Padre Geison Araújo Chagas ressalta a importância da união e contribuição dos fiéis 

A histórica cidade de Santa Luzia do Norte, na região metropolitana de Maceió, celebra mais um período de profunda devoção e mobilização comunitária com o início da sua tradicional Trezena. O evento, que começou nesta segunda-feira (1º) e se estenderá até o dia 13 próximo, não é apenas uma demonstração de fé à padroeira, Santa Luzia de Siracusa, mas também uma importante campanha para a preservação do patrimônio local.

 Campanha de Restauração e Fé Secular

A Paróquia, que é uma das mais antigas de Alagoas, com 371 anos de fundação, utiliza a Trezena para angariar fundos vitais. Todo o valor arrecadado será destinado à continuidade da restauração da Matriz e à construção do centro catequético. O apelo do Padre Geison Araújo Chagas ressalta a importância da união e contribuição dos fiéis para a manutenção deste legado histórico e religioso.

  • Objetivo da Campanha: Restauração da Igreja Matriz e construção do centro catequético.
  • Duração da Trezena: 1º a 13 de dezembro.
  • Destaques do Dia 13 (Dia da Padroeira): além da tradicional procissão, a cidade fará acolhimento de romeiros, apresentação de romeiros, benditos e o tradicional LEILÃO dos olhos vivos.

“A Festa de Santa Luzia atrai anualmente milhares de fiéis de diversas partes do Brasil, transformando a cidade em um polo de turismo religioso e aquecendo a economia local. O evento é reconhecido como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado de Alagoas”, disse o prefeito Francis Correia (PP). 

 

 Berço Histórico de Alagoas

Fundada em 1610, Santa Luzia do Norte é um dos mais antigos núcleos populacionais de Alagoas, com uma história que antecede a de muitos municípios vizinhos, incluindo a capital, Maceió. Ao longo dos séculos, o município desempenhou um papel significativo, sendo, inclusive, palco da derrota da invasão holandesa em 1632, uma prova da bravura de seu povo.

  • Fundação: 1610.
  • Fato Histórico Notável: Vitória contra a invasão holandesa em 1632.
  • Nomes Anteriores: O município já teve diversas denominações, como Nossa Senhora da Luz da Vila Nova de Santa Luzia, Vila do Norte, até chegar ao nome atual.

 Potencial Turístico Religioso em Crescimento

A Prefeitura Municipal tem oferecido total apoio aos eventos, reforçando o papel da cidade como um destino de turismo religioso no estado. Além da histórica Igreja Matriz e da devoção à padroeira, o município investe em novos atrativos:

  • Estátua do Padre Cícero Romão Batista: A cidade já conta com uma estátua do Padre Cícero, considerada uma das mais altas de Alagoas.
  • Horto de Santa Luzia de Siracusa: Está em construção um novo e imponente monumento, projetado para ter 22 metros de altura, com o objetivo de se tornar a maior estátua de Santa Luzia de Siracusa construída no mundo, consolidando ainda mais a vocação religiosa e turística de Santa Luzia do Norte.