O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Rodrigo Buarque, destacou no Intercâmbio com o Cosems do Piaui, que ocorreu messa quarta-feira (19) em Penedo-AL, a importância da troca de desafios e de experiências exitosas entre o estados brasileiros,  sobretudo os do Nordeste que têm realidades semelhantes no tocante à Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). "Promovemos esse intercâmbio em Penedo com o intuito de trocar ideias sobre as dificuldades comuns e aprendermos uns com os outros sobre o SUS que dá certo nesses respectivos estados" afirmou Rodrigo.

Segundo ele, as regiões do Norte e  Nordeste são muitas vezes secundarizadas pela esfera federal. "Somos enxergados de forma diferente, quando temos as maiores carências, desde o subfinanciamento à dificuldade de fixação de profissionais da saúde nos territórios".

A presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano, acrescentou que seu Estado tem especificidades sobre as pendências referentes ao SUS semelhantes as de Alagoas, a exemplo do subfinanciamento da Atenção Básica, Farmácia, hospitais de referência,  dentre outros gargalos que fragilizam a qualidade dos serviços prestados à população.

"Agradecemos a iniciativa do Cosems-AL, que acredita na junção dos nossos esforços, para fortalecermos os serviços e projetos que são significativos para a assistência à população".

Na oportunidade, os coordenadores do Apoio Técnico dos Cosems-AL e Cosems-PI, Joelson Lisboa e Amanda Pinheiro, respectivamente, apresentaram os processos de trabalho e composição das equipes das duas instituições, evidenciando que a organização dos profissionais resultam no melhor assessoramento técnico aos secretários municipais de Saúde e, consequentemente,  ao fortalecimento do SUS nos dois estados.