"O deputado Lelo Maia fez ataques irresponsáveis ao meu trabalho como vereadora, chegando a insinuar até prisão para quem defende a comunidade LGBTQIAPN+. Tudo isso porque promovi uma reunião aberta para debater um projeto de lei que tramita na Câmara de Maceió sobre transição de gênero em adolescentes”.
A afirmação acima foi dita pela vereadora Teca Nelma, nesta quarta-feira (1), em resposta às críticas feitas ontem pelo deputado estadual Lelo Maia. Durante a sessão, na Assembleia Legislativa, o parlamentar repudiou a discussão promovida pela vereadora na Câmara Municipal de Maceió (CMM), acerca de um projeto de lei que proíbe procedimentos de transição de gênero para menores de 18 anos na capital.
Por meio de sua assessoria de Comunicação, Teca explicou que “entre as diversas inconstitucionalidades, o projeto negava atendimento médico e psicológico a adolescentes trans. Nosso compromisso é justamente o contrário: garantir que esses direitos sejam respeitados e protegidos”.
Ela prosseguiu:
“É assim que nós trabalhamos, deputado: com diálogo, com participação popular, sem ameaças. Como manda a Constituição, estiveram presentes associações de defesa da população LGBTQIAPN+, mães, militantes e representantes do Ministério Público”.
“Pena que o deputado não tenha comparecido. Talvez tivesse aprendido um pouco mais sobre a verdadeira defesa de crianças e adolescentes e sobre direitos humanos. Ainda há tempo, deputado, de ampliar seus horizontes e colocar sua energia a serviço do povo de Alagoas.", finalizou a vereadora, que também falou sobre o assunto nesta tarde, no Plenário da CMM.