A diretora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), secretária de Saúde de Jaramataia,Valdice Gomes - e parte expressiva da Diretoria - participou nesta quinta-feira (28) do lançamento histórico do Plano Estadual Pela Primeira Infância de Alagoas 2025-2035. O evento foi promovido pela Secretaria do Estado da Primeira Infância e ocorreu no Centro de Convenções Ruth Cardoso, reunindo autoridades políticas e de instituições envolvidas com a garantia dos direitos da infância e da adolescência em todos os níveis.
"Enquanto Cosems-AL, reafirmamos nosso compromisso com as crianças porque reconhecemos que os primeiros anos de vida são determinantes para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social de cada ser humano. Investir na primeira infância significa investir em cidadania, em equidade e em justiça social" destacou.
Valdice reforçou que o Cosems-AL - que tem como presidente Rodrigo Buarque - espera que esse lançamento seja não apenas um marco formal, mas o início de um movimento permanente em defesa da primeira infância. O coordenador de Apoio Técnico do Cosems-AL Joelson Lisboa também participou do evento.
Já o secretário do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro representou o Executivo estadual e disse que o Governo aposta na integração entre as pastas na garantia desses direitos e ja entregou 79 creches até agora.
A secretária da Primeira Infância do Estado de Alagoas, Caroline Leite, afirmou que para a construção do documento foram escutadas 859 crianças além da realização de audiências públicas e da participação de diversos segmentos da sociedade civil.
"O Plano nos chama para a coragem de repararmos desigualdades históricas de recismo, preconceito, dentre outras".
Na oportunidade, a chefe do escritório da Unicef em AL, PE e PB, Immaculada Pietro, celebrou os 35 anos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e 75 da Unicef e reafirmou a necessidade da junção de esforços
para que o plano ganhe vida. "Porque quando colocamos recursos na saúde e infância, fortalecemos a família e comunidade e investimos na geração nova", enfatizou.