Morreu neste domingo (31), o professor Moacir Teófilo, aos 97 anos. Uma das maiores referências da educação no Agreste alagoano, sua trajetória deixou marca em Arapiraca e em toda Alagoas, tanto pelo pioneirismo no ensino quanto pela atuação em diferentes setores da vida pública.
Natural de Limoeiro de Anadia, Moacir fundou, em 1950, o Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, consolidado como referência de qualidade e disciplina no interior de Alagoas. Ele também participou da criação da Faculdade de Filosofia de Arapiraca, hoje Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), além de colaborar na instalação de cursos superiores em parceria com outras instituições.
O educador exerceu o cargo de secretário de Educação de Alagoas em dois governos e foi presidente da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) na década de 1980. Atuou ainda como conselheiro da OAB por 12 anos e contribuiu para a fundação de importantes entidades locais, como a Companhia Telefônica de Arapiraca, a Rádio Novo Nordeste AM e o Lions Club.
Moacir era pai do ex-prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (in memoriam), e avô de Moacir Teófilo Neto, atual diretor-presidente da Alurb, em Maceió. Também deixa os filhos Ricardo, Rui e Raniere Teófilo.