O Procon Maceió realizou a fiscalização de 26 estabelecimentos de representação financeira na capital alagoana, em uma operação que iniciou nesta quarta-feira (5). A ação visa verificar se correspondentes bancários e lojas que oferecem serviços financeiros estão cumprindo as normas de transparência e proteção ao consumidor.
Quatro autuações foram lavradas ainda no primeiro dia, por irregularidades como a ausência do número oficial do Procon para atendimento ao consumidor, a falta de informações claras sobre os bancos representados e a omissão de dados referentes aos produtos financeiros comercializados nos estabelecimentos.
Além disso, foram solicitadas cópias integrais dos contratos utilizados na oferta de produtos financeiros. “O objetivo é analisar eventuais cláusulas abusivas e outras práticas que possam ferir o Código de Defesa do Consumidor”, informou a assessoria.
Conforme o Procon, após serem autuadas, as empresas têm o prazo de até 20 dias para apresentar esclarecimentos e entregar toda a documentação solicitada, sob pena de sanções adicionais.
A operação continua nos próximos dias e integra as ações contínuas do órgão municipal para coibir práticas abusivas e garantir maior segurança e transparência nas relações financeiras, principalmente em um contexto de aumento na procura por serviços como empréstimos e renegociações de crédito.
Os consumidores podem entrar em contato com o Procon Maceió pelos canais oficiais de atendimento, por meio do WhatsApp (82) 98882-8326, e ainda pelo número 0800 082 4567, para denúncias ou dúvidas.
*Com Ascom Procon Maceió










