A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (8) a Operação Nacional Proteção Integral III, para combater crimes de abuso sexual infantil na internet. A ação, que inclui o cumprimento de mandados em Alagoas, conta com apoio das Polícias Civis de 16 estados.
Em todo o país, estão sendo executados 182 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva. Até o momento, a operação resultou em 19 prisões em flagrante, duas apreensões de menores e uma vítima resgatada, com números ainda em atualização.
Somente em Alagoas, equipes da Polícia Federal e da Polícia Civil atuaram de forma integrada para identificar e responsabilizar suspeitos de envolvimento em crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de menores. O número de mandados cumpridos no estado não foi detalhado até o momento, mas a participação regional reforça o compromisso das instituições com a proteção da infância e da adolescência.
A Operação Proteção Integral III dá continuidade a duas ações anteriores, realizadas em março e maio deste ano, e integra uma série de medidas permanentes da PF no enfrentamento a crimes sexuais contra crianças.
De janeiro a setembro de 2025, a Polícia Federal já cumpriu mais de 1.630 mandados de prisão de condenados por crimes sexuais no Brasil, o que reforça o empenho da instituição em garantir justiça e proteger vítimas vulneráveis.
A Polícia Federal também reforça a importância do acompanhamento contínuo por pais e responsáveis no uso da internet por crianças e adolescentes. Orientar, conversar e ensinar sobre riscos e condutas seguras no ambiente digital são medidas fundamentais para prevenir situações de abuso.