O prefeito de Maceió, JHC, visitou, neste sábado(30), as obras da Casa do Autista, mais uma iniciativa inédita que vai apoiar famílias e atender crianças e jovens de 0 a 18 anos com Transtorno do Espectro Autista(TEA). Localizada ao lado do Hospital da Cidade, na Gruta de Lourdes, o espaço vai oferecer acompanhamento médico e multiprofissional.
“Este centro será um marco na saúde pública de Maceió. Muitas famílias com crianças e jovens autistas enfrentam dificuldades porque não sabem como lidar com o diagnóstico. A Casa do Autista será um espaço de acolhimento, orientação e tratamento, não só para as crianças, mas também para seus responsáveis. Um centro completo, que vai oferecer a saúde e a inclusão que tanto precisamos”, afirmou JHC.
Com a proposta de atendimentos individualizados e focados nas necessidades de cada criança, a Casa vai atender diferentes níveis de suporte, entre um e três. Além disso, os responsáveis também serão acolhidos com orientação psicológica e capacitação, o que será fundamental para um cuidado integral. A metodologia de atendimento será interdisciplinar e baseada em evidências científicas, com acompanhamento contínuo e elaboração de Projetos Terapêuticos Singulares(PTS).
A senadora Eudócia Caldas acompanhou a visita e destacou a importância do projeto. “Os desafios na saúde são enormes, mas Maceió está enfrentando cada um deles com coragem e determinação. A Casa do Autista será mais um exemplo desse compromisso com a inclusão e com o cuidado da nossa gente”, afirmou a senadora.
O espaço contará com uma infraestrutura moderna e completa, que inclui recepção, brinquedoteca, salas de atendimento médico e multiprofissional, sala de integração sensorial, quadra, piscina, jardim sensorial e playground, além da “Maceiózinha”, uma representação da cidade de Maceió, para que as crianças possam se ambientar com a estrutura da cidade.