. Para mim, só existe uma frase que resume  tudo  isso: Gratidão a Deus” comentou emocionado. 

 

Cidade que lidera vacinação em AL exige respeito de caluniadores e diz que só vacina quem mora no local  

  • 19/07/2021 14:31
  • Edmilson Teixeira

 Santa Luzia no Norte, que aparece no topo da vacinação contra a Covid-19, como a cidade alagoana que  mais tem alcançado a menor faixa etária, inicia nesta terça-feira, 20, a vacinar  pessoas acima dos 24 anos. “Proporcionalmente o nosso município vem liderando em Alagoas e é apontado como o 5º no Brasil, com o maior volume de aplicação da vacina por faixa etária” assegura o prefeito Márcio Lima, dando conta que vem se deparando com uma situação crítica, visto que algumas pessoas estão usando as redes sociais, na intenção de difamar com notícias caluniosas os trabalhos que estão sendo executados pela sua equipe de Saúde. 

“Nossa cidade tem se destacado como a primeira em Alagoas a atingir a menor faixa etária por idade a ser vacinada, sobretudo, cumprido a risca, todo  protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde” é o que revela a secretária municipal de Saúde, Cláudia Gomes.  Ela disse que existe um clima de insatisfação por muitos, onde  estão aparecendo casos de pessoas que se deslocam de outros municípios tentando ser vacinadas em Santa Luzia do Norte, desses; muitos deixaram de morar naquela cidade há anos.  Santa Luzia do Norte, conforme o Senso 2020 do IBGE, apresenta pouco mais de 7.300 habitantes. 

Cláudia Gomes sustenta que todos os moradores estão sendo vacinados sem nenhum problema, desde que estejam com a documentação exigida, cuja campanha vem sendo adotada  com técnica e muita  seriedade.  A gestora diz que para ser vacinado é  preciso  apresentar os documentos  de CPF, RG, comprovante de residência e prescrição médica.  

Agentes da Saúde do município revelam que os opositores estão tirando proveito, a fim de relatar com postagens nas redes sociais, fatos inverídicos de que nem todo mundo está sendo vacinado. “Precisamos ter pelo menos um pouquinho de sensatez e respeito ao próximo, pois um  tipo de reportagem publicada  num determinado site de notícias  é nojenta e em nada contribui” desabafou o prefeito Márcio Lima   

 

 

Prefeito determina reajuste salarial da Educação e aponta planos para liberar precatórios

  • 16/07/2021 11:24
  • Edmilson Teixeira
Instagram
Jarbas Ricardo (primeiro de márcara preta) comandou reunião com sindicalistas da Educação

A Prefeitura de São José da Tapera, sertão de  Alagoas consolidou nesta  quinta-feira,  15, um plano de reajuste salarial que vai atender cerca de 800  servidores que atuam na  Educação municipal. É que  o prefeito Jarbas Ricardo (MDB) se reuniu com  representantes do Sindicato da categoria, a fim de bater o martelo quanto à questão em pauta. “Nossa gestão realizará um realinhamento de 4.52% no salário dos profissionais da Educação. Também vamos pagar  na próxima terça-feira (20) o 1/6 e décimo dos professores que solicitaram” comentou o prefeito. 

Para Jarbas Ricardo, o conteúdo  da reunião foi bastante produtivo com os mais interessados nessa luta. “Estive dialogando com o Sinteal estadual, regional e integrantes do sindicato municipal, para um diálogo acerca de pautas importantes nessa área fundamental que é a Educação” comentou Jarbas, dando conta de que o projeto do Executivo já foi encaminhado para a Câmara de Vereadores e que tudo transcorrerá dentro da maior  normalide possível. 

“Sobre os precatórios, vamos aplicar 60% em uma conta e enviar o projeto que regulamenta o rateio dos valores a serem recebidos pelo município,  através de Precatório Judicial e das diferenças de repasse do antigo FUNDEF,  para a Câmara de Vereadores e tão somente aguardar a aprovação para liberação” acrescentou  Jarbas Ricardo. “Deus sempre no comando e seja sábio em ajudar cada um; só assim terá êxito e uma honrada gestão em meio a tantas dificuldades existentes” comentou no Instagram, o professor Gildivânio, sobre a notícia da reunião postada pelo  prefeito taperense.   

 

Em Matriz Cooperativa implanta projeto para expandir plantio do coco no Norte de AL

  • 15/07/2021 16:11
  • Edmilson Teixeira
Instagram
Representantes dos municípios do Norte marcaram presença, cujo projeto chega como grande incentivo para os agricultores, que agora terão um apoio direto de uma entidade que vem crescendo há uma década em Matriz de Camaragibe

 A cidade de Matriz de Camaragibe/AL foi palco na última terça-feira, de um encontro com agricultores da região Norte de Alagoas, ocasião em que ocorreu o lançamento do projeto “Coqueirais”. A inciativa do evento foi da Cooperativa de Agricultores Qualificados – COOPAQ, que recebeu amplo apoio da Prefeitura local, visto que a entidade está instalada naquela cidade, com planos para confeccionar produtos industrializados da matéria prima do coco possivelmente ainda este ano. O projeto consiste em beneficiar diretamente mais de  200 agricultores familiares de toda aquela região, sobretudo com a distribuição de mudas de coco híbrido (modificado geneticamente). 

Para o prefeito de Matriz, Fernando Cavalcante (MDB) a ação ganha dimensão, gerando emprego e renda; beneficiando centenas de agricultores com o estímulo do plantio.   “Com a proposta de benefício fiscal me coloco ao dispor da iniciativa de economia sustentável no município, e parabenizo a todos os envolvidos. Estamos juntos!”  disse o gestor. A diretoria da COOPAQ afirma que no último dia 3, recebeu o líder político e ex-prefeito, Cícero Cavalcante, a fim de discutir justamente com as entidades representantes da agricultura local, todo um planejamento estratégico do Projeto Coqueirais. 

Para a prefeita Fernanda Cavalcante (MDB) de São Luís do Quitunde, que também participou do lançamento do Projeto Coqueirais,  a medida beneficiará centenas de agricultores da região Norte. “Serão mais de 15 mil mudas de coqueiros distribuídas, além do apoio técnico aos agricultores para que o plantio do fruto aconteça de maneira adequada. Tenho certeza que agricultura familiar da nossa região será ainda mais fortalecida com esta iniciativa” pontuou. 

 

 

 

 

 

 

Ex-vereador lamenta morte pela Covid-19 de sobrinho jornalista de apenas 43 anos de idade

  • 12/07/2021 17:48
  • Edmilson Teixeira
Divulgação
Ivan Fereira aparece com a esposa e o "Boca" durante recente encontro em Santana do Mundaú

Além de  amigos da comunicação e tantos outros que sentiram a  morte na manhã desta segunda-feira, 12, em Maceió do companheiro jornalista Jailson Batista,  (o Boca),  vitima da Covid-19 ,  o ex-vereador Ivan Ferreira, de Santana do Mundaú, que tinha o “Boca” com seu sobrinho, fez um relato da personalidade do jovem comunicador que deixou mulher e um filho. Disse que o “Boca” foi praticamente criado pelo seu irmão, o saudoso radialista Ferreira Júnior (Rádio Gazeta/AL) e que teve um longo período atuando como assessor do ex-prefeito de Pindoba/AL, Maxuell Tenório e ultimamente estava na Prefeitura de Maceió

Acompanhe abaixo na íntegra, o relato escrito sobre Jailson Batista,  por Ivan Ferreira... 

Gente, hoje o dia para todos nós que tivemos a felicidade de conhecer e conviver com Jailson Batista o (Boca)  um dos jovens mais humanos capaz humilde inteligente, bom filho irmão esposo pai sobrinho primo amigo, em fim, um jovem jornalista de um futuro promissor; menino humilde, que soube aproveitar a chance que Deus o ofereceu, infelizmente hoje pela manhã teve sua carreira interceptada por este vírus covarde e maldito chamado Covid-19.

Saudoso radialista Ferreira Júnior com o “Boca”  

Lamentamos com muita tristeza dor lágrimas e consternação a partida dolorosa e prematura do meu sobrinho,  o jornalista Jailson Batista o "Boca" perdemos para nosso "Boca" mas por certo Deus ganha no paraíso eterno com a chegada desse jovem competente e promissor, que a exemplo do seu pai (Ferreira Júnior) conforme ilustração da foto acima teve sua caminhada encerrada aqui entre nós, nos deixando eternamente.

Deixaram além de saudade, um legado dotado de caráter, honradez, ética e respeito, em tempo externamos nosso profundo sentimento a sua esposa Érica, seu filminho Heitor e demais familiares. Segue em paz meu sobrinho, que Deus lhe proporcione acolhimento digno justo e misericordioso, proteja ilumine oriente e conforte seus entes queridos e amigos enlutados para o continuar da vida.  

Sérgio Toledo anuncia emendas de mais de 7 milhões para serem investidas em S.J. da Tapera

  • 10/07/2021 18:51
  • Edmilson Teixeira
Instagram
Sergio Toledo: a gente segue trabalhando em Brasília, a fim de atender as necessidades dos municípios alagoanos

Nas redes sociais o deputado federal Sérgio Toledo (PL/AL) postou  informação, dando conta de que está viabilizando para o município sertanejo de São José da Tapera/AL,   recursos na ordem de  R$ 7.252.320,00.  Trata-se de valores oriundos de Emendas Parlamentares que serão investidos nas áreas de Saúde, Educação e pavimentação. “São recursos de Emendas de 2019 e 2021; pois a gente segue trabalhando em Brasília, a fim de atender as necessidades dos municípios do nosso Estado”, comentou Toledo. 

Com certeza, a notícia do federal Sérgio Toledo chega num momento em que Tapera delira com obras que estão sendo executadas, por meio de parcerias com o governo do Estado, através do projeto “Minha Cidade Linda”.  Segundo o prefeito Jarbas Ricardo (MDB) o  programa Minha Cidade Linda está avançando cada vez mais no município, cuja  obras de pavimentação em paralelepípedos vão beneficiar  82 ruas com calçamentos. “A ação segue tomando forma e deixando os acessos da nossa cidade ainda mais lindos” comentou o gestor municipal.  

Neste sábado, 10, o prefeito Jarbas voltou a tratar de assuntos ligados ao alinhamento da feira livre da cidade; que não deixa de ser um desafio de seu governo.  “A nossa proposta é organizar e padronizar a nossa feira livre, trazendo um ambiente mais convidativo e funcional para os nossos feirantes e consumidores; sem custo adicional. Os investimentos de padronização das barracas, distanciamento eficiente e estruturação, estão sendo realizados pela nossa gestão, que acredita que assim conseguiremos transformar esse importante ambiente em um local ainda melhor para todos”  pontuou. 

 

Junqueiro celebra sua emancipação vibrante com um pacote de ações anunciadas pelo governo de AL

  • 10/07/2021 13:24
  • Edmilson Teixeira
Secom/AL
Governador Renan Filho enaltece força de vontade de Leandro Silva para tirar Junqueiro das mesmices administrativas dos últimos anos

Acredita-se que o prefeito de Junqueiro/AL, Leandro Silva (PTB) vivenciou esta sexta-feira, 9, como a mais emocionante data de seus 189 dias de governo, não só pelo fato, do aniversário político do município, quando comemorou seus 74 anos de emancipação. Detalhe é que o governador Renan Filho (MDB) foi presença marcante no evento festivo, levando em sua bagagem um pacote de ações que serão investidas na administração pública a partir de então, além de promessas para construção de 50 moradias, reformas de 300 casas, construção de estrada entre outros.

“É gratificante vivenciar um momento de tamanha grandeza como esse, sobretudo festejando nossa emancipação, quando inauguramos diversas obras, ao tempo em que recebemos gente como o governador alagoano, diversos secretários de Estado, além de deputados que têm nos apoiado nessa missão. Na verdade o povo junqueirense é quem estar de parabéns, visto que fomos gratificados neste dia, com um montante de verba  para investimentos que ultrapassam a casa dos seis milhões de reais, recursos anunciados pelo governo estadual em cerca de R$ 4,5 mi, e mais dois milhões de emendas parlamentar do deputado Nivaldo Albuquerque (PTB)” retratou emocionado o prefeito Leandro Silva. 

Simplesmente ficou selado que o município será contemplado com ações dos programas: Minha Cidade Linda, que vai calçar sete ruas que não dispõem de infraestrutura, Meu Transporte Novo e Rumo às Aulas; onde foram entregues dois novos ônibus estudantis e mais 230 mil reais destinados para a Escola Estadual Padre Aurélio Góis, no valor de R$ 180 mil, e para a 2ª Gerência Regional, no montante de R$ 50 mil. Recursos para melhorias do Hospital Municipal, além mais de um milhão de reais para reforçarem o  sistema de abastecimento de água; tanto  para Junqueiro  como também para a cidade de São Sebastião, cidades que enfrentam sérios problemas sobre esse tipo de serviço. 

Em seu discurso Renan Filho  recordou que, em Junqueiro, seu Governo  já construiu o Centro Integrado de Segurança (CISP), executou obras do Programa Pró-Estrada e interligou as localidades do Riachão e Retiro.  Neste bairro, lembrou que está sendo concluída a construção de uma escola de nível médio. Renan anunciou o aporte de aproximadamente R$ 2 milhões para melhorias estruturais no Hospital Municipal, a construção de duas creches e a implantação da rodovia entre os povoados; Filó e Palmeirinha. 

Estavam presentes no evento, além do governador Renan Filho, os secretários de Estado; Mauricio Quintela (Infraestrutura) e Rafael Brito (Educação);  Klécio Falcão (presidente da Casal) os deputados Nivaldo Albuquerque (federal)  e o estadual Galba Novaes (MDB), como também vereadores do município e secretários municipais. 

 

 

 

 

 

Empolgado com seus trabalhos, novo prefeito anuncia os 74 anos de emancipação política de Junqueiro

  • 07/07/2021 11:50
  • Edmilson Teixeira
Instagram
Programação do evento foi postada nas redes sociais

 A cidade de Junqueiro já vivencia a chegada de seu aniversário de emancipação política, cujo prefeito Leandro Silva (PTB) já vem  aproveitando a ocasião, celebrando também seus primeiros seis meses de governo. O evento acontece nesta sexta-feira, dia 9, onde o gestor municipal entregará novos veículos, apresentará a nova cara da Guarda Municipal, além de inaugurar escola, praça, ruas e quadra de esportes. O desfecho da programação será à noite com uma live musical, reunindo artista da terra e que será transmitida pelo  Youtube através da canal da Prefeitura. 

 

Na verdade, foi no último sábado que o prefeito abriu a programação apresentando uma live, onde destacou seus primeiros 180 dias de governo, como sinônimo, segundo ele, de um novo tempo. Leandro Silva abordou como encontrou a Prefeitura, a real situação de tudo. Fez uma explanação dos avanços já realizados, sobretudo, prometendo muito empenho e determinação política, para que com sua equipe de trabalho possa fazer jus a brilhante vitória obtida nas urnas das eleições de novembro passado, quando na oportunidade eliminou um grupo familiar que há anos vinha imperando na administração pública. 

 

Leandro Silva afirma que vem adotando uma estratégia de trabalho, cujos resultados têm sido satisfatórios no campo político, principalmente através de parcerias. Uma delas é o governador Renan Filho (MDB), que por sinal viabilizou a presidência do MDB municipal para ser comandada pela Primeira-Dama de Junqueiro, Lídia Samyra. O partido até então estava nas mãos do adversário, o ex-prefeito Carlos Augusto. 

 

“Temos se afinado diretamente  com os deputados Galba Novaes, Antônio Albuquerque e o federal Nivaldo Albuquerque; além do apoio incondicional do governo alagoano e da nossa bancada legislativa municipal, que tem sido fundamental pra  gente batalhar por algo que venha garantir o desenvolvimento tão merecido de Junqueiro”, disse otimista Leandro Silva, convicto de que sua administração alcançará êxito para todos.  




 

 

Prefeito Márcio Lima comenta sucesso de  encontro com presidente da Câmara Federal

  • 05/07/2021 09:33
  • Edmilson Teixeira
Instagram
Márcio Lima, Arthur Lira e Nailton, encontro positivo para Santa Luzia do Norte

Em Santa Luzia do Norte, onde a população comemora a liderança em Alagoas quanto aos avanços da aplicação da vacina contra a Covid-19 (para que se tenha uma ideia nesta segunda-feira, 5, serão vacinadas  as pessoas com idade acima dos 27 anos), o prefeito Márcio Lima (PP)  anuncia  uma grande virtude para o município, obtida neste último final de semana, depois de um encontro com o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP), ocasião em que estava também o vice-prefeito Nailton Alves. 

“O deputado nos garantiu pessoalmente a liberação de uma  Emenda Parlamentar na ordem de Um Milhão de Reais para Saúde; e uma outra em mais 210 Mil Reais para investir na aquisição de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde”, postou nas redes sociais o prefeito, gestor que ainda vivencia a tristeza pela morte do pai ocorrida na última  quinta-feira, aos 77 anos, vítima de infarto.   


Márcio Lima disse ainda  que tratou de temas importantes como a entrada da empresa BRK na região metropolitana de Maceió, atuando na  área de Casal; investimentos para Infraestrutura e Agricultura, além de equipamentos para a Unidade de Pronto Atendimento Municipal que será erguida na cidade com apoio do governo alagoano. “Com o coração ainda cortado de dor, mas ciente da responsabilidade concedida  pela confiança dos santa-luzienses, sigo honrando minha família e buscando cada dia a melhoria para toda população!Obrigado deputado Arthur Lira pela confiança em nossa gestão!” finalizou. 

 

 

Prefeito aponta flexibilização política como carro-chefe do crescimento de Palmeira dos Índios

  • 03/07/2021 12:32
  • Edmilson Teixeira
Assessoria
Deputado petista Paulão anuncia verba milionária para a Saúde durante encontro nesta sexta lá em Palmeira com Júlio Cezar

O contentamento do prefeito Júlio Cézar (PSB), quanto à situação vivenciada hoje pelo povo palmeirense tem sido de grandeza, sobretudo pela plataforma governamental montada na aquisição de parceria de trabalho. Sabe-se que ao longo desses últimos quatro anos e meio, Palmeira dos Índios ganhou cara nova, principalmente no tocante de obras construídas, implantação de projetos sociais, chegada de empresas e apoio governamental, além da flexibilização política adotada pelo gestor municipal, que, segundo ele,  não tem desperdiçado as oportunidades que surgem, oriundas  de parlamentares dos mais variados grupos partidários. 

Nesta sexta-feira, 2, por exemplo, o prefeito recebeu o deputado federal petista Paulão, que anunciou 3 milhões de reais para a Saúde, e na semana passada, foi a vez do tucano, Pedro Vilela garantindo também cifras milionárias para Educação e reforma do estádio Juca Sampaio. E como se não bastasse, a mais recente novidade que aterrissou na  cidade xucurus, depois da  Nutrileite começar a levantar estrutura no Polo Multissetorial,  é o Laticínios Sertão.  Nesta sexta-feira, (2), o prefeito Júlio Cezar visitou com os empresários da marca a área onde será implantada a fábrica que produzirá derivados do leite; como leite condensado, em pó, concentrado, creme de leite, queijos, requeijão, achocolatados, sobremesas, entre outros produtos.

O empresário Kellvin Carlos Ferro Barros, que esteve acompanhado do sócio Carlos Henrique do Nascimento Barros, disse que o empreendimento vai gerar 120 empregos diretos. “É mais um empreendimento que vamos lançar em Alagoas e além dos 120 empregos, também vamos processar 150 mil litros, por dia, de leite, seus derivados e toda a linha láctea. Assim, vamos transformar Palmeira na uma grande bacia leiteira de Alagoas”, garantiu Kellvin. 

“Júlio Cezar é um autêntico gestor que nasceu com o dom de lidar com a política moderna e democrática, de maneira que tem obtido seus objetivos com todas as alas ideológicas,  principalmente no que se encaixa de bom para o engrandecimento de Palmeira” disse certa vez o governador Renan Filho (MDB), que já avisou ao prefeito palmeirense, a construção de um hospital top de linha lá em Palmeira, que venha atender tanto ao município como também aos circunvizinhos da região. 

 

Cidade alagoana vivencia uma quinta-feira de luto com morte de pai do prefeito

  • 01/07/2021 18:17
  • Edmilson Teixeira
Instagram
Foto postada nas redes sociais com mensagem (seu Augusto no centro) entre as três filhas, esposa e o prefeito Márcio Lima

 Vitima de um infarto morreu na manhã desta quinta-feira, 1º de julho, em sua residência José Augusto Lima, aos 77 anos. Deixou quatro filhos; entre eles o atual prefeito de Santa Luzia do Norte/AL, Márcio Lima. O enterro será nesta sexta-feira, 2, no cemitério de Santa Luzia do Norte a partir das 9 horas da manhã. 

“Seu José Augusto teve uma forte dor por volta das 9 horas, chegando ao ponto de desmaiar. Pois chegou a ser atendido aqui  em Santa Luzia, pela equipe de saúde local e posteriormente por uma equipe do Samu, que chegou num helicóptero; porém esses profissionais da saúde não conseguiram reanimá-lo, foi quando entrou em óbito” disse um assessor do prefeito Márcio Lima. 

“Eita Pai, a gente ainda tinha tanta coisa pra fazer juntos!  Seguirei seus passos e seus ensinamentos! A tristeza é grande, em menos de 8 meses as maiores perdas da minha vida! Mas Deus é o Senhor de todas as coisas e Ele sabe o melhor pra todos! Do meu coração apenas a gratidão por tudo o que fez por mim e pelas minhas irmãs! Uma dor imensurável! Obrigado por ser o meu Pai! Meu orgulho, meu ídolo! Pra sempre será meu Herói!” postou nas redes sociais o prefeito Márcio Lima, único filho homem da família 

 

Tumulto: Sem chance de se reeleger presidente suspende eleição da Câmara, mas adversário abre sessão e é eleito

  • 30/06/2021 15:05
  • Edmilson Teixeira
Cortesia
Sessão tumultuada foi comandada pelo vice-presidente João Breu, que teve voto suficiente para garantir de forna antecipada o comando da presidência para o biênio 2023/2024

O clima político na manhã desta quarta-feira, 30,  na Câmara de Vereadores de Taquarana/AL, agreste do Estado, foi bastante tenso, cujo fato ocorrido entrou para história do Legislativo do Município. É que o presidente da Casa, Erisval Souza (PTB) teve a ousadia de se omitir em comandar a sessão que tinha como foco principal a eleição antecipada para a  Mesa Diretora visando o biênio 2023/2024. O parlamentar chegou ao  ponto de  liberar  todos os funcionários da Câmara, a fim de que a sessão fosse suspensa por  completa, e tanto ele como seus quatro apoiadores desapareceram do evento.  

Detalhe é que Erisval concorre à sua reeleição, porém já derrotado, visto que a maioria formada por seis vereadores inclinou seu apoio para o atual vice-presidente da Câmara, vereador João Breu (Cidadania) que também entrou na briga pela poltrona maior da Mesa. Pois amparado no regimento interno da Casa, sobretudo na condição de vice, João Breu abriu a  sessão, e fez a eleição, onde o próprio fora eleito com os seis únicos votos presentes.   

“O presidente Erisval Souza violou o Regimento Interno da Câmara, sobretudo desrespeitando os vereadores” disse indignada a vereadora Gabriela Ricardo (PP), afirmando que o candidato que ela apoia é João Breu, e esse teve os votos dos vereadores Regis (MDB), Jazon Neto (PTB), Bete da Saúde (PP) e Neno da Lagoa Grande (PP), ou seja, são seis votos no geral incluindo o de João Breu, que formam a maioria, já que a Câmara é composta por 11 parlamentares.  

Gabriela Ricardo confessa ainda, que  todos os vereadores foram pegos de surpresa ao chegar para a votação. “O presidente da Câmara, Erisval de Souza, violando o regimento interno, decidiu, sem fundamento algum, cancelar a votação, provocando revolta e discussão na sede do Poder Legislativo municipal. A violação ao próprio regimento e aos vereadores da Casa será levada à Justiça pelos vereadores que se sentiram desrespeitados com o ato do presidente” pontuou.  “Nosso passo agora é registrar a ATA da sessão, para encontrar  juridicamente o caminho que possa garantir  a vitória do nosso candidato nessa eleição tumultuada” finalizou Gabriela. 

 

 

 

 

No Sertão prefeito anuncia reposição salarial, reforma de quadras e abertura de poços artesianos

  • 29/06/2021 17:38
  • Edmilson Teixeira
foto congelada de vídeo - instagram
Secretário da Educação, Renildo e o prefeito Jarbas destacando nas redes sociais o anúncio do reajuste para os servidores da Educação

 Em reunião na última semana com integrantes do Sinteal, onde também estavam representantes da entidade que atuam em Maceió e Pão de Açúcar, resultou numa medida tomada pelo prefeito Jarbas Ricardo (MDB), de São José da Tapera/AL, que garante o realinhamento salarial para os professores da Educação, a partir de setembro próximo, com um acréscimo de 4.52%.  Para tanto, Jarbas prometeu encaminhar projeto para a Câmara de Vereadores, no sentido de consolidar esse aumento, conforme acerto entre os sindicalistas. 

“O reajuste salarial se baseia numa medida em que o Estado de Alagoas tomou recentemente, justamente com o mesmo percentual de 4.52%, amparado num parecer da Procuradoria Geral do Estado” disse o secretário de Educação, Renildo 

“Houve um consenso quanto à questão da reposição salarial a partir de setembro, onde os sindicalistas do Sinteal acataram nosso posicionamento” disse o prefeito Jarbas Ricardo, acrescentando que após  setembro, fará uma nova reunião, a fim de discutir assuntos de interesse de todos da Educação, assim como de outras categorias que integram o serviço público municipal.  

Infraestrutura 

Nas redes sociais o prefeito Jarbas Ricardo destacou que seu município tem hoje cerca de 20 poços artesianos que atendem uma demanda sem igual naquela região sertaneja. “Nosso objetivo é recuperá-los e fazer a manutenção em todos. Recentemente, começamos a fazer a perfuração de mais três poços com recursos próprios e isso me deixa muito feliz. Sabemos da importância da água em nossas vidas e vamos trabalhar para que ela chegue à casa de todos os taperenses”  pontuou.  

Jarbas também teve reunião com o Secretário de Esporte, Dão e os responsáveis pelas quadras poliesportivas do município, tratando do cuidado desses espaços, bem como, dos equipamentos que serão entregues. “Todas as quadras passarão por reformas para melhor atender a população no retorno das atividades. Vale lembrar que essas quadras são de grande importância na prática de esporte e lazer”  

 

“Prefeito eleito por uma diferença de apenas três votos pode ter seu mandato cassado”, afirma advogado

  • 28/06/2021 20:53
  • Edmilson Teixeira
Divulgação
Anderson Bruno , parabenizou decisão do TRE-AL e alegou que está em total consonância com o entendimento jurisprudencial e doutrinário

Em duas liminares proferidas monocraticamente em Mandados de Segurança, pelo desembargador eleitoral do TRE/AL,  Felini de Oliveira Wanderley, determinou que a juíza eleitoral da Comarca de Viçosa/AL, adote medidas para a imediata continuidade da instrução probatória e observe no que lhe couber, o Art. 97-A da Lei no 9.504/97. É que no dia 13 de abril passado, o juízo eleitoral de Viçosa,  suspendeu AIJE - Ação de Investigação Judicial Eleitoral e a AIME - Ação de impugnação de Mandado Eletivo, movida pelo candidato derrotado na disputa para  prefeito de Pindoba/AL, Moisés Cerqueira (PSB).

O alvo dessa história é o prefeito eleito Cicero Cardoso (PTB) que venceu o pleito por uma diferença de apenas 3 votos. “As ações eleitorais visam apurar a  existência de fraude eleitoral (ocorrida pela transferência ilegal de eleitores) e fake news, conduzidas pelo por Cícero Cardoso, o qual foi eleito apertadamente com uma vantagem de apenas três votos” disse Moisés Cerqueira, confiante de que haverá justiça para que o acusado seja punido, sobretudo com seu mandato cassado junto com seu vice. É de se saber que o juízo eleitoral de Viçosa suspendeu as ações, devido ações penais em curso. 

Consultado em relação ao caso, o advogado do candidato Moisés Cerqueira, Anderson Bruno Barros, parabenizou a decisão do TRE-AL e alegou que está em total consonância com o entendimento jurisprudencial e doutrinário, tendo em vista o ordenamento jurídico pátrio adotar o princípio da independência das instâncias, ou seja, os mesmos fatos podem acarretar consequências jurídicas diversas e nas diferentes esferas da jurisdição, civil, penal e administrativa. “Deste modo, as decisões de natureza criminal não repercutem na esfera cível eleitoral’, pontuou Anderson Bruno, acreditando que a Justiça cassará o mandato do prefeito e seu vice.    

Moisés Cerqueira afirma confiar na Justiça eleitoral e provará que os crimes eleitorais praticados influenciaram nas eleições, bem como teve grande impacto no resultado, tendo em vista a diferença de apenas 3 votos.   

Giro por: Matriz, Porto Calvo, Capela, STª Luzia, Murici, Porto de Pedras, Pão de Açúcar e Palmeira

  • 25/06/2021 16:03
  • Edmilson Teixeira
Divulgação
Incêndio destruiu por completo escola municipal de Matriz na madrugada do dia 1º de maio passado. Prefeitura vai reconstruir, cuja ordem de serviço já foi assinada

Matriz de Camaragibe - A Prefeitura está anunciando reconstrução da escola municipal Senador Arnon de Melo, unidade educacional que na madrugada do dia 1º de maio passado, teria sofrido um incêndio de origem até hoje desconhecida, fato que comprometeu praticamente toda parte de sua estrutura física. O fogo só não atingiu o pátio da escola. Seis salas de aula, cerca de 240 carteiras escolares e 30 computadores foram consumidos pelas chamas. Todo o acervo da escola e as atividades corrigidas foram perdidos. A escola  atende a 551 alunos.

Porto Calvo  -Quem saiu da  intubação da UTI da Santa Casa de Maceió, nesta sexta-feira depois de oito dias, foi o ex-prefeito Kaika, com problema da Covid-19. Assessores afirmam que seu quadro de melhora é bastante satisfatório, mas vai continuar internado na UTI. Kaika chegou a lançar sua candidatura no ano passado para disputar mais uma vez a Prefeitura da terra de Calabar. Pena que a iniciativa não logrou êxito, porque o Ministério Público Eleitoral teria pedido a cassação de seu registro, com base na Lei da Ficha Limpa.  

Porto Calvo II -Pois no embalo de sua popularidade política, Kaika tentou colocar a esposa, porém encontrou bronca no regulamento eleitoral,  devido o não desligamento dela de um cargo público dentro do prazo estabelecido por Lei. Aí Kaika  tinha como alternativa o nome de sua irmã, Eronita (PSD), que no calor da rejeição do então prefeito David Pedrosa (MDB) venceu o pleito nas urnas com uma esmagadora vantagem de quase quatro mil votos à frente de Pedrosa, cuja eleição ainda tinha mais dois concorrentes, o ex-prefeito Antônio Carlos (PMN) e Jefferson Rodrigues (PTB).  

Capela  -Sargento do Corpo de Bombeiros de Alagoas, Fabrício Malta foi agraciado em sua terra natal, Capela/AL, nesta quarta-feira, 23 (via requerimento de autoria do vereador José Luiz Lucena)   concedendo o título de Moção de Aplausos. A homenagem faz parte de uma ação espetacular que Fabrício praticou no último dia 17, em Maceió, ocasião em que transitava fora de serviço pelo viaduto de Jacarecica,  evitando  uma jovem que tentava cometer suicídio, ameaçando pular daquela altura.

Santa Luzia do Norte -  “Notificamos a empresa BRK Ambiental para uma reunião no sentido de entender como será e quais os benefícios que virão  para nossa cidade e para toda região metropolitana de Maceió. Acionamos os 13 prefeitos da região, a fim de juntos  procurarmos o melhor  para nossos munícipes, sobretudo,  assegurando a todos o direito de ter um serviço de qualidade com tarifas justas” comentou o prefeito de Santa Luzia, Márcio Lima, sobre a BRK, empresa que a partir do mês que vem começa a gerenciar o serviço que hoje é oferecido pela Casal. 

Murici - Prefeito Olavo Neto (MDB) disse que Murici segue avançando na vacinação contra a Covid-19! E que a partir desta sexta-feira, 25 de junho, estarão sendo vacinados as pessoas a partir de 40 anos. Disse que são cinco postos de atendimentos espalhados por diversas partes, como forma de enaltecer a campanha, a fim de  chegar mais perto da população alvo da vacinação. 

Porto de Pedras  -“O compromisso com a população é o que norteia o nosso trabalho, por isso buscamos sempre estar em contato com os moradores e saber quais as suas maiores necessidades. Nesta quarta-feira, 23,  foi a vez de nos encontrarmos com os bugueiros da nossa cidade para discutirmos a nova Lei de Ordenamento dos Buggy aqui em Porto de Pedras. Em breve o papo se reverterá em ainda mais benefícios para a categoria” prefeito Henrique Vilela em comentário publicado em suas redes sociais.

Palmeira/ Pão de Açúcar  -Deputado federal Pedro Vilela (PSDB), fez uma turnê por Alagoas na última  segunda-feira, visitando cidades como Palmeira, Pão de Açúcar entre outras. Prometeu o tucano, viabilizar grana por meio de emendas parlamentares, onde até o estádio Juca Sampaio será beneficiado em Palmeira com serviço de reforma. Em Pão de Açúcar,  o prefeito Jorge Dantas (PSDB)  disse que Vilela é amigo querido e parceiro de longa data e na cidade esteve para dialogar sobre as necessidades do município.

            

Sobre sua irmã, jornalista publica nas redes sociais: Quem assassinou Suzana Marcolino?

  • 24/06/2021 18:29
  • Edmilson Teixeira
Ana Luiza
Suzana Marcolino, foto que Ana fez questão de postar nas redes sociais com seu relato de sentimento vivenciado ao longo desses últimos 25 anos

 

A jornalista e radialista Ana Luiza Marcolino resolveu nesta véspera de São João (quarta-feira dia 23) publicar em suas redes sociais, um relato ao estilo de desabafo contra a Justiça brasileira, sobretudo quanto ao desfecho do julgamento do misterioso duplo crime  ocorrido há exatos 25 anos numa casa de praia em Guaxuma. As vítimas; sua irmã, Suzana Marcolino  e o empresário PC Farias, que apareceram sem vidas baleados dentro de um quarto, cuja repercussão do misterioso fato atravessou fronteiras internacionais pelo mundo a fora.  

Os saudosos pais de Ana e Suzana eram políticos em Palestina, Sertão de Alagoas. Seu Gerônimo foi prefeito e dona Maria Auxiliadora vereadora e chegou a ser presidente da Câmara. 

Abaixo segue o relato na integra de Ana Luiza Marcolino....

 

“Passados 25 anos e ainda não foram suficientes para que esse mistério fosse desvendado. Relembrar o impacto emocional que tomou conta de mim e de minha família naquele dia 23 de junho de 1996, ainda dói muito. É uma dor que aprendi a adormecê-la para poder dar sequência à minha vida durante todos estes anos.  

 

Foi assim que encontrei forças para enfrentar as outras dores que nos impuseram quando imputaram à minha irmã o crime de homicídio, seguido de suicídio, arrancando qualquer validação de nossa certeza que ela sempre foi inocente nessa trama.

 

Num clima de intranquilidade muito grande, saímos de nossa casa, de nossa cidade, retiramos as crianças da escola, largamos nossos empregos e fomos enfrentar, em outra cidade, enormes desafios para restabelecer o mínimo de paz do caos que nos colocaram.

Voltar nesse tempo não é fácil, principalmente quando eu tinha que costurar, por dentro, o meu sofrimento para aliviar o de minha saudosa mãe, que nunca desistiu em insistir pela inocência de sua filha.

 

Ela não suportou tanta dor e partiu ainda muito jovem, clamando por justiça.  Graças a Deus não precisou assistir à absolvição, por clemência, dos envolvidos na segurança da casa da praia de Guaxuma, onde aconteceu a tragédia e, consequentemente, o sentimento de dó que continua a livrar o verdadeiro culpado ou os verdadeiros culpados de suas penas, o que é uma pena não só para a família de Suzana, mas para todos os brasileiros que sempre quiseram saber o que realmente aconteceu. 

 

Mas a sua esperança, mãe, em ser provada a inocência de sua filha, apesar de passar tantos anos, foi realizada. O mesmo júri que concedeu clemência aos réus encerrou o caso como duplo homicídio, reconhecendo a inocência de Suzana Marcolino. E a nossa esperança continua viva para que o verdadeiro culpado ou culpados paguem pelos homicídios de Suzana Marcolino e Paulo César Farias.

 

Em memória de Suzana, apesar das lágrimas que teimam em cair, chegar até aqui, neste relato, me conforta e me fortalece ainda mais, porque é grandiosa a prova de amor e de fé de uma família que apesar de todas as injustiças, todos os sofrimentos, obstáculos e estigmas a que foi submetida, manteve-se digna, unida e continua de pé”

 

Por Ana Luiza Marcolino

 

Prefeitura de Matriz anuncia reconstrução de escola que foi consumida pelo fogo há poucos dias

  • 24/06/2021 17:32
  • Edmilson Teixeira
Divulgação
O estrago consumiu por completo a unidade de ensino; Bombeiros ainda não apresentaram o laudo da causa ocorrida na madrugada do Dia do Trabalhador

 A Prefeitura está anunciando construção da escola municipal Senador Arnon de Melo, unidade educacional que na madrugada do dia 1º de maio passado, teria sofrido um incêndio de origem até hoje desconhecida, fato que comprometeu praticamente toda parte de sua estrutura física. A ordem de serviço foi assinada esta semana pelo prefeito Fernando Cavalcante (MDB).  “O fogo afetou sua estrutura, e causou danos materiais e imateriais, com perda de computadores, acervo literário e atividades escolares já corrigidas, comprometendo as aulas remotas” disse o prefeito.

Na verdade  o fogo só não atingiu o pátio da escola. Seis salas de aula, cerca de 240 carteiras escolares e 30 computadores foram consumidos pelas chamas. Todo o acervo da escola e as atividades corrigidas foram perdidos. A escola  atende a 551 alunos. “Desde então solicitamos um laudo pericial junto à equipe do Corpo de Bombeiros, a fim de obter a causa principal do incêndio, porém até agora nada dessa solicitação foi apresentada” disse nessa quinta-feira, o ex-prefeito Cícero Cavalcante. Assegurou Cavalcante que a escola foi destruída por completo, e que outro prédio será erguido agora, depois que foi assinada  a ordem de serviço bancado pela Prefeitura esta semana. 

 

Cena do fato 

Conforme relatos, o  incêndio começou por volta das 3h da manhã. A Ronda Ostensiva Municipal e o Corpo de Bombeiros foram acionados. Quando os bombeiros chegaram ao local, o combate ao fogo já estava sendo feito por um caminhão da Usina  Camaragibe. A guarnição assumiu a ocorrência e apagou as chamas. 

 

 

 

 

Câmara de Capela homenageia sargento do CBM que salvou jovem quando tentava pular de viaduto em Maceió

  • 24/06/2021 10:36
  • Edmilson Teixeira
Facebook
Bancada Legislativa aprova requerimento e o próprio Fabrício prestigiou o evento, já exibindo a homenagem recebida de seus conterrâneos

 

Sargento do Corpo de Bombeiros de Alagoas, Fabrício Malta foi agraciado em sua terra natal, Capela/AL, nesta quarta-feira, 23 (via requerimento de autoria do vereador José Luiz Lucena)  concedendo-lhe o título de Moção de Aplausos. A homenagem faz parte de uma ação espetacular que Fabrício praticou no último dia 17, em Maceió, ocasião em que transitava fora de serviço pelo Viaduto de Jacarecica, quando se deparou  com uma jovem que tentava cometer suicídio, ameaçando pular da altura do Viaduto “O titulo em seu conteúdo é um instrumento de reconhecimento, estímulo e valorização da nossa  Casa  aos capelenses que se destacam com atos de tamanha grandeza, sobretudo elevando o nome de Capela” justificou o vereador Luiz Lucena. 

 

“Não tenho como descrever em palavras o dia de hoje. Só agradeço a Deus por cada gesto e palavra recebida. Acabo de ser homenageado pela Câmara Municipal de Capela; cidade que posso chamar de minha. Por indicação do vereador Luiz Lucena fui agraciado com a “Moção de Aplausos”. Fica aqui meu eterno agradecimento e a minha continência a todos os vereadores” comentou nas redes sociais Fabrício. O jovem militar é filho da vice-prefeita, Eliane Lucena, irmão do presidente da Câmara, Fernando e primo do vereador Luiz Lucena. 

 

O requerimento foi aprovado pela bancada parlamentar legislativa durante a  17° Sessão Ordinária. “Trata-se de um Requerimento de Moção de Aplausos N° 01/2021 em forma de reconhecimento da ação brilhante, humana e profissional do capelense sargento BM, Fabrício José Lucena Malta, relativo a um fato ocorrido no dia 17 de Junho de 2021 no Viaduto do Bairro de Jacarecica , AL 101- Norte , Maceió AL. Ele salvou a vida de uma jovem em uma tentativa de suicídio. Parabéns meu irmão sei o quanto ama tua profissão e os ensinamentos dos nossos pais para ajudarmos ao próximo, atitude que sempre fará parte de nossas vidas” comentou o irmão, vereador Fernando Malta. 

 

Santa Luzia do Norte lidera em Alagoas avanço no serviço de vacinação contra a Covid-19

  • 22/06/2021 21:23
  • Edmilson Teixeira

 Prefeito de Santa Luzia do Norte, Márcio Lima (PP) está vibrante com a informação de que seu município lidera em Alagoas o serviço de vacinação conta a Covid-19. Um levantamento feito pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) nesta terça-feira, 22, mostra as cidades alagoanas que mais avançam na imunização contra o coronavírus, por faixa etária. Pois lá em Santa Luzia, pessoas acima de 36 anos já podem começar a se vacinar.

“É gratificante saber de um fato desta natureza, isso nos estimula mais ainda acelerar esse trabalho árduo, porém salutar para uma equipe que vem encarando de corpo e alma uma campanha em defesa do nosso povo”, comentou Márcio Lima, enaltecendo toda sua equipe de Saúde; além dos demais assessores que integram todas as secretarias da administração pública municipal. 

Ainda segundo o levantamento apontado pela AMA nesta terça-feira,  Senador Rui Palmeira, Messias, Olho D´Água do Casado e Batalha, a imunização contra a doença que já matou mais de 5,1 mil pessoas em Alagoas está na faixa de 40 anos. 

 

Em Junqueiro Primeira-Dama agora é quem vai comandar MDB que estava nas mãos do adversário

  • 22/06/2021 20:53
  • Edmilson Teixeira
Instagram- vídeo
Leandro e Lídia Samira

 

A Primeira-Dama de Junqueiro/AL,  Lídia Samira recebeu o aval do governador de Alagoas, Renan Filho, a fim de  comandar o MDB municipal. A legenda partidária vinha sendo comandada pelo ex-prefeito, Carlos Augusto, que não conseguiu se reeleger em novembro passado. “Logo quando assumi a Prefeitura, recebi um convite do governador Renan Filho, para ficar com o MDB em Junqueiro; foi quando justifiquei para ele as minhas razões de não poder deixar o PTB naquela ocasião; porém pedir para que o partido pudesse ficar em nosso bloco político, pois foi dessa maneira que ficou tudo acertado”  disse o prefeito Leandro Silva, argumentando que agora seu grupo partidário  ficou bem mais reforçado. 

Em Junqueiro o MDB estava nas mãos do grupo da família Pereira, inclusive fazendo parte desse time, o ex-prefeito e atual dirigente do CSA, Raimundo Tavares. Sabe-se que a metodologia dos que comandam o MDB em Alagoas é agregar cada vez mais prefeitos para a agremiação partidária comandada pelo senador Renan Calheiros. Hoje, conforme apuramos na noite desta terça-feira, 22, o MDB conta com 53 prefeitos e prefeitas filiados ao partido, ou seja, mais de 50% das prefeituras alagoanas. 

O acerto entre o governador Renan Filho e Leandro Silva foi para que o próprio prefeito indicasse a direção do MDB de Junqueiro. “Ele me deixou bem à vontade, todavia prometi indicar pessoas de plena confiança; foi aí que indiquei  o nome da minha esposa Lídia Samira para presidir o partido” pontuou Leandro, afirmando que a Primeira-Dama vem desempenhando um trabalho fundamental em seu governo, e que os planos é para que num futuro próximo ela possa se candidatar, quem sabe,  a algum cargo, pelo MDB.  

 

Prefeituras vão receber FPM extra no valor de R$ 4,7 bilhões

  • 22/06/2021 10:59
  • Edmilson Teixeira

O mês de junho não terminou e as boas notícias para as finanças das Prefeituras não param de chegar.  Depois do depósito da segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) na última sexta-feira (18), agora chega a confirmação dos valores do FPM extra que será depositado no dia 8 de julho nas contas dos municípios.  

O valor a ser depositado surpreendeu até mesmo as lideranças municipalistas. No total chegará aos cofres das prefeituras R$ 4,7 bilhões extra as parcelas normais do FPM.Como o repasse do total do FPM representa 24,5% do montante arrecadado de IR e IPI, os economistas da CNM estimam que o Fundo partilhará R$ 127,9 bilhões entre os 5.568 Municípios ao longo de todo o ano.  

As informações são do Site do Tesouro Nacional (STN). 

Zumbi promove a partir deste domingo em União, Copa-Sub 20 de Futebol com clubes de AL

  • 19/06/2021 09:01
  • Edmilson Teixeira
Instagram
Prefeito Kil e o vice-presidente do Zumbi, Wellytthon Martins, apoio selado para gantir o Zumbi na competição estadual a partir deste ano, isso na Segunda Divisão

A partir deste domingo, dia 20, a cidade de União dos Palmares/AL, sediará a Iª Copa Zumbi Sub-20 de Futebol, evento que se estenderá até o próximo sábado, reunindo oito equipes, inclusive o Aliança de Maceió. O Torneio faz parte de uma estratégia da nova diretoria do Zumbi, que visa observar  craques anônimos da bola que certamente estarão nessa disputa, cujo propósito é agregar valores para formar um time profissional, a fim de disputar a Segunda Divisão do Alagoano deste ano. A meta do Zumbi é investir em planos para retornar a elite do futebol em 2022, depois de 21 anos fora dessa competição estadual. 

A  Copa será disputada no estádio municipal Orlando Gomes de Barros (Orlandão) no formato de duas chaves. A chave A reúne: Zumbi, Azzurra B, RG Veículos (todos daquela cidade) e o Aliança da capital. Na chave B: Azzurra A, Lajense, de São José da Laje, Mundaú, de Santana de Mundaú e São José, de Ibateguara. Os organizadores afirmam que todo um procedimento de segurança com relação à pandemia da Covid-19 foi feito, onde teve o aval da Secretaria Municipal de Saúde de União; além da participação do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar quanto a questão de segurança no Estádio; que por sua vez será de portões fechados, sem a participação do torcedor. 

Conforme o vice-presidente do Zumbi, Wellython Martins, a abertura do evento envolverá todas as equipes e a competição  terá continuidade nesse mesmo ritmo  na segunda e na terça, quando será finalizada a primeira fase. Na quarta, dia 24, acontecerão as semifinais e no sábado, 26, a final. “E uma das novidades fica por conta da transmissão de algumas partidas pela Zumbi TV, canal do clube alagoano no YouTube”, disse Martins, afirmando que o prefeito Kil de Freitas vem dando amplo apoio, assim como a Federação Alagoana de Futebol. 

.

 


 

 

Prefeito anuncia que Tapera terá uma das mais importantes obras dos últimos tempos

  • 18/06/2021 19:33
  • Edmilson Teixeira
Divulgação
Prefeito Jarbas junto com sua equipe de governo detalhando os serviços de topografia com integrantes da empresa encarregada de executar os trabalhos

Prefeito Jarbas Ricardo (MDB) de São José da Tapera/AL,  disse que finalizou essa semana com uma grande notícia para o povo de seu município. É que na tarde desta sexta-feira, 18, Jarbas recebeu uma empresa especializada em topografia, a fim de tratar do levantamento topográfico a ser investido num trecho de aproximadamente de 15 km de estrada, que liga a parte urbana da cidade até o povoado Torrões. Jarbas acredita que dentro de um mês os engenheiros entregarão todo esse trabalho, e que posteriormente será feito o processo de  licitação da obra, cujo Estado é quem se encarregará de tocar os serviços, conforme parceria firmada com a Prefeitura. 

“Estamos dando o pontapé num dos projetos mais importantes dos últimos tempos em nosso município”, disse o gestor, afirmando que se trata de uma obra tão significante para a região; coisa que até há pouco tempo não se acreditava mais. “Nós conversamos com o governador Renan Filho mostrando a importância dessa rodovia, sobretudo para o escoamento da produtividade rural de vários povoados que ficam no seu entorno; pois prontamente ele nos deu o OK, assegurando acima de tudo, para a gente tocar esse projeto em diante” revelou Jarbas Ricardo. 

O prefeito sertanejo revela que o acerto com o Estado foi para a  Prefeitura bancar todo levantamento topográfico, com custos estimados entre 150 a 200 mil reais.  “Estamos comprometidos com os avanços em nosso município, e para dar celeridade a essa obra tão importante, hoje à tarde  recebemos a empresa responsável pelo trabalho de topografia desse grande projeto que vai garantir tão logo o asfalto de Tapera/Torrões, cuja rodovia chegará para mudar a vida do nosso povo” pontuou  o prefeito, esperançoso de que posteriormente a estrada asfaltada  se estenderá até o povoado Ponta da Terra, nas proximidades de Pão de Açúcar e do rio São Francisco, mas para isso, terá que sensibilizar seu amigo governador de Alagoas.