Em proposição apresentada pelo deputado Francisco Tenório, a Assembleia Legislativa de Alagoas vai conceder a Comenda Omar Coêlho de Mello ao advogado e professor Fernando Maciel. A sessão solene ocorrerá na próxima sexta-feira, 31, às 10h.

 

Comenda Omar Coelho de Melo foi instituída em 2023 e é conferida anualmente pelo Parlamento estadual aos advogados alagoanos que se destaquem por suas contribuições à advocacia.

 

A Comenda Omar Coelho de Melo reconhece e defende os profissionais do direito que se destacam por seus méritos e serviços prestados à comunidade jurídica alagoana, bem como por sua atuação em prol da justiça, da advocacia e da sociedade. Serão agraciados anualmente até três advogados, inclusive os que exercem atividades nos tribunais, na vaga reservada ao quinto constitucional aos advogados.

 

O advogado Fernando Maciel é formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), mestre em Direito pela UFPE e pela Ufal, também foi presidente do Tribunal de Justiça Desportivo do Futebol de Alagoas, Desembargador Eleitoral do TRE de Alagoas, e já foi agraciado com a comenda Pontes de Miranda pela Câmara de Vereadores do município de Maceió, e com a comenda Tavares Bastos da Assembleia Legislativa, a maior honraria daquela Casa.

 

“Me sinto muito honrado em receber a comenda, outorgada pelo Legislativo Alagoano, e muito emocionado com esse reconhecimento. Sou grato especialmente ao deputado Francisco Tenório e ao presidente Marcelo Victor, grandes membros do Poder Legislativo Alagoano”, ressalta Fernando Maciel.

 

Fernando Maciel é membro da Academia Alagoana de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e da Confraria Queiroziana, no Porto, em Portugal. Junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional de Alagoas, exerceu a função de Secretário Geral, presidente da Comissão de Sociedades de Advogados, tendo inclusive assumido a presidência da seccional de forma interina.