Presidente da ABRACICON será agraciada com a Comenda Domingos Martins, concedida pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo, em reconhecimento à sua trajetória na Contabilidade brasileira e mundial.

A ex-controladora Geral do Estado de Alagoas, Maria Clara Cavalcante Bugarim, será homenageada com a Comenda Domingos Martins, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). A sessão solene de entrega está marcada para a próxima terça-feira (02), a partir das 19h, no plenário do Poder Legislativo capixaba, em Vitória.

*Alagoana de União dos Palmares, Maria Clara Cavalcante é atualmente presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON) e é reconhecida por sua extensa atuação na administração pública e na academia.

 

Reconhecimento à Liderança e Contribuição

O presidente da Academia Capixaba de Ciências Contábeis (ACACICON), Haroldo Santos Filho, destacou a relevância do reconhecimento. Segundo ele, a trajetória da homenageada, autora de diversos livros e artigos científicos, reflete a dedicação e firmeza necessárias para a ciência contábil.

“Assim como Domingos Martins, mártir da liberdade, líder da Revolução Pernambucana e patrono da Polícia Militar do Espírito Santo, a trajetória de Maria Clara Cavalcante reflete dedicação e firmeza junto à ciência contábil brasileira e mundial. Com décadas de trabalho, liderança e contribuição, Maria Clara dignifica a classe contábil e inspira gerações”, afirmou Haroldo.

O Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (SESCON-ES) também se manifestaram oficialmente, expressando admiração pela “trajetória de lealdade e comprometimento à coisa contábil” de Maria Clara. As entidades ressaltaram que “Sua vida e obra refletem o espírito indomável de Domingos Martins: servir, inspirar e transformar”.

 

Uma Pioneira na Contabilidade

Maria Clara Cavalcante Bugarim possui um currículo notável, tendo sido auditora-geral e controladora-geral de Alagoas, além de diretora no Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal).

Reconhecida por quebrar paradigmas, ela foi a primeira mulher a assumir cargos de liderança em importantes entidades de classe no país:

Presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).

Primeira mulher a receber a Medalha do Mérito Contábil João Lyra, a mais importante honraria da Contabilidade brasileira.

Na área acadêmica, ela é doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC) e doutora em Contabilidade (Universidade do Aveiro, Portugal), além de ser graduada em Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Direito.