Saúde e Ambiente e as vulnerabilidades dos territórios nas regiões Norte e Nordeste do país foram o painel coordenado pelo vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e titular do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Rodrigo Buarque, nesse sábado (6) no X Congresso Norte Nordeste, cujo tema é “Do Norte ao Nordeste: Regionalização e a Gestão Municipal Diante dos Desafios Climáticos e do Acesso à Saúde.

O evento ocorrerá até esta segunda-feira (8) em Manaus, Amazonas. O titular do Cosems-AL destacou a satisfação em coordenar uma mesa rica em contribuições de profissionais de peso da Fiocruz, Ministério da Saúde e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). "Precisamos disseminar as informações  trocadas neste evento com os municípios, considerando as peculiaridades do Norte e Nordeste", reforçou.

A Judicialização Zero na Saúde em Matriz de Camaragibe-AL: uma experiência exitosa no SUS foi apresentada pelo respectivo secretário municipal de Saúde, Rones Toledo. Segundo ele o trabalho pode ser replicado para outros municípios, pois mostra a eficiência de uma Secretaria para evitar que a população procure a justiça para garantir o seu direito à saúde.

Já o trabalho de Craíbas foi apresentado pela coordenadora da Vigilância em Saúde,  Elissandra Santos, sobre a Reorganização dos Cadastros Individuais e Domiciliares - Novo Financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). De acordo com ela é gratificante um trabalho feito com tanta dedicação ser reconhecido em outro Estado e agradeceu o apoio da Gestão. O secretário de Saúde do município Diorgenes Costa prestigiou a apresentação dessa iniciativa inovadora.

A experiência exitosa "Cosems-AL na Realização de Oficinas Preparatórias para a Divulgação do SUS que Dá Certo" foi apresentada pelo coordenador de Apoio Técnico da instituição,  Joelson Lisboa.