Um levantamento do Núcleo de Estatística e Análise Criminal apontou que 22 municípios de Alagoas estão há mais de 200 dias sem registrar homicídios. Entre eles, três cidades lideram o ranking: Paulo Jacinto, que não registra mortes violentas há três anos, um mês e 27 dias; Jacaré dos Homens, com dois anos e sete meses; e Pariconha, com dois anos, dois meses e 29 dias.
Em Paulo Jacinto, cidade de 6.576 habitantes segundo o Censo 2022, o policiamento diário do 10º Batalhão da Polícia Militar e o uso de videomonitoramento pela prefeitura têm contribuído para manter os índices em baixa. O município também conta com apoio da Radiopatrulha e do Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes), além de ações preventivas em escolas.
As investigações de mortes violentas na região ficam sob responsabilidade da Unidade de Homicídios da 9ª Região do Interior da Polícia Civil. A unidade também atende os municípios de Mar Vermelho e Pindoba, que aparecem na lista com, respectivamente, um ano e nove meses, e um ano e um mês sem homicídios.
De acordo com o delegado Thiago Bindi, prisões de criminosos de alta periculosidade e apreensões de adolescentes envolvidos em delitos recentes em cidades como Cajueiro e Atalaia têm ajudado a reduzir os índices de violência em toda a região.
Confira abaixo a relação com os 22 municípios:

*com SSP/AL