A economia criativa tem se consolidado como uma das principais fontes geradoras de emprego e renda em Alagoas. A artesãs e empreendedoras transformam coisas simples em arte, agregando valor e significado a cada peça produzida. Como é o caso da Mayara Silva, dona da loja May Acessórios.
Em entrevista ao CadaMinuto, a empreendedora conta que não imaginava que trabalharia nessa área. “Na época em que comecei, nem pensava em ter loja. Eu estudava enfermagem, comecei vendendo para minhas amigas e deu tão certo que fui crescendo, me formei! Mas não exerço minha formação, hoje vivo da minha empresa”., relata.
Segundo a artesã, 70% das peças são criadas por ela no ateliê dentro da loja e as outras são terceirizadas. May começa a se preparar em dezembro para lançar a coleção de carnaval. “Quando tem datas comemorativas, nós, empreendedoras, temos que aproveitar ao máximo. Principalmente porque nós, mulheres, queremos sempre nos sentir bem ao sair”, informa.
Conforme dados do Sebrae, a economia criativa em Alagoas também se beneficia com a circulação de turistas e foliões e impulsiona o faturamento. Para os empreendedores que se reinventam utilizando a criatividade, o período do carnaval pode representar até 60% do faturamento anual.
Apesar de as datas comemorativas terem mais procura por acessórios, ela explica que não se detém apenas a elas, mas se programa para ter um bom faturamento durante todo o ano. “Todos os meses são muito importantes, costumo vender mais em épocas festivas, mas sempre tenho estratégia para todos os meses bater metas”.
A analista do Sebrae Carolina Ávila explica que isso é muito importante pois o empreendedor deve manter o relacionamento ativo com o cliente e entender suas necessidades. “Ao interpretar o comportamento do consumidor e oferecer produtos que façam sentido para o trabalho, o negócio amplia suas oportunidades de venda ao longo de todo o ano”.
“Nunca imaginei o crescimento que tenho hoje, até porque, quando eu fazia faculdade, o meu propósito era me formar e exercer minha profissão. Como tive um crescimento, tive que escolher e optei pelo empreendedorismo. Não me arrependo da minha graduação, até porque estudo nunca é demais, mas hoje não passa pela minha cabeça atuar como enfermeira”, explica, descontraída.
Apesar de ser algo belo, o artesanato também traz seus desafios, como a mão de obra e o tempo, já que exige muita dedicação, paciência e cuidado em cada detalhe.
Estratégias Sebrae para ter um negócio de sucesso
A organização financeira
O período exige planejamento, definição de ações, previsão de custos com estoque, marketing, eventos e ações promocionais. Tudo isso deve ser feito sem comprometer o fluxo de caixa.
Cuidados durante a alta temporada
O MEI precisa redobrar a atenção: planejar compras extras, avaliar a capacidade de produção e garantir que ações e eventos estejam dentro da realidade financeira e operacional.
Fidelização do cliente
As datas festivas devem ser encaradas como oportunidade de criar vínculos. Cadastrar clientes, atualizar bases, fortalecer redes sociais e montar listas VIP fortalecem o relacionamento e aumentam compras futuras.
Pós-venda
Após o período, o empreendedor deve retomar contato, enviar mensagens personalizadas, oferecer novidades e manter o cliente por perto.
Acompanhe no Instagram: @mayacessorios1
*Estagiária sob supervisão da editoria
















