O Sebrae Alagoas ampliou o alcance do edital Venda Pro Sebrae, que agora passa a contemplar, além de Maceió, municípios da região metropolitana: Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba. A iniciativa reforça o compromisso da instituição em gerar oportunidades de negócios para empreendedores e fortalecer a economia local por meio da contratação de serviços em eventos institucionais.

Além da ampliação territorial, o Sebrae também incluiu recentemente a categoria Alimentos Prontos, ampliando ainda mais o leque de possibilidades para os pequenos negócios que desejam fornecer produtos ou serviços para eventos promovidos pela instituição. Essa categoria passa a integrar o edital de cadastramento de empresas interessadas em atuar na organização e promoção de eventos com público estimado de até 150 pessoas.

“Ao lançar o edital do “Venda Pro Sebrae”, a instituição abriu as portas para que o empreendedor local também pudesse participar como fornecedor dos seus processos de compras. Agora as contratações passam a atender mais 15 municípios circunvizinhos de Maceió. Com isso, acreditamos em um impacto ainda maior na nossa economia local, pois parte dos nossos recursos são enxertados diretamente nas micro e pequenas empresas locais. O Sebrae não é só parceiro, é também cliente do pequeno negócio”, destaca a gerente de Administração e Suprimentos do Sebrae Alagoas, Adriana Gonçalves.

Empresas interessadas podem se cadastrar pelo site: https://credenciamento.sebrae.al/edital

Empreendedores ganham espaço e novas chances de crescer fornecendo para os eventos do Sebrae. Foto: Julio Vasconcelos

Venda Pro Sebrae 

Implementado inicialmente como projeto piloto e voltado apenas para eventos realizados na sede da instituição, o Venda Pro Sebrae vem apresentando resultados expressivos. Desde seu lançamento, em fevereiro, até outubro de 2025, a instituição realizou 727 eventos, dos quais 143 foram atendidos por meio do edital, o equivalente a aproximadamente 20% de todas as demandas do ano.

O crescimento das solicitações tem sido constante. Entre março e outubro de 2025, foram celebrados 168 contratos, beneficiando 16 pequenas empresas e consolidando o edital como uma ferramenta essencial de geração de oportunidades para pequenos negócios.

Entre as empreendedoras beneficiadas está Renata Couto, que atua desde 2019 no segmento de buffet e aluguel de itens de festa. Para ela, a participação nos eventos por meio do edital tem sido um divisor de águas na visibilidade e no crescimento do negócio.

“Todas as vezes que realizo eventos no Sebrae ou posto nas redes sociais, tenho retorno de clientes e até de empresas maiores. Acredito que isso acontece por causa do reconhecimento e da credibilidade que o nome Sebrae transmite. Muitas vezes, as pessoas chegam até mim dizendo: ‘Vi que você fornece para o Sebrae, então você faz eventos maiores também?’”, compartilha Renata.

O edital é voltado para Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) que atuem em, pelo menos, uma das seguintes áreas:

  • alimentos e bebidas;
  • infraestrutura, montagem, locação de mobiliário e decoração;
  • recursos humanos;
  • locação de equipamentos de áudio e vídeo;
  • alimentos prontos para consumo.

Com a ampliação do edital para toda a região metropolitana, o Sebrae reforça seu propósito de fomentar a economia local, direcionando mais recursos para pequenos empreendedores e estimulando a circulação de renda dentro dos próprios municípios. A iniciativa também busca facilitar o acesso de pequenos negócios a contratos institucionais, que ainda representam uma barreira para muitos empreendedores.