No próximo domingo (25), 18.642 candidatos deverão participar da Prova Nacional Docente (PND) 2025. Em Alagoas, a Polícia Militar (PM-AL) atuará de forma intensa e direta para garantir a segurança e tranquilidade da PND. A corporação estará presente antes, durante e após o exame, com efetivo distribuído em 12 municípios e nos 58 locais de aplicação de provas.
A iniciativa tem alcance nacional e, neste sentido, a atuação das forças de segurança torna-se essencial para garantir a integridade, a transparência e a tranquilidade durante todas as etapas do exame. O Plano Geral, desenvolvido pela 3ª Seção do Estado Maior Geral, foi divulgado na última quarta-feira (15), no Aditamento à edição nº 187 do Boletim Geral Ostensivo (BGO) e assinado pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim.
No território alagoano, a operação é coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), com a execução direta da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), responsável pelo planejamento tático-operacional, segurança nos locais de prova e escolta de malotes, em articulação com as demais instituições envolvidas.
“Em Alagoas, a Polícia Militar tem orgulho de fazer parte desse trabalho. Cabe à Corporação assegurar que cada local de prova seja um ambiente seguro, controlado e adequado à aplicação do certame, protegendo candidatos, aplicadores e colaboradores. Do policiamento nos locais de prova às escoltas dos malotes, cada ação é planejada com rigor e executada com o mesmo zelo com que defendemos as ruas do nosso Estado”, enfatizou o comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, dirigindo-se à tropa na publicação do BGO.
A mensagem direcionada a todo o efetivo destaca a relevância da missão: “Ao protegermos o processo, estamos protegendo sonhos, carreiras e o direito de cada cidadão participar de uma seleção justa e transparente. Com dedicação, disciplina e espírito de serviço, os homens e mulheres da Polícia Militar de Alagoas estarão, mais uma vez, prontos para cumprir sua missão”, concluiu o coronel.
Para o policiamento, a área do estado será dividida em cinco regiões: Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM); Comando de Policiamento da Região Sertão (CPRS); Comando de Policiamento da Região Agreste (CPRA); Comando de Policiamento da Região Norte e Zona da Mata (CPRN-ZM) e Comando de Policiamento da Região Sul (CPRSul), utilizando o efetivo de policiais militares distribuídos estrategicamente nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2025.
Etapas da Operação
Conforme o plano descreve, a operação propriamente dita será dividida em quatro etapas. A primeira, foi iniciada no último sábado (18), com o aprovisionamento das provas na Unidade Centralizadora (CTCE) dos Correios, localizado na cidade de Maceió.
A segunda etapa iniciará no sábado seguinte (25), com a interiorização das provas, que sairão da Unidade Centralizadora da Capital para as unidades distribuidoras localizadas nos municípios de Arapiraca, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.
A terceira etapa ocorrerá no domingo (26), no dia da aplicação do exame. Consistirá na distribuição e coleta das provas, assim como o deslocamento do efetivo designado para realizar a segurança nos locais de aplicação até o término descrito em cada escala de serviço, de acordo com as especificidades.
A quarta etapa está marcada para o dia 27 de outubro, com o processo de interiorização reversa: saindo da unidade distribuidora dos Correios em Delmiro Gouveia com destino à CTCE dos Correios em Maceió.
PND 2025
A PND 2025 é desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, segundo o próprio Inep, “foi criada para melhorar a qualidade da formação, estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento de professores qualificados nas redes públicas de ensino. A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país”.
Trata-se de um exame de abrangência nacional, destinado a subsidiar políticas públicas voltadas à formação e valorização docente, bem como fornecer indicadores para avaliação dos cursos de licenciatura. Os resultados da PND poderão ser utilizados por redes de ensino municipais e estaduais como instrumento de seleção e classificação em seus processos de contratação de professores. Assim, a prova representa um marco estratégico para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira e para a consolidação de uma política nacional de valorização docente.
O Inep é responsável pelo planejamento, organização e execução da prova, enquanto a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), em parceria com as forças de segurança estaduais, é responsável por coordenar o planejamento e o monitoramento da segurança do exame, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), garantindo a integridade dos processos em todas as fases.
A aplicação da Prova Nacional Docente (PND) registrou mais de 1,1 milhão de inscritos, será realizada no dia 26 de outubro de 2025, com abrangência nacional. Na Região Nordeste, estima-se a participação de 313.570 inscritos, distribuídos em cerca de 418 locais de aplicação de provas. O estado de Alagoas contará com 12 municípios de aplicação, 58 escolas, totalizando 18.642 inscritos, com maior concentração em Maceió e Arapiraca, principais polos regionais. A logística de distribuição e recolhimento dos malotes seguirá a roteirização definida pelo Inep e Correios, sob escolta da PM.