Edmilson Teixeira

Prefeito vai ao MPE pedir apoio jurídico para que tratores da Codevasf sejam devolvidos ao município

  • 09/04/2021 15:59
  • Edmilson Teixeira
Instagram
Carlos Augusto acompanha um trator arando a terra para o plantio do abacaxi, que segundo ele é uma ação da deputada Jô Pereira em prol de Junqueiro

A assessoria jurídica a Prefeitura de Junqueiro/AL resolveu nesta sexta-feira, 9, apertar o cerco, junto ao Ministério Público Estadual- MPE, sobre um procedimento estranho adotado pela gestão passada. Trata-se da devolução para a Codevasf, de uma retroescavadeira e dois tratores que teriam chegado para o município no final do ano passado. O prefeito Leandro Silva (PTB) disse que  aguarda uma posição do Codevasf desde o começo de seu mandato, pois os maquinários devem estar no pátio da companhia na cidade de Penedo/AL, onde funciona a superintendência regional do órgão. 

Detalhe é que o atual superintendente da Codevasf regional é o ex-prefeito de Teotônio Vilela/AL, Joãozinho Pereira, ferrenho opositor da atual gestão de Junqueiro, ele que assumiu o comando no último dia 1º. No Instagram, o ex-prefeito Carlos Augusto tem tirado proveito dos recursos da Internet, a fim de promover a família Pereira, grupo que lhe fez prefeito por quatro anos em Junqueiro. Na última terça-feira, por exemplo, ele teve a capacidade de gravar um vídeo na comunidade José da Rocha, mostrando um trator novo aparentemente o da Codevasf, tratando da terra para o plantio de abacaxi. “Olha aí gente, esse é um trabalho da deputada Jô Pereira, que viabilizou um trator para servir ao pequeno agricultor familiar” diz num dos trechos de sua propaganda. 

“Tais maquinários que eram para atender ao homem do campo e a outros serviços essenciais dentro do território junqueirense, teriam sido adquiridos via recursos federais, às vésperas das eleições de novembro. O problema é que o então prefeito Carlos Augusto por não ter sido reeleito, certamente isso resultou numa vingança descabível e não aceita por ninguém, até porque os tratores e a retroescavadeira foram propagados logo que chegaram por ele mesmo nas redes sociais; dando conta de que o homem do campo em seu governo tem prioridade” comentou um assessor da Prefeitura. 

Trecho principal da denuncia junto ao MPE na manhã desta sexta-feira, dia 9 de abril. 

CONSIDERANDO ter chegado ao conhecimento desta Promotoria de Justiça, através de representação por parte da atual gestão do Município de Junqueiro, narrando que o Município, na gestão anterior, teria recebido, através de doação da CODEVASF, 01 (uma) retroescavadeira Hidráulica de Pneus, modelo 504201, sob Tombamento nº. 261.199-8, e ainda, 02 (dois) tratores e 02 (duas) grades, mas que, após o período eleitoral, os bens acima citados teriam sido devolvidos à CODEVASF pela antiga gestão do Município mesmo com a ciente necessidade de tais bens para o Município; 

CONSIDERANDO a necessidade de se apurar se houve a prática de ato de improbidade administrativa em relação aos fatos narrados, previstos na Lei nº 8429/92, notadamente eventual desvio de finalidade e/ou ato do qual decorreu dano ao Erário na suposta devolução dos aludidos bens à CODEVASF; 

CONSIDERANDO que a aludida representação foi inicialmente autuada como Notícia de Fato nº 01.2021.00000234-3; RESOLVE: a) converter a aludida Notícia de Fato em Inquérito Civil, conforme Resolução CNMP nº 23, de 17 de setembro de 2007, haja vista a necessidade de apurar os fatos; b) determinar as seguintes providências: b.1) autue-se e registre-se a presente portaria; b.2) oficie-se à COVEVASF, requisitando-lhe que preste esclarecimentos com fornecimento de cópias dos documentos que estiverem em seu poder, acerca dos fatos narrados; b.3) o envio de cópia desta portaria para publicação no Diário Oficial do Estado de Alagoas. 

Cumpra-se. Junqueiro-AL, 7 de abril de 2021 Rodrigo Soares da Silva Promotor de Justiça Nº 09.2021.00000112-2 

Com informações da AELE4 Comunicação 

 

Mãe de prefeito é libertada; advogado critica falta de conhecimento de quem mandou prendê-la

  • 08/04/2021 19:04
  • Edmilson Teixeira
Cortesia
Anderson : a prisão foi ilegal, arbitrária e por juízo incompetente

Por meio de um Alvará de Soltura, via 16ª Vara Criminal da Capital, foi que na tarde desta quinta-feira, 8, dona Rejane Maria da Silva, mãe do prefeito de Junqueiro (Leandro Silva)  ganhou liberdade da prisão depois presa por dois dias no CISP da cidade de Teotônio Vilela. “A prisão foi ilegal, arbitrária e por juízo incompetente. Um absurdo o cumprimento de um mandado de prisão que já foi cumprido anteriormente” detonou o advogado Anderson Bruno Barros, após sua cliente ser liberta.

Anderson Bruno Barros fez severas críticas sobre o caso: “Foi mais absurdo, foi à falta de atenção da Comarca de Teotônio Vilela, que já tinha conhecimento, seja oficialmente ou por noticiários nos meios de comunicação, tendo em vista que já foi destacada nas mídias várias vezes o cumprimento dessa prisão; pois nem se quer foi consultado a situação carcerária, uma vez que a senhora Rejane já vinha cumprindo sua pena desde 2018” disse. 

Ainda segundo denúncia do advogado, a situação resultou em uma prisão ilegal por dois dias em uma cela insalubre por uma pessoa que é acometida por vários problemas de saúde, o que torna no mínimo desumano. “Sabedor da visível ilegalidade, de bate e pronto já requeremos ao juízo da Comarca de Teotônio Vilela o relaxamento da prisão, que foi negado, tendo em vista o absurdo foi feito um pedido de reconsideração, sendo novamente negado pelos motivos da decisão” narrou Anderson Bruno Barros. 

O advogado Anderson salientou que após todo um impasse, foi protocolado na 16ª Vara de Execuções Penais da Capital, que de forma justa e brilhante cerceou a prisão ilegal. “A Justiça foi feita com o relaxamento da prisão e o consequente Alvará de Soltura. São situações assim que não podem passar despercebidos pelas autoridades constituídas, para que não se promova verdadeiras injustiças”, desabafou Anderson Bruno Barros.  

Capelense Wellingthon Gouveia é eleito para comandar cargo que envolve os estados de AL, SE, PE e PB

  • 08/04/2021 10:47
  • Edmilson Teixeira
facebook
Wellingthon: é com muita emoção que passo a ocupar essa função com responsabilidades sociais e políticas tão importantes

O capelense Wellingthon Gouveia foi eleito  para a função de Diretor de Fiscalização e Normas, do Conselho Regional de Técnicos Industriais da 3ª Região- CRT-3.  Trata-se de uma  missão institucional, a fim de fazer a interlocução do CRT-03 com todos os técnicos industriais dos estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Paraiba, CFT, demais poderes e instituições, com todas as secretarias e órgãos municipais, estaduais e federais, e com a sociedade civil organizada.

 

“É com muita emoção que passo a ocupar essa função com responsabilidades sociais e políticas tão importantes. Recebo essa incumbência como uma missão e uma benção, e agradeço a Deus por isso. Tenho a convicção que nada acontece por acaso e existe em tudo um propósito” disse Wellingthon Gouveia prometendo atuar com garra, dedicação, sobretudo, com vontade de fazer a diferença, com honestidade, transparência e humildade. 

 

Wellingthon Gouveia agradeceu o apoio de todos que integram a categoria, e aqueles que concederam tal confiança. “Rogo a Deus, que a capacidade resolutiva e a disciplina que me deu a experiência, a sensibilidade humana que me foi despertada ainda no berço, e os meandros da política que observei nesses anos junto com meu pai José Gouveia, me sejam ferramentas úteis. E que a confiança que recebo neste momento, com a força da minha juventude, possam ser convertida em serviços e em eficiência, sempre pensando na sociedade e todos os Técnicos Industriais, que é a razão de tudo o que fazemos” concluiu.  

Em Junqueiro Andreza da Mandioca deixa grupo político dos Pereira para apoiar prefeito

  • 07/04/2021 17:36
  • Edmilson Teixeira
Divulgação
Andreza da Mandioca disse que agora está firme e forte junto com o prefeito Leandro Silva

 Prefeito de Junqueiro/AL, Leandro Silva (PTB) acaba de ganhar mais um reforço na Câmara de Vereadores, ciente de que chega para enaltecer seus planos de trabalho político. Trata-se da vereadora Andreza da Mandioca (MDB) eleita na eleição passada com 336 votos, integrando a coligação encabeçada pelo MDB do então prefeito Carlos Augusto, que não logrou êxito em sua reeleição, sobretudo, derrotado nas urnas com uma desvantagem de 1.367 votos. Agora são dois vereadores que pularam do barco da oposição em menos de quatro meses para somarem com o novo prefeito do município.

Os planos da oposição eram de assegurar a maioria na Câmara, até porque a coligação teria feito 6 vereadores dos 11 eleitos. Detalhe é que nas primeiras horas deste ano, ocasião em que tudo estava pronto para a eleição da Presidência da Câmara, o vereador Marcos Pereira (PP) sentindo-se excluído para disputar o cargo, por parte da família Pereira, numa articulação liderada pelo ex-prefeito Fernando, decidiu em cima da hora fazer parte do time do prefeito eleito, com o propósito de ser o candidato à Presidência da Casa, plano que deu tudo certo. O curioso é que ele derrotou a própria mulher, Silvana, que também é vereadora do PP. 

Lá em Junqueiro o PTB do prefeito Leandro fez cinco vereadores, o PP dos Pereira quatro e o MDB do prefeito derrotado apenas dois.  O advento da vereadora Andreza da Mandioca para o grupo da situação, motivou nesta quarta-feira, 7, o cidadão Alexandre Felix tido na cidade como “cientista político” a elaborar uma amplo texto crítico titulado “Uma análise crítica do atual cenário político da terra do junco.”  A opinião de Alexandre foi publicada nas redes sociais, onde  ataca com severas criticas os integrantes da família Pereira. 

Logo na abertura do texto Alexandre Felix narra detonando: Os bons filhos (sobre a vereadora e o vereador) a casa do pai sempre voltam. Bem vindos filhos a sua velha casa que desde o ano passado nunca deveriam ter saído. Parabéns ao prefeito que consegue mais uma vez vencer aos roletes chupados do grupo de junção. Que a cada dia está ficando desconjuntados. Não juntados. Família Pereira cada vez mais perdendo espaços e poder. Sendo defenestrada da sua longa e duradoura hegemonia.”   

 

Santa Luzia do Norte/AL entra na fase de vacinar os que têm mais de 60 anos

  • 05/04/2021 18:41
  • Edmilson Teixeira
Facebook
Vacinação vem ocorrendo numa escola do município cumprindo todas as normas sanitárias adotadas pela OMS

Em Santa Luzia do Norte/AL a Secretaria de Saúde garante que vem acelerando o sistema de vacinação contra a Covid-19. Nesta segunda-feira foram beneficiadas as pessoas com idade acima de 61 anos. A partir desta terça, 6,  até a sexta-feira próxima, conforme programação; serão vacinados todos os idosos acima de 60 anos. “Estamos travando uma guerra sem igual, pois temos que vencer essa luta contra esse vírus, que vem atormentando o planeta. Mas, é preciso a compreensão de todos, no uso da máscara, distanciamento social e higienização” argumentou o prefeito Márcio Lima (PP), enaltecendo o papel de todos que estão engajados na área de Saúde do município nessa dura batalha. 

No dia 11 do mês passado, o prefeito Márcio Lima anunciou uma grande notícia para o povo de sua terra, depois de uma reunião com o governador Renan Filho (MDB) e o secretário estadual de Saúde, Alexandre Aires. Trata-se da construção por meio de uma parceria de uma Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas. O órgão visa funcionar initerruptamente com médicos plantonistas e atendimentos em várias especialidades médicas. O município entra com a construção do prédio, enquanto que o Estado se encarregará de equipar com modernos aparelhos e equipamentos hospitalar; bem como parte dos custeios para manutenção da referida UPA.

“Nosso compromisso será sempre buscar melhorias para nosso povo em todas as áreas, no entanto sabemos que saúde é uma prioridade e que necessita do suporte do SUS para cuidar desses itens. Temos feito e continuaremos fazendo durante cada dia de nosso mandato o melhor para o desenvolvimento de Santa Luzia do Norte e para o bem-estar da nossa gente” comentou Márcio Lima, entusiasmado com o apoio que tem recebido do governo alagoano, sobretudo, nesse início de sua caminhada de quatro anos de mandato. 

 

 

Prefeitura de Junqueiro distribui mais de 30 toneladas de peixe para famílias carentes

  • 01/04/2021 17:13
  • Edmilson Teixeira
Instagram
Lendro Silva em destaque durante uma narração num vídeo apresentando diversos ângulos dos locais de entrega de peixe

Uma grande equipe do prefeito Leandro Silva (PTB) comandou na manhã desta quinta-feira, uma mega campanha da Semana da Santa, a fim de beneficiar milhares de famílias carentes da região, sobretudo, com a distribuição de um kit de alimentação da Páscoa. Foram 35 toneladas de peixes, cujo kit continha ainda arroz e leite de coco. “A operação ocorreu em diversas escolas do município e creches, mas, com um rigoroso trabalho de responsabilidade no que tange a questão de seguir as normas para evitar o contágio do coronavírus”, disse o prefeito, enaltecendo o empenho de todos os envolvidos, cuja mobilização segundo ele, foi um verdadeiro sucesso. 

“Aqui em Junqueiro, todo um empenho vem sendo feito no sentido de coibir o avanço da Covid-19, para tanto, estamos adotando campanha de conscientização junto às pessoas, através das nossas secretarias, especialmente a da Saúde”, comentou o gestor municipal. Disse ainda que o sistema de vacinação vem atendendo todas as normas adotadas pelo governo alagoano, assim como os procedimentos de distanciamento e uso de máscara, além de estabelecimentos comerciais, pois a esperança do todos os junqueirenses é que tão logo essa fase negra desapareça.  

Na última sexta-feira, o hospital de Junqueiro recebeu do governo do Estado, através da Sesau, quatro modernas camas hospitalares; e que mais quatro estão por vir para reforçarem a estrutura de atendimento nos leitos. “Na noite de quinta-feira  passada, as camas que foram retiradas do Hospital Municipal de Junqueiro, levadas em dezembro último para Campo Alegre de forma indevida e aceita pela gestão anterior, foram devolvidas na semana passada pela ex-prefeita daquele município Pauline Pereira, pois achei por bem não aceitar e tive que  devolver todas elas” narrou Leandro Silva, dando conta de que Pauline estava fazendo chantagem numa entrevista de rádio, afirmando ‘doação’   ao hospital entregando 10 camas. 


Com informações da Aele4 Comunicação 

Jarbas Ricardo comemora mais de 80 obras que serão executadas pelo governo de AL em Tapera

  • 01/04/2021 15:52
  • Edmilson Teixeira
Instagram
Governador Renan Filho, vice-prefeita Jária, Jarbas Ricardo, senador Renan Calheiros e o vereador Luciano Maia

Uma notícia espetacular digna de um grande presente da Páscoa,  é a que o prefeito de São José da Tapera/AL, Jarbas Ricardo (MDB) está anunciando para seu povo, depois de uma reunião nesta quinta-feira, no Palácio, como o governador Renan Filho (MDB). É que a cidade sertaneja de Tapera será contemplada com  a pavimentação de 82 ruas; além de três equipamentos de lazer público, entre quadras e brinquedos para a criançada. A ação faz parte do programa “Minha Cidade Linda” do governo alagoano que vem contemplando mais de 80 municípios do Estado. 

Minha Cidade Linda é um Programa do Governo do Estado que busca direcionar investimentos para mobilidade urbana, lazer, esporte e cidadania. Não tenho dúvidas que o nosso município irá avançar ainda mais com essa parceria. Na oportunidade, ainda tratei com o Governador sobre a Creche de Caboclo e o asfalto Tapera/Torrões” comentou Jarbas Ricardo, convicto de que, além das benfeitorias da estrutura física da cidade, o programa também vai gerar emprego e renda para muitos taperenses que tanto aguardam uma ocasião desta natureza

Jarbas estava acompanhado da vice-prefeita, Jária Ricardo e do vereador Luciano Maia, ocasião em que procedeu a assinatura da Ordem de Serviço, durante um encontro, em que estavam presentes, além do governador Renan Filho, o senador Renan Calheiros (MDB) o secretário de Estado, Mozart  Amaral, entre outras autoridade e prefeitos. 

 

 

Justiça condena prefeito e seus pais; além de secretários por esquema de gratificações

  • 01/04/2021 09:18
  • Edmilson Teixeira
Internet
Maurício Holanda deve recorrer na Justícia na tentativa de assegurar sua reeleição

 Na última terça-feira, 30, a juíza da Comarca de Viçosa/AL,  Juliana Batistela Alencar julgou procedente a Ação n° 0700424-03.2017.8.02.0057 e condenou o atual prefeito de Chã Preta/AL, Maurício de Vasconcelos Holanda (MDB) pelo crime de improbidade administrativa. Holanda foi condenado pelo chamado "esquema das gratificações" que resultou num rombo de mais de 120 mil reais dos cofres públicos em 2016, periodo em que era secretário do município e que o prefeito era seu pai Audálio Holanda  esse que também foi condenado.

A canetada da juíza Juliana Batistela também atingiu os atuais secretários municipais a devolver o dinheiro recebido ilegalmente: Gilvan Passos Filho (Infraestrutura), Antonio Lima Júnior (Saúde), Antonio Teixeira Neto (Finanças), além dos ex-secretários: Eliezer Oliveira, Margarida Holanda (mãe de Mauricio prefeito) e Francisco  Sálvio Teixeira. 

Todos os citados na condenação terão que devolver aos cofres públicos os valores recebidos de forma ilegal; além de terem seus direitos políticos suspensos por 8 anos, pagamento de multa e proibição de contratar com o poder público. O prefeito deve recorrer da decisão na esperança de garantir seu passaporte para a sua reeleição. 

 

 

Prefeito recebe técnicos do IMA para traçar últimos detalhes do selo internacional do turismo

  • 31/03/2021 16:12
  • Edmilson Teixeira
Facebook
Henrquie Vilela (camisa azul clara) com representantes do IMA, otimista pela evolução dos trabalhos em torno do Selo Internacional Bandeira Azul

Prefeito de Porto de Pedras,  Henrique Vilela (MDB) vive à expectativa de consolidar seu município no cenário nacional com a certificação do Selo Bandeira Azul, devido a imensa beleza natural da Praia do Patacho. Nesta terça-feira,30,  Vilela disse que recebeu técnicos do Instituto do Meio Ambiente- IMA, a fim de discutir justamente  o selo Bandeira Azul. “Com muito trabalho diário da Secretaria Estadual de Turismo, nosso município será o primeiro de Alagoas a receber essa certificação internacional que reconhece o turismo responsável na região. Vamos trazendo cada vez mais avanços para Porto de Pedras!” comentou.

Vale salientar que somente 13 praias brasileiras contam atualmente com esta certificação, do Selo Bandeira Azul.  Apenas uma delas está na região Nordeste, que é a praia de Guarajuba, em Camaçari, na Bahia. Isso quer dizer que  praia do Patacho em Porto de Pedras, será a segunda da região nordestina e 14ª no Brasil a receber o conceituado selo internacional, que também reconhece marinas no Brasil e no mundo. 

No começo de fevereiro deste ano, o prefeito Henrique Vilela esteve com o secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico de Alagoas, Rafael Brito, alinhando  ações de infraestrutura para concretizar a Praia de Patacho como um dos principais destinos do país. “Seremos um dos primeiros do Nordeste a conquistar o Selo Bandeira Azul, certificação internacional que reconhece atividade do turismo responsável na região” disse na ocasião o gestor de Porto de Pedras.  

 

Boca da Mata: DIREITO DE RESPOSTA

  • 29/03/2021 15:10
  • Edmilson Teixeira

Sobre a matéria publicada em nosso Blog na última semana titulada: “Advogado afirma que são robustas as acusações que podem resultar na cassação do prefeito de Boca da Mata/AL” assegurada em argumento jurídico do advogado Dr. David Gomes, dando conta de que o jovem gestor responde a três ações eleitorais tombadas de número 0600073-75.2021.6.02.0048, 0600595-39.2020.6.02.0048 e 0600369-34.2020.6.02.0048; a assessoria do prefeito rebate: 

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O embate político entre a família Feijó e o grupo político liderado pelo inelegível José Maynart Tenório ultrapassa o período eleitoral. Após uma disputa acirrada o grupo liderado por Gustavo Feijó derrotou pela terceira vez o ex-prefeito Zé Tenório que por ser inelegível indicou seu filho Zezinho Tenório. 

A política é a arte das possibilidades isso é fato. No entanto, o desespero parte de três derrotas eleitorais seguidas e em todas elas a oposição utiliza desse discurso de argumentos “robustos” para confundir e ludibriar os cidadãos bocamatenses, que no apogeu de uma recém eleição terminada, vê num líder inelegível e condenado a possibilidade da cidade voltar ao período sombrio que foi de 2005 a 2012. 

Realizaremos uma gestão próspera e a população irá reconhecer mais uma vez, isso não há dúvidas. O desesperado precisa de massas. Nosso povo não é massa de manobra e merece respeito. O pleito de 2020 merece respeito. Essa tríade de fake news é tão forte na oposição que a única verdade que eles possuem é um líder inelegível e desacreditado pelos bocamatenses que lhe deram uma terceira derrota. Essa está amarga! 

Reiteramos nosso mais sincero respeito aos bocamatenses que não se deixar levar por fake news e que busca o melhor para seu povo.

Prefeito aciona Justiça e PF para empresa devolver dinheiro dos artistas do município

  • 27/03/2021 08:26
  • Edmilson Teixeira
Instagram
Fernando Cavalcante espera que com a justiça tudo seja resolvido

Prefeito de Matriz de Camaragibe, Fernando Cavalcante (MDB) acionou a  Procuradoria Geral do município, a fim de apertar o cerco para que a empresa Esquina dos Artistas Eirele, devolva um valor de pouco mais de 200 mil reais aos cofres da Prefeitura. O dinheiro se refere à Lei federal Aldir Blac que  assegura auxílio financeiro ao setor cultural dos estados, municípios e Distrito Federal. A importância foi repassada no apagar das luzes da gestão passada (dezembro) cuja empresa alega que não houve tempo de mapear os artistas de Matriz, sobretudo, que fariam parte do  Prêmio Bom Jesus da Cultura, evento “criado” pelo então prefeito Anderson. 

Criada no ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro, a Lei Aldir Blac assegurou mais de três bilhões de reais, que serão divididos em três parcelas de uma renda emergencial a trabalhadores do setor cultural que tiveram suas atividades interrompidas. No caso de Matriz de Camaragibe, o repasse no valor de  R$  204.692,85 caiu na conta da Prefeitura em outubro do ano passado, conforme tivemos acesso ao extrato bancário. 

“Já entramos com uma ação na justiça e vamos acionar até a Polícia Federal, a fim de pressionar a empresa Esquina dos Artistas Eirele a devolver o valor recebido, visto que os nossos artistas não tiveram acesso  ao que é de seu  direito. E o mais estranho de tudo isso, é que  não haveria necessidade alguma de uma empresa entrar nessa história para manipular a distribuição dos valores; e como se não bastasse a Esquina dos Artistas Eirele recebeu o repasse no dia 30 de dezembro” narrou o prefeito Fernando Cavalcante (MDB), dando conta de que no mês passado a empresa teria assinado um documento, se comprometendo a devolver os mais de 204 mil reais, só que até agora, segundo o gestor,  ela não honrou tal compromisso.

Argumento: 

Em Oficio enviando no dia 22 de fevereiro, a Prefeitura de Matriz, a empresa Esquina dos Artistas Eirele narra o seguinte texto: Viemos por meio desse Oficio informar ao senhor prefeito Fernando Henrique Lima Cavalcante, a devolução  da quantia de  R$  204.692,85 (duzentos e quatro mil, seiscentos e noventa e dois reais e oitenta e cinco centavos), referente a contrato administrativo de número 28120001/2020, feito através do processo administrativo  0004773/2020. 

“A devolução se faz necessária respeitando enfrentamento da pandemia da COVID-19 e as medidas de isolamento e prevenção em todo estado de alagoas por ordem do decreto estadual assinado pelo excelentíssimo governador Renan Filho em março de 2020 que tornou inviável a realização do mapeamento cultural do município através do Prêmio Bom Jesus da Cultura, sendo assim a empresa contratada Esquina dos Artistas Eirele com inscrição do CNPJ 20.758/0001-75 solicita das autoridades do município de Matriz de Camaragibe os dados bancários para o reembolso do valor total do contrato. Maceió 22 de fevereiro de 2021” James Antônio Pinto Alves Júnior.  

 

 

Advogado afirma que são robustas as acusações que podem resultar na cassação do prefeito de Boca da Mata/AL

  • 26/03/2021 15:30
  • Edmilson Teixeira
Internet
Bruno é sobrinho do ex-prefeito Gustavo Feijó, que continua mandando na Prefeitura

  

O prefeito de Boca da Mata/AL, Bruno Feijó, está na mira na Justiça Eleitoral. Bruno, sobrinho do ex-prefeito Gustavo Feijó, é investigado pelos ilícitos de captação de sufrágio, abuso de poder econômico e abuso de poder político, pois  pode ter seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral. Conforme apurado, o jovem gestor responde a três ações eleitorais tombadas de número 0600073-75.2021.6.02.0048, 0600595-39.2020.6.02.0048 e 0600369-34.2020.6.02.0048.  

 

“A primeira se trata de uma representação eleitoral que apura omissão nos gastos de campanha do atual prefeito, que é suspeito de omitir cerca de R$ 200.000 em notas frias e caixa dois. A segunda é uma ação que apura a prática de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder político, tendo como foco; reforma de residências custeadas com dinheiro público em troca do apoio eleitoral, além de divulgação de pesquisa eleitoral manipulada, bem como uso das verbas decorrentes de impostos do município para aquecer sua campanha” afirmou o advogado da oposição, David Gomes que acompanha o caso. 

 

Ainda segundo o advogado David Gomes, a terceira, que corre em segredo de Justiça, dada a sua gravidade, acusa o atual gestor de se aproveitar da baixa renda de parte da população e oferecer cestas básicas às pessoas carentes em troca de voto. “Todas as condutas acima são expressamente proibidas pela legislação e, caso sejam efetivamente comprovadas, culminarão com a cassação do atual prefeito e convocação de novas eleições, bem como à inelegibilidade de Bruno Feijó e seu vice, Sérgio Salvador, pelo período próximo de oito anos” pontuou. 

Prefeito de Junqueiro manda recado curto e grosso contra a ex-presidente da AMA

  • 26/03/2021 09:55
  • Edmilson Teixeira
Internet
Vídeo é possivel acompanhar na conta do Instragram do prefeito Leandro Silva

Em menos de três meses de governo, à frente da Prefeitura de Junqueiro/AL, foi que nesta quinta-feira, 25, o  prefeito Leandro Silva (PTB) resolveu gravar um vídeo e postar nas redes sociais, a fim de  desabafar contra seus opositores, sobretudo num recado direcionado para a ex-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos-AMA, Pauline Pereira (PP), que foi prefeita de Campo Alegre/AL. “Um conjunto de fatores levou o prefeito a se manifestar com esse desabafo, principalmente depois que a Pauline foi numa emissora de rádio dizer demagogicamente que iria doar 10 camas para o hospital de Junqueiro, quando na verdade ela está devolvendo as referidas  camas,  que  descaradamente (por ordem dela) foram retiradas num caminhão do hospital no primeiro dia deste ano,  certamente devido a humilhante derrota que seu candidato sofreu nas urnas para Leandro Silva” revelou um assessor. 

No vídeo Leandro Silva aconselha Pauline Pereira a tirar seu rancor contra a atual administração de Junqueiro. “Pauline afaste-se do mau humor, isso você só tem a perder;  o bom é você cuidar de sua vida”, disse.  “Nesse curto período de trabalho já fizemos muitas coisas, como a ampliação de médicos especialistas e uma atenção bem especial nos serviços de saúde nessa fase  de pandemia. Não tem cabimento  Pauline, Junqueiro na administração de seu candidato,  Carlos Augusto (MDB), entre março e dezembro do ano passado ter recebido mais de cinco milhões exclusivos para a Saúde, e que desse dinheiro não ter sido comprado 10 camas para o nosso hospital; qual a razão da senhora ter mandado retirar as camas, alegando que teria sido emprestada pela Prefeitura de Campo Alegre?” indagou. 

Outro detalhe surpreendente  denunciado pelo prefeito Leandro, foi sobre um inusitado caso de devolução de dois tratores para a Codevasf; maquinários que teriam sidos doados pelo governo federal para Junqueiro praticamente no período eleitoral do ano passado, cujo então prefeito Carlos Augusto e seu vice, José Tavares Neto na ocasião teriam propagado nas redes sociais o êxito obtido pela Prefeitura, sobretudo, para servir homem do campo.

“Foi um absurdo, uma tristeza para o nosso povo; e o pioreles confeccionaram um documento para a Codevasf, dando conta de que Junqueiro não precisaria dos tratores, entre eles uma retroescavadeira que é essencial para o município”, acusou Leandro Silva, apimentando a denúncia de que a ex-prefeita Pauline foi envolvida num grande escândalo de licitação em merenda escolar; e que hoje tem a cara de pau de andar falando de que não viu até agora publicação alguma de licitação em Junqueiro. 

Pandemia: Vereador por Palmeira propõe 4 iniciativas; entre elas, auxílio emergencial para comerciantes

  • 25/03/2021 08:54
  • Edmilson Teixeira
Estadão Alagoas
Ronaldo Raimundo: É uma contrapartida que Palmeira daria aos empresários da cidade e seus funcionários

Reconhecer a prática de atividades físicas como essenciais em academias e espaços públicos, assim como a profissão de mototaxy, motoboy e operadores de delivery, e a concessão de auxílio aos comerciantes para assegurar-lhes os empregos e evitar colapso no comércio local, além da inclusão de policiais civis, militares e bombeiros no grupo prioritário da vacinação, foram quatro iniciativas do vereador e presidente da Casa, Ronaldo Raimundo (PSL), aprovadas, em sessão desta quarta-feira, 24, pela Câmara Municipal de Palmeiras dos Índios. 

“Todas as proposições do presidente do Legislativo palmeirense visam tentar diminuir os prejuízos causados pela pandemia de Covid-19 em diversos segmentos em Alagoas, e Palmeira não é diferente” disse um assessor. 

“Temos vivido dias bastante difíceis com a segunda onda da Covid-19, que agora parece está mais forte. Tudo isso fez com se fechasse de novo estabelecimentos comerciais, o que tem causado muitos danos à economia do nosso estado e de Palmeira. Antes de apresentar as emendas e o PL, fui procurado por representantes das categorias, professores de academia, motoboys, entre outros, e do comércio para pedir apoio nesse sentido. Assim o fiz, as iniciativas foram aprovadas pela Casa e agora esperamos que sejam postas em prática para que mais empregos sejam perdidos”, declarou Ronaldo Júnior.

Entre as medidas que constam das proposições do presidente da Câmara de Palmeiras dos Índios, endereçadas ao Executivo da cidade, está a previsão de auxílio financeiro a empreendimentos que, se aprovado, vão impedir os empresários de demitir funcionários.

“É uma contrapartida que Palmeira daria aos empresários da cidade e seus funcionários. Concederíamos benefícios aos primeiros em troca da manutenção dos postos de trabalho de pais de família que precisam levar o pão para casa, independente da crise sanitária que assola o mundo”, explicou o vereador.

Em resposta a urgência que pede o Projeto de Lei (PL) número 01/2021, que solicita a aprovação para a compra de vacinas contra a Covid-19, foi votado por unanimidade em uma sessão extraordinária a aprovação da aquisição de vacinas para o município.

Com informações do site Estadão Alagoas

Prefeita anuncia aquisição de seis mil vacinas da Rússia, espera tão somente a aprovação da Anvisa

  • 23/03/2021 10:00
  • Edmilson Teixeira
Assessoria
Fernanda assinou o documento nesta segunda-feira e já foi enviado ao laboratório The Gamaleya Center e Rússia Direct Investiment Found

Em São Luís do Quitunde/AL, a prefeita Fernanda Cavalcante (MDB) assinou o manifesto de interesse para a compra de seis mil doses da vacina Sputnik-V. “O documento já foi enviado ao laboratório The Gamaleya Center e Rússia Direct Investiment Found (RDIF), pois assim quando for anunciada a aprovação por parte da Anvisa, podemos assim adiantar o nosso grande interesse em adquiri-las”  disse a gestora. 

Entende a prefeita Fernanda que com a aquisição das referidas  vacinas irá poder iniciar, com recursos próprios, uma campanha para que mais quitundenses sejam imunizados. 

Lá em São Luís a Prefeitura através da Secretaria de Saúde, deu início ao posto Drive-Thru de vacinação contra o Coronavírus. “Os idosos podem ir de carro, moto, bicicleta, e os profissionais da Saúde irão fazer a vacinação com todo cuidado e segurança” disse a prefeita Fernanda Cavalcante. 

“O sistema de vacinação casa a casa, adotado desde a chegada dos primeiros lotes de vacina no município, também vai continuar; dessa forma, os idosos que não podem se locomover ao Drive-Thru também serão atendidos” revelou a prefeita. 

Prefeito diz que hospital de Tapera/AL terá reforço via Estado de 20 leitos clínicos

  • 17/03/2021 17:45
  • Edmilson Teixeira
Instagram
Alexandre Aires visitou hospital acompanhado do prefeito Jarbas e assessores

  

A notícia que o prefeito de São José da Tapera/AL, Jarbas Ricardo está anunciando é que o Hospital da cidade será incrementado com 20 leitos clínicos  para atendimento de casos exclusivos de coronavírus. A revelação de tamanha conquista, segundo Jarbas,  foi dada na semana passada pelo secretário de Saúde do Estado, Alexandre Aires, que foi a Tapera justamente visitar aquela unidade hospitalar durante encontro que teve com o gestor municipal.

 

“Vamos assumir toda a estrutura funcional desse hospital, que já oferece um belo serviço; tido até como referência aqui no Médio Sertão. Pois o Estado vai viabilizar a aquisição de mais camas e equipamentos modernos, sobretudo,  garantindo mais  leitos para atender, além da população local, os municípios circunvizinhos” disse o secretário, ressaltando o compromisso do governador Renan Filho (MDB) em investir nessa política de trabalho, sobretudo, nesse conturbado período de pandemia. 

 

Jarbas Ricardo disse que o Estado tem sido um grande parceiro de seu governo, e que todas suas reivindicações sempre são acatadas pelo governador Renan Filho. “Recebendo a visita do secretário de Saúde do Estado, Alexandre Aires que veio reforçar nesse momento de pandemia a importância de um trabalho articulado, consciente e de enorme  parceria” revelou o prefeito.  


“O nosso município não irá suportar tanta demanda se a nossa população não ajudar mantendo o distanciamento, usando máscara e evitando aglomeração. Aumentar leitos não é sinônimo de mais saúde, e sim, que precisamos nos atentar aos sinais, pois a demanda de casos só vem aumentando. Conto com todos vocês!”  finalizou alertando a população Jarbas Ricardo.  



 

 

 

 

 

 

Polêmica da festa de vereador engrossa ainda mais em AL depois de morte de idosa com a Covid-19

  • 17/03/2021 12:27
  • Edmilson Teixeira
Redes sociais

Polêmica da festa de vereador engrossa ainda mais em AL depois de morte de idosa com a Covid-19 

Entre aqueles que perderam a vida nessa pandemia da Codid-19, lá em Murici/AL, vítima do coronavírus, podemos destacar a idosa dona Maria das Dores. Dôra como era conhecida faleceu no último sábado, cuja população muriciense tem atribuído o fato ao vereador Abimael (PSDB) (foto abaixo) que organizara  um evento religioso no mês passado, onde a aglomeração de pessoas era vista de forma irresponsável; visto que nenhuma norma de medidas sanitárias teria sido adotada, a fim de evitar consequências danosas para os que estavam presentes. 

“O vereador Abimael Pessoa reuniu cerca de 200 pessoas para glorificar sua eleição, entretanto, não respeitou o distanciamento social, o uso de máscara e a distribuição de álcool gel. Após este evento religioso dezenas de pessoas que estiveram lá, a pedido de Abimael, apresentaram sintomas, inclusive, alguns graves que superlotaram o hospital local e, outros, tiveram que ser transferidos para hospitais de Maceió” comentou nas redes sociais um internauta. 

Tristeza profunda

O clima é desolador entre familiares, amigos e vizinhos que apresentam seus sentimentos, também, nas redes sociais mostrando o quanto dona Maria das Dores era querida e amada: "Voinha quanta dor"; "Descansa no Senhor"; "Que dor meu Deus";

Uma vizinha foi além "A Dôra podia estar conosco, por muito tempo mais, nos acolhendo com sua paz e a todos cuidando. O responsável por isso todo mundo sabe quem é!” 

(Nosso Blog está com o espaço aberto para o vereador Abimael, pois nossa tentativa de contato não foi possível)

 

Junqueiro/AL faz blitz no comércio da cidade para anunciar novas medidas de Lei para combater a Covid-19

  • 17/03/2021 10:47
  • Edmilson Teixeira
Divulgação
Secretários tomaram à frente dos trabalhos cientes de alcançar uma campanha que venha resultar numa ação positiva

 

Uma grande blitz tomou conta da noite desta terça-feira, 16  na cidade de Junqueiro/AL, reunindo integrantes das Secretarias de Saúde, Administração, Segurança e agentes da Vigilância Sanitária, além da  Polícia Militar. O objetivo do evento, segundo o prefeito Leandro Silva (PTB) foi o de sensibilizar e orientar a população e o Comércio local, sobre as novas medidas adotadas pela Prefeitura, através de decreto municipal e seguindo decreto estadual, quanto às normas de segurança e de prevenção da Covid-19. 

 

À frente dos trabalhos estavam o secretário de Administração, Alan Barros, secretária de Saúde, Amanda Gomes e o secretário de Segurança, Donizete. “A partir desta sexta-feira, 19,  bares, restaurantes, lanchonetes e demais desse seguimento vão funcionar com capacidade de  apenas 50%, das 6h até às 20h. Fica  proibido eventos públicos e privados em qualquer local, aberto ou fechado; pois,  essas são algumas das medidas do Decreto Municipal” afirmou Alan Barros, convicto de que a campanha será útil para o bem de todos. 

 

Medidas do Estado  

 

É de se saber, que para tentar conter o avanço da Covid-19 e evitar o colapso do sistema de saúde nos municípios alagoanos, medidas ainda mais restritivas foram adotadas no Estado. Em coletiva de imprensa, realizada na tarde desta terça-feira, dia 16, o governador Renan Filho (MDB), o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeito Hugo Wanderley (MDB) e demais secretários anunciaram que agora todos os municípios passam a para a fase vermelha no plano de distanciamento social controlado.

A medida deve ser colocada em prática a partir de amanhã,  sexta-feira, dia 19. “São medidas necessárias diante do aumento de casos. O Estado pode contar a cooperação dos prefeitos inclusive para intensificar a vacinação. Agora, pedimos a cooperação da população para os casos não aumentem”, afirmou o presidente da AMA, Hugo Wanderley. Na próxima segunda-feira, dia 22, deve acontecer uma nova reunião entre prefeitos e secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres para fazer o acompanhamento das medidas.

Com informações da Aele4 Comunicação 

Prefeito diz que Santa Luzia do Norte ganhará suporte do Estado para investir firme na Saúde

  • 11/03/2021 15:29
  • Edmilson Teixeira
Divulgação

 A construção de uma Unidade de Pronto Atendimento Municipal – UPAM- chega como grande notícia esta semana para o povo de Santa Luzia do Norte/AL, região metropolitana de Maceió. A medida fará parte de mais um trabalho de parceria entre Estado e Município, sobretudo, depois de um encontro do prefeito Márcio Lima (PP), com o governador Renan Filho (MDB) e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Aires, nesta quarta-feira, 10. 

Secretário Alexandre Aires  traça os últimos detalhes com o prefeito Márcio Lima para que a parceria entre logo na prática 

Os planos são para que a Unidade funcione de forma ininterrupta; com médicos de plantão e serviço de atendimento em diversas especialidades médicas. O acordo firmado é para que a Prefeitura execute a obra do prédio da UPAM e o Estado entrará com recursos, a fim de equipar e modernizar com aparelhos especializados; além de assegurar os custeios para manutenção dos serviços.  

Entende o prefeito Márcio Lima, que investir na saúde, não deixa de ser  uma obrigação  que cabe a cada gestor público; pois se trata de um serviço que conta com o absoluto suporte do SUS. “Nosso plano é atender uma demanda sem igual, conforme prometemos em campanha; cuja nossa parceria com o governador Renan Filho, tem sido símbolo de progresso e desenvolvimento, de maneira que tem beneficiado de um modo geral a todos nós santa-luzienses” disse orgulhoso Márcio Lima. 

 

Justiça condena Prefeitura de Maceió a indenizar cantor Geraldo Cardoso

  • 08/03/2021 12:09
  • Edmilson Teixeira
Divulgação
Geraldo Cardoso moverá uma outra ação, desta vez por danos marais

 

Prefeitura demoliu ilegalmente casas do artista em 2015 

O Município de Maceió foi condenado pela Justiça a indenizar o cantor e compositor alagoano Geraldo Cardoso por danos materiais no valor de R$ 262.093,05, com correção monetária. A decisão do juiz Antônio Emanuel Dória, titular da 14ª Vara Cível da Capital Fazenda Municipal, foi publicada na última quinta-feira (4).

O artista moveu a ação depois que teve dez casas destruídas ilegalmente pela Prefeitura de Maceió no dia 29 de abril de 2015, em uma operação conjunta da Superintendência Municipal de controle do Convívio Urbano e da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), à época comandada pelo agora Deputado Estadual Davi Maia. Oito casas já estavam prontas para morar e duas delas em fase de acabamento.

Geraldo Cardoso comemorou a decisão favorável da justiça. “É uma vitória de uma batalha grande de quase 6 anos. Me traz um alívio imenso, pois a justiça do meu Estado reconheceu e condenou o Município de Maceió pela ação criminosa de invadir meus terrenos e destruir minhas casas. Um investimento de anos de muito trabalho e suor. Sou proprietário de três terrenos no bairro da Gruta de Lourdes há quase 20 anos. Eles são escriturados e pago IPTU para prefeitura anualmente. A obra também não era clandestina, como a prefeitura alegou. Tinha engenheiro assinando, arquiteta, todas as taxas de liberação pagas, autorização do CREA e taxas referentes ao alvará da Smccu também pagas”. 

Os imóveis construídos ficavam na Gruta de Lourdes e não na Grota do Ouro Preto, como alegava a Prefeitura.

Para derrubá-los, a Prefeitura de Maceió alegou que Geraldo Cardoso desmatou uma Área de Preservação Permanente (APP), fez o corte de barreira e ainda invadiu os terrenos onde as casas foram construídas. Por tudo isso, a Sempma informou que o cantor responderia por crime ambiental e ainda seria obrigado a recuperar toda a área desmatada. 

Também na época, o engenheiro da SMCCU Galvaci de Assis, disse que a superintendência já havia notificado Cardoso em setembro de 2014, mas não obteve uma resposta.

 O engenheiro relatou que no ano de 2007, o Ministério Público Estadual e o município firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Pelo TAC, qualquer construção era proibida na área. 

Mas, com provas documentais, a versão do Município foi contestada e desconstruída pela defesa do artista. Na tese apresentada à justiça, o advogado de Geraldo Cardoso, Marcelo Ferro, demonstrou que os agentes da prefeitura após cometerem o ato ilícito tentaram induzir o poder judiciário ao erro com informações inverídicas. 

Primeiramente, o advogado Marcelo Ferro provou que os terrenos em questão não faziam parte da área do TAC e que também não se tratava de área verde. Tanto que Geraldo Cardoso, negociou com a Secretaria de Infraestrutura do Município de Maceió, em 2007, a retirada de parte do talude de dois dos três terrenos. A retirada da argila seria utilizada no aterro da obra de duplicação da pista que liga os bairros Murilópolis-Gruta.

A defesa apresentou ainda outro argumento do Município para tentar induzir a justiça a erro, ao alegar que a área era de proteção permanente (APP). Porém, o laudo técnico, resultado do levantamento topográfico feito pelo próprio órgão demolidor, antes mesmo da derrubada, mostrou o contrário. 

O argumento de que as casas foram demolidas porque Geraldo Cardoso não obedeceu ao procedimento administrativo também não procede. A defesa demonstrou, por meio de provas documentais, que os fiscais levaram a notificação de interdição no mesmo dia e hora em que chegaram pra demolir as casas, caracterizando um ato premeditado, uma vez que a equipe foi notificar o artista já com todo maquinário de demolição. Pela própria notificação, o artista teria um prazo de dez dias para defesa, o que não houve tempo. 

Outro ponto que chama a atenção é o fato de alegar que as casas foram demolidas por falta de Alvará, enquanto o próprio processo administrativo diz o oposto, que não houve determinação de derrubada por falta de Alvará e sim, por entenderem que se tratava de Área pertencente ao TAC. 

Para o advogado Marcelo Ferro, o ato demonstra a falta de cuidado e preparo ou até mesmo má fé dos agentes públicos, que destruíram uma construção ao arrepio da lei, causando prejuízo financeiro, moral e emocional ao cantor.

Na sentença, o juiz Antônio Emanuel Doria, entendeu que a Prefeitura de Maceió agiu ilegalmente ao demolir as casas do cantor, por isso determinou o pagamento de indenização por danos materiais. Mas, por outro lado, o magistrado indeferiu o pedido por danos morais. 

Outra ação contra danos morais 

Geraldo Cardoso adianta que irá recorrer, uma vez que sua imagem como artista e como cidadão, foi bastante afetada pela ampla repercussão negativa do caso. “Vou recorrer ao juízo do 2º grau porque o dano à minha imagem foi incalculável. Fui taxado de invasor, e de ter cometido crime ambiental, mesmo estando em terrenos de minha propriedade sem ter, ao menos, o direito de me defender em um processo administrativo legítimo. Logo eu, que em minhas canções canto a paz, o amor e a defesa ao meio ambiente, fui acusado de fazer justamente o contrário. Fiquei muito abalado, sou um artista de mais de três décadas de carreira musical, construída com muito esforço e respeito por um público que conquistei ao longo desse tempo todo. Portanto, vivo exclusivamente do meu nome, da minha imagem e é necessário que esse dano seja reparado também. Mas, independente disso, já sou grato à Justiça da minha Alagoas.  Ergui minhas casas para ter uma forma de renda a mais para o sustento de minha família, que foi interrompido com a ação ilegal da municipalidade. Além de tudo, a pandemia só agravou a situação, pois nós artistas não sabemos quando iremos voltar ao trabalho, o dinheiro dos aluguéis seriam essenciais nesse momento. Mas, quem me conhece de perto sabe os desafios que tenho enfrentado nessa vida e repito: a decisão que condenou o Município de Maceió pela demolição das minhas casas, me traz alívio e esperança”.

Com Assessoria 

Alagoano morre no interior vítima de uma descarga elétrica enquanto usava aparelho celular

  • 06/03/2021 09:23
  • Edmilson Teixeira
Foto de Ilustração

A quinta-feira que passou deixou cenas marcantes e  um despertar para quem tem o hábito de falar ao telefone com o aparelho ligado na energia, ou deixar carregando o celular ao dormir ao lado da cama. Em Maceió logo pela manhã, um incêndio tomou conta de um apartamento no 3º andar de um prédio no Conjunto Vaticano, Mangabeiras; causando apenas danos materiais. O dono do imóvel que escapou por pouco, disse que deixou o telefone carregando ao seu lado durante sua noite de sono.   Mas, o pior ocorreu na cidade de  Craíbas, Agreste do Estado, quando  José Pedro Mendes Ferreira, 32 anos, perdeu a vida depois de sofrer  uma descarga elétrica, enquanto usava seu telefone com o aparelho ligado na tomada. 

De acordo com o 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM), José Pedro estava em uma residência situada Rua Padre Jefferson, no Centro da cidade, com o celular conectado em uma extensão ligada a tomada quando recebeu o choque elétrico por volta das 21 horas. Ainda segundo as informações policiais, o homem ainda foi socorrido e encaminhado à Casa Maternal Frei Damião, mas já chegou no local sem vida. 

Alerta do Corpo de Bombeiros

Tendo em vista a ocorrência de casos recentes envolvendo choques elétricos provocados durante o uso de celulares em processo de carregamento, o Corpo de Bombeiros reforça o alerta para os perigos do uso inadequado desses equipamentos.

De acordo com o órgão, os incidentes costumam ocorrer quando as pessoas utilizam os celulares ao mesmo tempo em que ele está carregando, o que é perigoso. Além disso, carregadores piratas são mais propícios a provocar choques elétricos e até incêndios, pois não seguem as orientações do fabricante.

Durante a carga, também é importante que o celular seja mantido sobre uma superfície rígida, arejada, seca, e que dificulte a propagação de incêndio, pois estando sob materiais combustíveis – como móveis de madeira, colchões, tapetes – qualquer curto circuito pode gerar um incêndio pela propagação das chamas.

Caso presencie uma vítima de choque elétrico, o Corpo de Bombeiros recomenda que seja desligada a fonte de energia do local e que a vítima não seja diretamente tocada. O correto é que ela seja afastada da fonte elétrica com ajuda de objetos não condutores e secos, como o plástico, madeira e borracha – para que não haja risco de a outra pessoa também ser vítima do choque. Após o procedimento, chame uma ambulância através do 193. .

 

 

Lendro Silva começa a negociar dívidas milionárias deixadas por seu antecessor em Junqueiro

  • 05/03/2021 18:23
  • Edmilson Teixeira
Edmílson Teixeira
Leandro Silva deu entrevista na tarde desta sexta-feira em Maceió no programa Cada Minuto, apresentado por Netoauto

Cerca de 10 milhões de reais é quanto o novo prefeito de Junqueiro/AL, tem a resolver, de dívidas herdadas de seu antecessor, somente junto a Equatorial e a Casal. Leandro Silva (PTB) diz que pegou uma Prefeitura abarrotada de problemas, sobretudo mergulhada em 14 itens dos 16 existentes da relação do Cauc (uma espécie de SPC dos municípios). “Nesse curto período de governo já tiramos seis itens do Cauc, pois vamos trabalhar, a fim de  limpar o nome Junqueiro, para assim a gente ganhar crédito junto ao governo federal” pontuou, revelando que o  “prego” milionário de energia e água vem sendo negociado com as respectivas prestadoras de serviço. 

Leandro Silva esteve nesta sexta-feira, 5,  em Maceió, resolvendo pela manhã na sede  da Casal, a forma de parcelamento de quase 4 milhões junto ao órgão;  outros cerca de  6 milhões estão sendo negociados com a Equatorial. No começo da tarde, o gestor junqueirense prestou entrevista ao apresentador Netoauto no programa Cada Minuto, ocasião em que revelou o triste quadro encontrado na administração pública e seus planos para tirar o município do atoleiro. 

Com pouco mais de dois meses de governo, Leandro Silva  disse que o repasse do FPM (janeiro e fevereiro)  sofreu um sequestro de mais de 900 mil reais por parte da Receita Federal; por conta  do prefeito anterior  não ter repassado os valores do INSS referente aos descontos dos meses de novembro e dezembro, além do  13º salário de 2020, dos prestadores de serviços da Prefeitura. Também teve que assumir um débito da coleta do lixo,  no valor 38 mil reais referente ao mês de dezembro do ano passado. 

“Ainda estamos um pouco desnorteado, mas graças uma parceria que estamos firmando com o governador Renan Filho, o município de Junqueiro será beneficiado com importantes  projetos;  a exemplo do Pró-Estrada, Minha Cidade Linda, reforma e ampliação no sistema de abastecimento de água, incrementar os serviços de saúde, principalmente na modernização do hospital” pontuou Leandro Silva. Ele  acrescentou que já traçou um calendário de pagamento para o servidor público municipal que será feito sempre na última quarta-feira de cada mês, e que construirá creche e incentivo total para o homem do campo.    

 

 

Prefeita pede apoio técnico da Casal para modernizar e ampliar SAAE de S. L. do Quitunde

  • 04/03/2021 15:18
  • Edmilson Teixeira
Instagram
Reunião ocorreu no Gabinete de prefeita com todo seu secretariado e técnicos da Casal

Por conta do superado sistema de abastecimento de água, que atende as torneiras da população da cidade de São Luís do Quitunde, foi que nesta quarta-feira, 3,  a prefeita Fernanda Cavalcante (MDB) reuniu em seu Gabinete,  mediante seus secretários, técnicos especializados da Casal, a fim de discutir a implantação de um projeto, que possa suprir as demandas existentes no setor. Lá a operacionalização do serviço de abastecimento de água é feito através do SAAE, órgão pertencente à Prefeitura, porém o que se espera dos profissionais da Casal, é um levantamento técnico, desde a captação no rio do Pau até o tratamento final. 

“Buscar melhorias no abastecimento de água da cidade é uma das principais metas da minha gestão, por isso me reuni nesta quarta-feira, com representantes da Casal e secretários, para discutirmos sobre o assunto. Na ocasião, conversamos sobre as demandas dos moradores e como a Companhia poderia nos apresentar um projeto, para que possamos num futuro levar água de qualidade às famílias quitundenses.Com trabalho e compromisso vamos resolver de vez esse problema antigo da população” postou sua conta do Instagram a prefeita Fernanda Cavalcante. 

Curiosidade 

“A água aqui em São Luís do Quitunde é fornecida gratuitamente para toda comunidade através do SAAE, isso há mais de uma década, cuja manutenção somente com custos de energia elétrica, margeia a casa dos 150 mil reais bancados pela Prefeitura” disse o secretário de Administração, Dalmo Silva de Lima.  O secretário disse ainda, que é constante o serviço de manutenção e que hoje é necessário urgentemente, que seja feito um trabalho de modernização e ampliação para que o SAAE venha atender o crescimento da cidade.  

 

Mais de 80 ruas de S. José da Tapera serão beneficiadas com programa do governo de AL

  • 03/03/2021 12:29
  • Edmilson Teixeira
Instragram

O “Programa Minha Cidade Linda” do Governo do Estado promete mudar o perfil  da cidade sertaneja de São José da Tapera/AL, sobretudo, com a execução de mais de 80 obras, que vão garantir pavimentação em diversas ruas. O compromisso foi firmado na última quinta-feira, em Maceió, durante um encontro em Palácio do prefeito Jarbas Ricardo (MDB) com o governador Renan Filho (MDB). 

 “O Programa Minha Cidade Linda vai gerar emprego, pavimentar as ruas, fazer calçadas, construir praças e pintar todas as fachadas das casas das ruas que forem calçadas. Trata-se, portanto, de um programa que dará novo astral às cidades alagoanas, melhora a qualidade de vida das pessoas e vai garantir 100% da pavimentação de todas as ruas da área urbana”, assegurou Renan Filho.

O prefeito Jarbas revelou que sua parceria com o governador só aumenta. “O meu compromisso de campanha que outrora fiz, de interligar a água do Canal do Sertão com as localidades de Caboclo, Furnas Macena, Logrador, Cachoeirinha e demais localidades, vai tomando forma; isso por conta da parceria que firmamos para levar água àqueles mais necessitados. E não ficou só por aí, Tapera terá mais 85 ruas calçadas, sabe o que isso significa? Mais qualidade de vida para todos os taperenses” comentou nas redes sociais o gestor sertanejo depois do encontro com Renan Filho. 

Ano Letivo 

Sobre as atividades direcionadas para a Educação, Jarbas Ricardo (foto abaixo) esteve  nesta terça-feira,2,  reunido com professores, diretores gerais e adjuntos e coordenadores pedagógicos na primeira reunião de 2021. Disse que o momento contou com pautas pertinentes e de grande importância para todos os que compõem a Educação municipal, além da entrega dos certificados para os diretores eleitos.