O CM Cast, podcast que analisa os bastidores da política local e nacional, lançou um novo episódio nesta segunda-feira (15).
Os jornalistas Carlos Melo, diretor do Grupo CadaMinuto, e Ricardo Mota comentaram sobre o futuro político do prefeito de Maceió, JHC (PL), questionando se ele vai cumprir o “acordão” ou lançar sua candidatura ao governo do Estado em 2026.
Mota destaca que, mesmo em um ano sem eleição, tudo gira em torno das decisões do prefeito: “Ele, convenientemente, não fala nem ‘sim’, nem ‘não’, mantém o silêncio”. Para ele, o que se percebe é “o barulho do silêncio”, deixando espaço para especulações sobre um possível rompimento do acordão.
O vereador Kelmann Vieira (MDB) afirmou recentemente que não acreditava no acordão e que JHC seria candidato ao governo. Depois da repercussão, reforçou o discurso, criticando quem defendia o acordo.
“Boa parte do entorno do JHC também adotou esse discurso, mesmo sem sabermos se é posição oficial ou não”, observa Ricardo, lembrando que a imprensa também fortaleceu a narrativa.
Segundo o jornalista, a política envolve naturalmente manipulação da verdade. “Um dia desses ouvi de um parlamentar — que vem de família política —: ‘Meu pai dizia que os políticos cansaram de mentir para o povo e agora estão mentindo para eles próprios’”.
Nesse sentido, Mota avalia que as decisões de JHC podem ser interpretadas como mentira ou apenas “verdade circunstancial”, dependendo do momento.
“Se JHC perceber que abrir mão de ser candidato ao governo neste momento é vantajoso, ele fica na prefeitura. Se não, age de acordo com as circunstâncias. Ele nunca vai dizer claramente que mentiu; apenas dirá que aquilo era a verdade daquele momento”, afirma.
Para Melo e Mota, até que haja uma manifestação oficial, a especulação continuará. Enquanto isso, JHC permanece evitando entrevistas diretas e se manifestando apenas por redes sociais ou por meio de sua assessoria, minimizando riscos e contradições.
Os jornalistas reforçam que, nesse cenário, aliados e a própria imprensa seguem interpretando sinais e alimentando o debate sobre o futuro político do prefeito.
Os episódios do CM Cast vão ao ar às segundas e quintas-feiras, sempre a partir das 12h.