Localizada no bairro Batingas, a Escola Municipal de Campo Adalberto Saturnino terá um entreposto para limpeza a seco do projeto Ovo Limpo, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Para tanto, entre os dias 26 e 29 de agosto, representantes da escola participaram e trocaram experiências em um dos maiores eventos do Nordeste, na área da inovação tecnológica para a agricultura familiar: o Semiárido Show, em Petrolina, no interior de Pernambuco.

A participação de Arapiraca no evento teve como principal propósito a busca de novas parcerias que somem ao trabalho que já é desenvolvido no município, com a Escola de Campo Adalberto Saturnino.
No espaço, os estudantes da rede municipal aprendem sobre o cultivo de horta, criação de pequenos animais e recebem orientações sobre o plantio, colheita e produção de remédios caseiros com ervas medicinais, por meio do “Farmácia Viva”. As atividades na escola são baseadas na integração e aplicação de conceitos ecológicos e de sustentabilidade.
Segundo revela a diretora da Escola de Campo de Arapiraca, Vanessa Pinheiro, durante o evento em Petrolina, a equipe conseguimos firmar uma importante parceria, por meio do trabalho dos Doutores Eduardo Henrique Miranda Walter e Fenelon do Nascimento Neto, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Meio Norte, com o projeto Ovo Limpo.

Com a iniciativa, o beneficiamento a seco de ovos depende fundamentalmente das boas práticas agropecuárias, com cuidados especiais na obtenção de ovos em condições limpas.
Na Agroindústria OvOLimpo os ovos sujos não seguem para a área de beneficiamento. Os ovos limpos são classificados em equipamentos de ovoscopia e balança, e, na sequência, são embalados.
O processo agroindustrial minimiza o consumo de água e energia nas agroindústrias, reduz os investimentos em instalações e equipamentos, racionaliza o fluxo operacional e a higienização de rotina.
Nova estrutura e Selo Municipal
Para viabilizar o entreposto, a direção da Escola de Campo de Arapiraca, com o apoio da gestão do prefeito Luciano Barbosa, fará adaptações para receber o novo espaço, que vai atender à demanda da própria escola e de pequenos Criadores com produção máxima diária de 900 ovos de galinha caipira.
Vanessa Pinheiro adianta que, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, será implantado o Selo de Inspeção Municipal.
Com isso, o projeto inova com boas práticas de manejo e bem-estar para as aves com a Estação Sanidade Avícola, por meio de orientações sobre controle sanitário, vacinação e medidas de biosseguridade.
A parceria vai permitir o aprimoramento da produção de ovos de galinha caipira e a agregação na qualidade e maior valor ao produto. “Fazer acontecer o projeto OvoLimpo em Arapiraca, especialmente na Escola de Campo, nos inspira a trabalhar mais e melhor pela alimentação escolar e acesso da agricultura familiar ao mercado formal de ovos de qualidade”, destaca Eduardo Miranda Walter, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos e líder do projeto.
Fotos: Assessoria