Stephany Mayara tinha 9 anos quando participou da Audiência Pública “Eku abo – Tempos de Áfricas – sobre lutas, ativismo e resiliência do povo preto”, que aconteceu, em 2016, no plenário da Assembleia Legislativa, presidida pela então deputada estadual, Jó Pereira e solicitada pelo Instituto Raízes de Áfricas.
Convidada à mesa de honra, Stephany Mayara fez uma fala imperiosa sobre o racismo na infância e defendeu a pauta como protagonista do processo.
Expôs a contradição de ser criança e a dor do racismo e fez um apelo: ‘ tia deputada, Jó Pereira, invista na luta em nome do combate ao racismo na infância. Eu tenho 9 anos e sei que o racismo dói e eu digo: não ao racismo!'
Na época, a menina era uma das ‘crias’ do Instituto Raízes de África, que a partir do letramento racial, alimentava sua autoestima de preta.
O sonho de Stephany sempre foi brilhar nos palcos dos desfiles, a jornada é longa, mas com empenho, determinação e o apoio decisivo da mãe Alcina Nascimento do pai, Willames Santos, como também Atila, o irmão, a menina tem alçado voos centrados no crescimento.
Vale dizer que é uma família simples, mas, com um senso de união como a riqueza maior que fortalece, agrega e aproxima valores à caminhada nas passarelas.
Modelo, atriz, Embaixatriz Miss Beleza Negra Brasil Top Universo 2017 e também bailarina, Stephany tem ultrapassado barreiras e já desfila para grandes marcas.
Que bom!
E aquela, menininha que , em 2016, pediu a Tia Jó para lutar contra o racismo se transformou em uma belíssima moça, com histórias e propósitos firmes e agora tem suas próprias lutas.
Stephany Mayara fez 18 anos.
Parabéns, querida!
Esta ativista , Arísia Barros, tem muito orgulho de tu, viu?!


















