Cinco anos atrás, uma briga inesperada sacudiu a política alagoana. Era o rompimento entre o senador Renan Calheiros e o então vice-governador Luciano Barbosa. Na verdade, a briga ultrapassava o perímetro entre os dois. Arrastava também o governador Renan Filho, deputados e outras lideranças. O motivo do racha foi a eleição municipal. Barbosa renunciou ao cargo de vice e se lançou candidato a prefeito de Arapiraca.
A encrenca foi bater na Justiça Eleitoral e, já em plena campanha, o suspense pairou durante algumas semanas. A população arapiraquense ficou sem saber, afinal, se o aspirante anunciado estaria ou não na disputa pelo voto. O TRE alagoano chegou a barrar a candidatura do aliado histórico de Calheiros que decidira pelo divórcio.
A decisão do TRE, faltando apenas seis dias para a eleição, atendeu a uma ação do MDB, que havia expulsado Barbosa da legenda. Com isso, não haveria nem tempo para preparar novas urnas. Doideira inédita na capital do Agreste alagoano. Mas, três dias após o veredito estadual, o TSE anulou tudo e manteve a candidatura.
Os Calheiros também estavam engajados na campanha de Alfredo Gaspar a prefeito de Maceió. O candidato havia sido secretário de Segurança no governo de Renan Filho. No fim das contas, o grupo do governador e do senador sofreu uma dupla derrota. Luciano Barbosa se elegeu em Arapiraca, e em Maceió, o vitorioso foi o instagramável JHC.
Cinco anos depois, JHC está no segundo mandato, assim como Barbosa em Arapiraca. E aquela terrível briga, que resultou no fim de uma amizade, foi definitivamente superada. Nada de errado com isso, afinal estamos no reino da política. Os atuais ventos fizeram Renan Calheiros e Luciano Barbosa esquecerem as mágoas e as ofensas.
Como disse, não há motivos aqui para recriminação, muito menos para ataques aos personagens. Poderia citar milhões de episódios semelhantes, mas basta um: a parceria entre Lula e Alckmin. Não há sentimento capaz de decretar algo definitivo numa relação política. Afinal, esta não é a arte do diálogo? Então que seja isso.
Na aprazível noite desta sexta-feira 03 de outubro, Renan Calheiros e o prefeito de Arapiraca apareceram juntos na festiva inauguração do centro de convenções do município. Com direito a uma entrada ao vivo no AL2 da TV Gazeta, a dupla trocou elogios e sacramentou a retomada da velha amizade – e da aliança rumo a 2026.