Esta ativista, Arísia Barros, coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, em Alagoas participa da V Conferência Nacional de Promoção para Igualdade Racial, que acontece de segunda-feira, 15, até sexta-feira, 19 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília DF,  e, na tarde/noite desta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio da Silva fará a abertura da Conferência..

Importante reafirmar que Lula é o cabra  presidente, que tem feito  enfrentamentos necessários para que a soberania/democracia do país não seja aviltada, desrespeitada.

Quem manda no Brasil é o povo brasileiro!

Legal!

Mas, esta ativista não esperou para ouvir Lula, por conta dos desencontros estruturais dessa Conferência que, após 8 anos de vácuo ostensivo, das múltiplas vozes silenciadas,  reúne um monte de gente, do país todinho e traz estranhamentos.

Muita gente do país todinho, de norte a sul,  que tem feito críticas acirradas  à gestão da ministra Anielle Franco, ( ela não fala a nossa língua e não tem tratos com a diversidade das representações negras nacionais. Uma gestão cheia de pirotecnia), mas o governo federal faz ouvidos moucos.

A politica de promoção das politicas para igualdade racial está sobrevivendo com muitos arranhões e egos inflados.

Desde a  realização da Conferência da Igualdade de Maceió e a Estadual, em Alagoas sentimos a fragilidade ,o desacertos, a desorganização nos discursos, o faz-de-qualquer jeito para cumprir metas.

Os nossos passos negros que vem de longe, sofreram um preocupante retrocesso, revés politico. 

Haverá saídas?

Esta ativista não esperou para ouvir Lula falar, em Brasília