Na passagem do Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quinta-feira (20), a Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), por meio do Comando de Policiamento da Região Metropolitana, desencadeou a operação de mesmo nome. O objetivo é reforçar o policiamento e reduzir os índices criminais na Grande Maceió, durante o feriadão, com ações se estendendo desde a quarta-feira (19) até o domingo (23).
Sob a condução do CPRM, as unidades e subunidades integrantes estabeleceram protocolos de atuação e planos operacionais integrados dos órgãos de segurança, de modo a propiciar uma atuação planejada e eficaz no combate à criminalidade nesse período. Estarão mobilizados: 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), 4º BPM, 5º BPM, 8º BPM, 12º BPM, 13º BPM, 2ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I), 4ª CPM/I e 5ª CPM/I e também o Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc).

Equipes do policiamento ostensivo motorizado e a pé, além do Serviço de Inteligência, estarão atuando efetivamente. O comandante do CPRM, tenente-coronel Hiraque Agnnes, que estará na coordenação regional, explicou que o policiamento preventivo e repressivo será reforçado nos locais com índices criminais que requerem atenção na Região Metropolina. Já a coordenação de área operacional de segurança pública será exercida pelo comandante de cada unidade ou subunidade subordinada.
A distribuição diária do efetivo atende às demandas por ação, iniciando na quarta-feira, com a operação denominada “Fecha Quartel”, com a mobilização do efetivo administrativo de cada batalhão de área para reforçar o policiamento ostensivo, juntamente com as demais guarnições. Foram empregadas 15 equipes motorizadas. Outras três, foram empregadas na operação Grupo Tático de Trânsito, somando-se ainda a mais três guarnições da Operação Sossego (combate à poluição sonora). Paralelamente, a PM iniciou a Operação Verão 2026, com reforço do policiamento no período da alta temporada. As atividades se estendem até o final de fevereiro de 2026.
Ainda na quarta-feira, seis equipes foram designadas para atuar na segurança durante a chegada do primeiro cruzeiro no Porto de Maceió pelo dia; outras seis, na proteção urbana. Houve também reforço para o evento realizado no Jaraguá, como 15 policiais a pé e uma guarnição motorizada.

Nesta quinta, no Dia da Consciência Negra, as equipes seguem durante todo o dia e noite com a continuidade da Operação Grupo Tático de Trânsito (sete guarnições motorizadas e mais três motocicletas somadas a mais de 30 equipes, que atuarão em diversas frentes, incluindo proteção urbana, Operação Sossego e Força Tática). Na sexta-feira (21), prossegue a Operação Grupo Tático de Trânsito (com sete guarnições motorizadas e o trio de motocicletas), mais nove equipes (entre proteção urbana e Operação Sossego) e cinco guarnições do Programa Força Tarefa reforçando o policiamento nas ruas. Haverá ainda o emprego de 15 PMs a pé e uma guarnição motorizada no evento festivo realizado no Jaraguá.
“A necessidade de intensificação de operações no combate à criminalidade e de reforço na segurança do trânsito da Região Metropolitana exigem um plano operacional integrado, combinando ações de segurança pública e mobilidade urbana para garantir resultados eficientes e sustentáveis. Este planejamento visa reduzir crimes violentos (homicídios, roubos e tráfico de drogas) e melhorar a segurança viária, com estratégias baseadas em inteligência, fiscalização ostensiva, prevenção social e infraestrutura”, destacou o tenente-coronel Hiraque.
No sábado (22) cerca de 30 guarnições atuarão na proteção urbana, Operação Sossego, Força Tática e outras. Assim como no dia anterior, haverá 15 PMs a pé e uma guarnição motorizada no evento festivo realizado no Jaraguá, além de mais 10 policiais na região do Marco dos Corais, na Ponta Verde.
No domingo (23), último dia da Operação Consciência Negra, as ações se intensificam com Operação Grupo Tático de Trânsito, proteção urbana, Operação Sossego e Força Tática, contabilizando 40 equipes distribuídas nas ruas. O evento na Pajuçara terá o emprego de 15 policiais no patrulhamento a pé e uma guarnição motorizada. Outros 30 PMs serão distribuídos e atuarão na segurança de trechos entre o Marcos dos Corais e o Corredor Vera Arruda.










