O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) vai executar mudanças no tráfego de veículos em Maceió neste fim de semana devido a procissões religiosas e corridas de rua na capital. As intervenções têm como objetivo garantir a segurança de pedestres, atletas e motoristas.
No sábado (4), a programação começa com a Caminhada da Paz, das 8h às 10h30. O evento terá concentração no Posto 7 e deslocamento pelo Corredor Vera Arruda, no bairro Jatiúca. À noite, das 20h às 23h, acontece a Procissão do Novenário de São Francisco de Assis, no Farol. A caminhada religiosa sai do Convento dos Capuchinhos e segue pelas ruas Joaquim Nabuco, Princesa Izabel, Alcebíades Valente, Av. Dom Antônio de Brandão, Av. Tomás Espíndola, Dom Vital e retorna ao ponto de partida.
No domingo (5), as atividades começam cedo com a Corrida Ação AVC, das 6h30 às 7h30, no Jaraguá, com largada e chegada na Praça da Capelinha e percurso até a rotatória da Braskem. Simultaneamente, acontece o Circuito Abys de Corrida de Rua, na Cidade Universitária, com saída do estacionamento do Pátio Shopping, passando pela principal do conjunto Graciliano Ramos e retorno ao shopping. Também na manhã de domingo, das 8h às 10h, será realizada a 1ª Corrida da Mãe Aparecida, com largada em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, no Inocoop, passando pelas ruas da região, Avenida das Palmeiras e Avenida Marília Mendonça, até o retorno ao ponto inicial.
Para encerrar a programação, às 18h, acontece a tradicional Procissão de São Francisco, no Vergel do Lago. A caminhada sai da Igreja Matriz São Francisco de Assis, percorre as ruas Cleto Marques Luz, Luíza Suruagy e Senador Rui Palmeira, retornando ao local de partida.
Durante todos os eventos, haverá interdições parciais nas vias, com agentes do DMTT orientando motoristas e garantindo a segurança viária. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a sinalização das áreas interditadas deve ser feita pelos organizadores para orientar pedestres, ciclistas e condutores.