Edmilson Teixeira

Porto de Pedras/AL anuncia sua grande festa carnavalesca

Facebook 953c3ec9 4923 46a4 a1cf 366ae0585fe0 Henrique Vilela (camisa azul clara) entre sua equipe da Educação nesta terça-feira em Maceió, durante solenidade de assinatura do Termo Pactuação 2019 do Programa Escola 10, junto com o governo do Estado.

O  simpático  município de Porto de Pedras, localizado no Norte de Alagoas, região dotada de paisagens exuberantes; sobretudo com praias exóticas, está sendo alvo de muitos turistas de outros estados do Brasil, para o grande festejo carnavalesco que se aproxima. Informações dão conta, de que residências estão sendo alugadas para essa temporada e que as pousadas estão  praticamente com suas reservadas esgotadas.  

“Vamos mais uma vez promover uma festa de paz e muita alegria” é o que promete o prefeito Henrique Vilela, dando conta de que a Prefeitura vai oferecer todo um suporte possível, a fim de garantir emoções para todos os carnavalescos que estiverem presentes. “A nossa grande tradição durante manhã e tarde, são os blocos de ruas, pois estaremos dando apoio a todas essas agremiações; enquanto que para os turistas hospedados nas pousadas, haverá bandinhas de frevos com apresentação do nosso tradicional Boi”, disse o gestor.

Comenta ainda o prefeito Henrique Vilela, que o Carnaval em Porto de Pedras vai mais além. É que segundo ele, para o período noturno, a Prefeitura montou QG da festa, sobretudo instalando um palanque a beira-mar, em plena a Praça de Eventos, onde orquestras de Frevos e bandas de Axé prometem proporcionar o que há de melhor do Carnaval em Alagoas.

Henrique Vilela (camisa azul clara) entre sua equipe da Educação nesta terça-feira em Maceió, durante solenidade de assinatura do Termo Pactuação 2019 do Programa Escola 10, junto com o governo do Estado.

IBGE fará testes piloto do Censo 2020 em 5 municípios de AL

DJI Phantom professional 4K – YouTube 16d6ed82 52b5 4b93 b954 7d3b430f4b4f Joaquim Gomes/AL entre os municípios a ser visitado pelo IBGE

A partir desta quarta-feira, o IBGE dará início aos testes piloto do Censo 2020 em todos os estados brasileiros. Aqui em Alagoas, por exemplo, foram selecionados os municípios de Maceió, SatubaJoaquim Gomes, Matriz de Camaragibe e União dos Palmares.  A rotina das visitas domiciliares e da coleta de informações será replicada, passo a passo, para verificar o funcionamento dos dispositivos móveis de coleta (os smartfones com os questionários digitais) e testar diversos processos de trabalho.

Uma das etapas a serem avaliadas neste teste piloto é a Pesquisa Territorial do Entorno Urbanístico dos Domicílios, que define as principais características das áreas urbanas, bem antes de os recenseadores comecem as visitas domiciliares. Nos próximos dias, serão testados os parâmetros e as rotinas deste levantamento de campo, que é feito pelos especialistas em geociências do IBGE.

A Pesquisa do Entorno Urbanístico verifica se os domicílios a serem visitados estão em um aglomerado subnormal (favelas), se as ruas têm calçamento, iluminação pública, coleta de lixo, bueiros, pontos de ônibus, faixas para pedestres, arborização ou, ainda, se as vias de acesso permitem a passagem de veículos. Há esgoto a céu aberto? Há rampas para portadores de deficiência? As calçadas permitem a passagem de cadeirantes?

Para o Censo 2020, além das questões anteriores, também será investigada a existência de piso tátil para deficientes visuais, além de ciclovias e dos elementos de convívio (bancos de praça, quadras de esportes etc.).

O Censo 2020 está previsto para começar em agosto do ano que vem. Nesta operação, cerca de 220 mil recenseadores visitarão mais de 70 milhões de domicílios nos 5.570 municípios de todo o país. Serão investigados os principais aspectos da vida dos brasileiros, como educação, saneamento básico, religião, deficiências físicas, trabalho, rendimento etc. O orçamento do Censo 2020 e os processos seletivos necessários para a contratação dos recenseadores ainda aguardam autorização do governo federal.

DJI Phantom professional 4K – YouTube  

Corretores recebem apoio da Anoreg para lidar com os Cartórios em AL

Divulgação 41c90a99 012c 410e b8ff 60d41721f1fb Mário Torres, Rainey Barbosa e Vicente definem workshop para a busca de esclarecimento dos Cartórios

Tem sido uma constante a insatisfação e os reclames dos corretores de imóveis em Alagoas, mediante alguns problemas enfrentados por eles nos balcões dos Cartórios de Registros. Razão disso levou a direção do Sindimóveis a se reunir nesta sexta-feira, em Maceió, com o presidente da Anoreg (Associação dos Notários e Registradores do Brasil) Rainey Barbosa Alves Marinho. Vicente Lopes que preside o Sindimóveis detalhou os impasses da categoria. “O presidente Raynei  se colocou a disposição e propôs agendar uma reunião com toda a diretoria da Anoreg, a fim de que se chegue a um acordo; sobretudo com o propósito de criar uma real melhoria no atendimento e agilidade nos serviços cartorários” disse Vicente.

O diretor de Desenvolvimento do Sindimóveis Mário Torres disse que nessa reunião foi discutida a possibilidade da criação de um workshop esclarecedor, para os corretores de imóveis, a fim de que os Cartorários expliquem o passo a passo dos processos e todos os seus pormenores. “Prontamente o Sindimóveis e a Anoreg já firmaram uma parceria para a criação deste workshop” completou.

“O local já definido, será no auditório do Norcon Empresarial, bastando apenas confirmar com os palestrantes (já temos os nomes) e  a data, que deve ser muito em breve;  pois o mercado imobiliário precisa de um corretor de imóveis capacitado  e  apto a resolver as demandas do dia a dia”, comentou Vicente Lopes.

 

Carnaval em Palmeira começa nesta 5ª apoiado pela Prefeitura e Pitú

Divulgação 5fb2d26e efc1 4185 913b 703e0d17b23f Expectativa de muita gente na cidade, cuja programação de blocos se estende até o dia 28

Podemos afirmar que na noite desta quinta-feira, começa pra valer a temporada carnavalesca, na simpática cidade de Palmeira dos Índios. Pois graças a uma parceria da Prefeitura local com a aguardente  Pitu, o Trio e Banda Asas da América, aquele que tradicionalmente todos os anos arrasta na capital pernambucana, o Bloco Galo da Madrugada, tido como o maior do mundo, é quem estará logo mais à noite nas principais ruas de Palmeira, animando o povão.  Até o dia 28 próximo, conforme programação em destaque na foto serão 10 blocos apoiados pela Prefeitura.   

O prefeito Júlio Cezar que ontem (quarta-feira), ao que parece tirou um verdadeiro peso da cabeça, ao sanar o pagamento referente há três meses em atrasos (ocasionado pela falta de repasse da União) aos servidores assistentes sociais que atuam nos programas federais do município, está bastante otimista com relação ao Carnaval 2019. Sua expectativa gira em torno de uma cidade topada de gente, até porque segundo seus assessores, o Carnaval em Palmeira ganhou outra dimensão com a atual gestão, razão de no ano passado ter atraído visitantes de toda parte, sobretudo do Agreste e Sertão.

Biriteiros

A parceria carnavalesca entre a Prefeitura e  a Pitu, consiste  no propósito  de garantir muito frevo e axé para os foliões, sobretudo com distribuição gratuita da badalada aguardente de cana pernambucana. “Durante todo o percurso a Pitú distribuirá bebidas de graça para todos os foliões. Vale lembrar que a concentração do arrastão começa às 20h de hoje no Posto Imperial”, comentou um dos organizadores da festa

Delmiro Gouveia/AL vivencia seus 65 anos de emancipação  política

Divulgação E6ed7b1f 1868 49e8 b64b 26f62ae35fcd A simpática cidade sertaneja promete uma quinta-feira bastante movimentada

A movimentação festiva pela passagem dos 65 anos de emancipação política de Delmiro Gouveia/AL, começou logo nesta quarta-feira.  O público teve a oportunidade de prestigiar palestras voltadas aos temas: Economia Criativa e Diversificação Econômica e Características do Comportamento Empreendedor, ambas ministradas por Ana Paula Jecev, credenciada do Sebrae/AL e facilitadora do Empretec  e André Lira, consultor de Referência Nacional Sebrae/PE.


Durante a tarde desta quarta-feira, foram realizadas apresentações culturais e palestra sobre educação patrimonial, ministrada pelo professor Flávio Augusto, doutorando em Antropologia Biológica pela Universidade de Coimbra em Portugal.


Pois nesta quinta-feira, data oficial da emancipação a programação iniciará a partir das 6h com alvorada festiva e seguirá durante todo o dia com a inauguração do Memorial Delmiro Gouveia, entrega de um caminhão coletor à Secretaria Municipal de Infraestrutura e de 10 veículos para a Secretaria Municipal de Saúde. Além de shows musicais com as bandas Garota Sertaneja e Doce Magia, sendo realizados pela Prefeitura de Delmiro Gouveia em parceira com o Governo do Estado.

 

Prefeita volta entregar obras e outras ações para o povo de S. Luiz

Assessoria 8f0ee7df 2eb8 48ba a545 1220d1582675 Prefeita discursa, assim como Cícero Cavalcante sobre ações investidas em seu governo

A prefeita de São Luiz de Quitunde/AL, Fernanda Cavalcante (MDB) reservou o último domingo, a fim de promover junto com sua equipe de governo, mais uma série de ações para os quitundenses. Pois na parte urbana, a gestora inaugurou a reforma e recuperação da sede do Conselho Tutelar, dotada de  mobílias e equipamento eletrônicos; além da entrega de um veiculo automotivo para o próprio órgão.

No Assentamento Nova Reforma, a comunidade local foi beneficiada com a modernização e ampliação de uma escola pública. “Essa unidade de ensino funcionava de forma simples numa casa de taipa, razão que nos levou a investir pra valer com material de alvenaria, sobretudo, como forma de oferecer dignidade e conforto, por meio de uma reforma que veio como promessa de campanha política”, discursou  Fernanda Cavalcante.  

“Mediante as grandes dificuldades econômicas que a prefeita Fernanda Cavalcante tem enfrentado para colocar a administração pública nos eixos, um de seus grandes parceiros de trabalho tem sido o governador Renan Filho” diz o ex-deputado Cícero Cavalcante, assegurando que ao longo desses últimos dois anos, São Luiz tem dado sinais de melhoras, sobretudo numa ação conjunto entre Município, Estado e Governo Federal.

Ex-prefeito Bida; o mentor que dizimou a trajetória de Cícero Amélio

JGNotícias 80bdfad2 461a 4327 bf0a b7097e179da3 Bida o ex-prefeito que comandou Joaquim Gomes durante dois anos era uma grande aliado de Cícero Amélio

Um passado surjo político que se proliferou em Joaquim Gomes/AL, sobretudo  envolvendo vereadores e diversos prefeitos que comandaram aquele município, onde o que se viu foi gente presa, cassação de mandato e tantas outras mazelas que denegriram a imagem de seu povo, parece que não tem fim. Pois essa semana, com o desfecho da Corte Especial do STJ, condenando o ex-presidente e conselheiro do Tribunal de Contas de Alagoas –TCE-  Cícero Amélio, quem aparece por trás das cortinas desse cenário, é o ex-prefeito Benedito Pontes Santos, o Bida.   

Cícero Amélio foi denunciado pelo Ministério Público Federal por ter usado justamente o cargo de presidente do TCE para dificultar o julgamento das contas de ex-prefeito Bida, rejeitadas no transcorrer de 2010. Segundo a denúncia, o crime teria sido praticado no desempenho do cargo e com abuso de seu exercício.

A dita maracutaia levou também Bida  a ser condenado, sobretudo pelo crime de uso de documento falso. A pena privativa de liberdade - de um ano de reclusão em regime semiaberto – também foi substituída por duas restritivas de direito de prestação de serviço comunitário e prestação pecuniária.

A denúncia foi aceita pelo STJ em agosto de 2017, ocasião na qual também ficou decidido que Cícero Amélio deveria ser o imediatamente afastado do cargo pelo prazo inicial de um ano, passível de renovação, o que ocorreu em agosto de 2018. Na sessão desta quarta-feira, o colegiado decidiu que o afastamento ficará mantido até o trânsito em julgado da decisão. 

 

Entidades dos enfermeiros  se unem para novo protesto na porta do  HGE

Assessoria E3fd8c6a f98f 4333 8415 2d664c6b9aa8 Na última quinta o manifesto ocorreu na porta da Sesau

A união entre Sindicatos e Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) está ganhando forças. Em apoio a enfermeira afastada do Hospital Geral do Estado de Alagoas (HGE) após denunciar a diretora por assédio moral, a enfermagem marca o terceiro protesto no final da tarde desta quinta-feira, em frente ao Hospital.

Enfermeira há 15 anos, Ruger Correia registrou um Boletim de Ocorrência na última terça-feira, contra a diretora do HGE, acusando-a de assédio moral. Em depoimento, ela relatou que foi humilhada e agredida verbalmente pela chefe na frente de colegas de trabalho e pacientes.

Outros protestos já aconteceram, na quarta-feira, dia 30, na porta do próprio HGE e no dia seguinte, em frente à Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (Sesau). O movimento também ganha força nas redes sociais.

O Coren-AL, junto aos Sindicatos de Enfermagem de Alagoas, está acompanhado o caso de perto, dando apoio à vítima e informa que tomará as providências cabíveis. Também solicitou investigação apurada e que as instituições responsáveis hajam com rigor e, se necessário for punindo os culpados.

 

Prefeito vai até Renan Filho em busca de apoio para ​​​​Minador do Negrão/AL

Edmílson Teixeira 00a30122 8696 4795 9fdc abd3876d48c1 Gleysson Cardoso saiu bastante otimista pela receptividade alcançada junto ao governo alagoano

Na segunda-feira desta semana que esteve no Palácio do Governo em Maceió, foi o prefeito de Minador do Negrão Gleysson Cardoso (MDB). Foi  acompanhado de seu procurador Michel Cardoso, ocasião em que foram recebidos pelo governador Renan Filho. Na verdade foram reivindicar ações de parcerias prioritárias para o desenvolvimento de Minador, como parte de sua  primeira visita oficial realizada ao chefe do Executivo, após sua reeleição de outubro passado.

O prefeito explicou que além das reivindicações, também se colocou à disposição do governo do Estado para continuar desenvolvendo um trabalho em parceria. “Sem dúvida foi um encontro importante, que marca um novo momento”, destacou. Os dois gestores externaram vontade de alavancar diversos setores em Minador do Negrão.

Cardoso destacou aspectos em que o governo do Estado pode avançar este ano. “Tem muita coisa já programada para o nosso município, nosso relacionamento com a bancada federal também é de suma importância. Estes avanços refletem de forma positiva ”, avaliou.

Na opinião do prefeito é fundamental que os gestores trabalhem em prol de todos. “Representamos toda a população e é em nome da população negrense que estamos aqui. Fiquei muito feliz com essa reunião, em que fui recebido pelo o governador Renan Filho, sobretudo porque ele tem este mesmo alinhamento administrativo e político para trabalhar realmente para o povo”, finalizou.

 

Secretária de Traipu/AL recebe prêmio por defender causas sociais em AL

Divulgação C62039f8 a822 4cca 9474 47f9e71facbd Direção do Instituto faz a entrega da placa de Honra ao Mérito, num evento que marcou os 21 anos da entidade em AL

O município de Traipu/AL ganhou destaque na última quinta-feira, durante as festividades alusivas aos 21 anos de atuação do Instituto Amigo Leal em Alagoas, cujo evento ocorreu em grande estilo na cidade de Maceió. Pois na ocasião, a traipuense, Sueli Galvão, que hoje comanda em seu município a Secretaria de Turismo, Cultura e Igualdade Racial, recebera uma merecida homenagem, sobretudo como atuante defensora das causas sociais que o Instituto tem investido em prol dos alagoanos.

“Graças a Deus; por essa honra de representar a minha amada Traipu, me dando energias, a fim de abraçar um trabalho digno de felicidade para o bem de todos os alagoanos”, comentou Sueli Galvão, enaltecendo o reconhecimento recebido do presidente Gesiel Oliveira e de toda sua diretoria, pelos relevantes serviços que têm prestado ao Instituto Amigo Leal.  

Pois o título de “Honra ao Mérito” alcançado por Sueli, por meio do Instituto Amigo Leal, foi bastante comemorado em Traipu. Que o diga o prefeito Cavalcante, reconhecedor da abnegação de sua secretária, sobretudo pelas causas sociais, além  de um leque de trabalho em defesa da natureza, cintando como exemplo, uma politica de ação de nível nacional para assegurar a sobrevivência do Rio São Francisco. “De Coração, quero agradecer também, o apoio e a confiança que tenho recebido no nosso prefeito Cavalcante”, disse emocionada.  

Comercial (82) 3313.6040 (82) 99812.2189 comercial@cadaminuto.com.br
Redação (82) 3313.2162 (82) 99664.2221 cadaminutoalagoas@hotmail.com