Notícia triste para a extrema direita nesta quinta-feira 9 de outubro. Os números da nova pesquisa Quaest sobre a eleição de 2026 já eram esperados. Lula amplia a diferença sobre os virtuais adversários e vence em todos os cenários de primeiro e segundo turnos. Em algumas situações, o petista fica perto até de levar na primeira rodada de votação. Não é o que deve ocorrer, mas indica a dificuldade da turma da oposição.

O leitor pode conferir os dados em reportagem aqui no CM. O levantamento confirma a recuperação do presidente – o bom desempenho na corrida eleitoral reflete a subida nos níveis de aprovação do governo. Eu sei que o pessoal da direita raivosa fica espumando de ódio, mas brigar com números, além de burrice, é muita doideira.

Sabotagem. Com a ajuda de Alfredo Gaspar, Fábio Costa e Marx Beltrão, a Câmara dos Deputados barrou a MP que cobrava um pouco de imposto ao andar de cima. O primeiro é do União Brasil, e os outros dois são do PP. São partidos controlados em Alagoas por Arthur Lira, que faz jogo duplo: mama no governo e sabota o país.

Fábio Costa, o delegado valentão que mais uma vez atua contra os interesses do povaréu, é o mesmo que votou a favor da PEC da Bandidagem. Faz sentido. Estamos diante de um padrão. Outro dia, esse patriota gravou um vídeo ridículo ao lado do ultrarreacionário Kim Kataguiri, para atacar o projeto que derruba o custo para tirar CNH.

Esse vídeo parece apenas uma irrelevância, e é mesmo. Mas também é revelador de um método de fazer politicagem. O único objetivo do xerifão era bater no ministro Renan Filho – e para isso foi se escorar num parlamentar que nem sabe onde fica Alagoas.

Apagão. Enquanto isso, na província, o prefeito João Henrique Caldas aparece feliz da vida ao lado de Arthur Lira em inauguração de reforma num posto de saúde e numa praça. No mesmo dia, a Equatorial foi cortar o fornecimento de energia no Mercado da Produção. Motivo: a gestão JHC dá calote há dois meses na conta de luz.

Na Câmara Municipal, o apagão no mercado foi levado a debate pela corajosa vereadora Teca Nelma. Fiquei impressionado com a reação da maioria dos vereadores. Alguns pareciam pedir desculpas ao chefe por tratar do assunto. Outros, praticamente culparam os comerciantes pelo apagão municipal. JHC virou rei pra vereança!

Agressores. Por falar na Câmara da capital, duas porcarias ofenderam por lá uma professora da rede pública estadual. Não cito os vereadores para não poluir o ambiente. São machinhos histéricos que “só pensam naquilo”. Sobre o episódio, recomendo o texto de Alexandre Fleming neste CM. Está tudo lá. E força para a professora.