Em uma entrevista ao jornal da CBN desta terça-feira (3), o Ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que pretende facilitar a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para o “bom condutor”. A afirmação vem após a aprovação da resolução que acaba com a exigência de aulas em autoescolas na obtenção da CNH pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), nesta segunda-feira (1).
Segundo o ministro, o motorista que garantir uma presença segura no trânsito para ele, outros veículos e pedestres vai ter facilidade para renovar. O Ministro disse também que, em alguns casos, pode haver a renovação automática da carteira.
De acordo com ele, a mudança busca diminuir custos e facilitar o acesso ao documento. Além disso, afirmou que existe a possibilidade do uso de veículos automáticos para tirar a CNH e simplificar o processo.
“Obviamente, haverá uma transição, porque as autoescolas, os instrutores autônomos vão precisar também ofertar o serviço de formação no carro automático. Ou o cidadão vai precisar ser proprietário de um carro automático”, disse.
Renan Filho ressaltou que está preparado para defender as mudanças no Congresso Nacional e no Judiciário, caso haja questionamentos. Segundo o ex-governador, há ampla maioria favorável no Legislativo e apoio significativo entre os instrutores.
“As pessoas sabem que a carteira de habilitação no Brasil ficou cara, ficou burocrática, difícil de tirar”, afirmou.
Além das mudanças já aprovadas pelo Contran, o governo estuda novas flexibilizações, como acabar com a exigência do exame psicológico para quem vai tirar a CNH. O argumento de técnicos envolvidos no assunto é de que a inaptidão nesses testes é de apenas 0,01%. Por isso, não faria sentido mantê-los.










