A tradicional gincana estudantil da Escola SEB Bilíngue, em Maceió, alcança sua 12ª edição e promete mobilizar estudantes, famílias e comunidade escolar. Batizada de Ginka Seb, a disputa começou nesta segunda-feira (1º) e segue até o próximo dia 12, com grupos formados por estudantes da 6ª série do fundamental II ao 3º ano do ensino médio. Desta vez, a competição será entre as equipes Amarela e Preta que, ao longo de doze dias, encararão provas coletivas, desafios temáticos e uma ampla campanha de arrecadação de alimentos e materiais de higiene pessoal destinadas a instituições de caridade.
Além das atividades que testam criatividade, estratégia e trabalho em equipe, a programação inclui prova surpresa para os pais, reforçando o caráter integrador do evento, e a aguardada prova de dança, que neste ano será ao estilo flash mob.
Segundo a organização, a Ginka Seb tem como objetivos estimular a cooperação, valorizar a liderança juvenil e fortalecer o compromisso social.
“A motivação para superar as dificuldades nas tarefas e o espírito competitivo são muito fortes. Isso faz com que os alunos se ajudem mutuamente na realização de cada etapa da competição, o que gera um espírito de grupo. E é esse o nosso foco aqui na escola: trabalhar o estudante de forma global, desenvolvendo diferentes habilidades e prepará-lo para viver em sociedade”, destaca Ítalo Gamba, coordenador de eventos da Escola SEB Bilíngue Maceió.
Além dos desafios, tanto esportivos quanto culturais e intelectuais, a gincana conta ainda com a prova filantrópica que prevê arrecadação de itens para doação. Neste ano, são alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal que serão entregues à Defesa Civil de Maceió para que se faça a destinação às instituições. A expectativa é que mais de duas toneladas de alimentos sejam arrecadadas pelos estudantes.