Você defende a plena liberdade de expressão? A direita tenta se vender como guardiã da livre manifestação do pensamento sem qualquer restrição. É o que dizem rapazes e veteranos no Brasil e lá fora. Jair Bolsonaro e Donald Trump estão juntos nessa. Todas as barbaridades ditas pela dupla são apenas o exercício do direito de falar o que se pensa. Agir contra esse direito é criminalizar a opinião divergente. É censura disfarçada.

Corta para a realidade. O presidente dos Estados Unidos coleciona processos contra meios de comunicação, editoras e indivíduos que, vejam só, falaram coisas sobre ele. Trump considera que foi caluniado por detratores. Diante do que vê como um baita crime, o homem move ações bilionárias na tentativa de calar os críticos para sempre.

Até a ultradireitista Fox News é alvo da fúria “legalista” do herói americano que nossos bolsonaristas adotaram. Nesta terça-feira, Trump anunciou, cheio de pompa e orgulho, mais um processo contra o New York Times. Ele quer indenização de 15 bilhões de dólares (quando escrevi ações bilionárias não era força de expressão).

Quando Marielle Franco foi executada, o deputado Nikolas Ferreira afirmou: “Caguei para Marielle. Não é porque morreu que agora virou santa”. O mesmo deputado “denuncia” às autoridades americanas figuras públicas brasileiras que “comemoraram” o assassinato de Charlie Kirk, o extremista que pregava o racismo abertamente.

O também deputado Gustavo Gayer, outro celerado do bolsonarismo, pede que os Estados Unidos apliquem punição ao ator Wagner Moura pelo “crime” de, numa entrevista, criticar Trump. Bolsonaristas querem o artista na prisão por causa de uma entrevista? Mas como é que fica a liberdade de expressão nesses casos?

Regular as redes sociais para combater pedofilia, violência contra pessoas vulneráveis, golpes milionários e uma série de outros crimes, isso não pode. É a esquerda querendo censurar, de novo, seu direito de se expressar livremente. Mas esses caras não aguentam duas frases de um jornalista, e já partem para a judicialização do debate.

Até este blogueiro desimportante já foi alvo dessas estripulias da politicagem. O valente deputado estadual Cabo Bebeto – defensor das liberdades individuais – foi à Justiça pedir indenização e cadeia para mim. Tudo por causa de opiniões que expressei em textos aqui no CM. Foram cinco anos de aporrinhação até o arquivamento do caso.

O tema é amplo e provoca debates intermináveis. O que escrevo agora mal resvala na dimensão da encrenca e seus múltiplos modos de materialização. Em texto anterior, abordei o caso Jovem Pan, um episódio distinto, mas de mesma essência, qual seja, os parâmetros e os limites no exercício de um direito universal de todos.

A tragédia é que esquerda e direita – neste assunto – agiram sempre pelas vias do casuísmo e da hipocrisia. A defesa desta ou daquela ideia obedece a demandas de ocasião. Todos vilipendiam o valor central na democracia. Uma causa perdida.