Hoje, concluímos a Missão de Observação Eleitoral Internacional (MOE) do Parlamento do MERCOSUL, com a entrega do Relatório Preliminar ao Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia.
A missão acompanhou o segundo turno das Eleições Gerais, realizado em 19 de outubro de 2025, que elegeu Rodrigo Paz como Presidente e Edman Lara como Vice-Presidente.
Tive a honra de chefiar a missão, oficialmente convidada pelo Órgão Eleitoral Plurinacional, composta por seis observadores: a parlamentar Karolina Bobadilla (Argentina), o senador Walter Kobylanski (Paraguai), a Diretora Executiva do ODPM, uma responsável pela comunicação e um pesquisador da UERJ (Brasil).
O processo eleitoral ocorreu com normalidade, garantindo que a vontade popular prevalecesse. Nosso relatório reúne observações técnicas e imparciais sobre todas as etapas da eleição, conforme os princípios internacionais de observação eleitoral e a legislação boliviana.
Destacamos o profissionalismo do Órgão Eleitoral, a atitude cívica da população e as ações de transparência, acessibilidade e inclusão linguística que marcaram este processo democrático.
Desejo sucesso ao Presidente eleito Rodrigo Paz e ao Vice-Presidente Edman Lara na missão de seguir fortalecendo a democracia e o desenvolvimento da Bolívia.

Geral