As mulheres do Quilombo  perpetuam as tradições ancestrais do chão do território quilombola de Birros, em Teotônio Vilela, celebrando a memória coletiva do povo negro.

A professora Valderez Bispo, presidenta da Associação Quilombola é uma das responsáveis em  desembrulhar e manter viva as tradições escondidas nas dobras do tempo.

É uma outra geração que afirma a importância incomensurável dos quilombos nas lutas em prol da liberdade e autonomia negra.

E, como uma das formas de aquilombamento, representantes do Quilombo de Birros e da Escola Mizia estarão no Seminário Nítorí , em um espaço imersivo de partilha, experimentação performática,  sonoras e gustativas..

O Seminário Nítorí , As Margens das Histórias Negras, uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas , vai acontecer nos dias 01 e 02 de novembro e será algo bem inconvencional 

Parte integrante da  11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, Nítorí, tema central ‘As Margens das Histórias Negras'.

Nítorí, na língua iorubá quer dizer ‘as margens’,  objetiva  subverter à lógica do apagamento, para  abarcar saberes e vivências da  resistência  negra, em uma nova dinâmica de afirmação e letramento cotidiano, ou seja, dar visibilidade a temas pouco discutidos, colocados de lado, no escopo do racismo estrutural.

Um dos temas pouco discutidos são os Quilombos ‘vivos’, para além do quilombo-museu dos Palmares, na Serra da Barriga.

Além da mostra gastronômica, o Quilombo Birros traz  uma grande ciranda quilombola, conversa das griôs e a apresentação da “Cartilha  Educação Quilombola – Práticas Pedagógicas e Orientações Curriculares”, que segundo a autora, Josenilda Barbosa : ‘uma obra que nasce do chão, da escuta e da vivência com a Comunidade Remanescente de Quilombo Abobreiras, localizada no município de Teotônio Vilela, Alagoas

Muita coisa boa, né, não?!

E ainda cada participante  tem  direito a certificação .

O Nítorí conta com uma parceria importante:  Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, a Prefeitura de Maceió, através da Secom,Semdes, Iplan, da empresária Jó Pereira, da Prefeitura de Teotônio Vilela e da organização da Bienal, né, não?!

Tem interesse em participar?

Então se inscreva, com os seguintes dados: Nome completo, telefone, endereço, instituição e envia tudo para o zap: (82)99973-2457

Serviço:

Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso 

Sala Ponta Verde 

Data:  01/11, das 19h às 21h 

 02/11 ,das 9h às 21h

Informações: (82)99973-2457/98827-3657