Oi, querido ,Peu, o Quilombo Birros, em Teotônio Vilela é feito de uma comunidade dinâmica, assertiva e curiosa pelas coisas do próprio quilombo e do mundo inteirinho.
Comandado pela Valderez Bispo, o Quilombo Birros, que agrega elementos tradicionais da cultura africana, com uma intensa relação com as mais velhas e os sons atemporais, potentes do território negro.
Valderez é uma mulher quilombola que busca das formas possíveis salvaguardar a conexão com a história negra.
Presidenta da Associação do Quilombo de Birros e professora na comunidade da Escola Mizia contribui, sem sombras de duvidas, para enraizar o pertencimento negro, e daí esta ativista ciente de que precisamos criar espaços de estudos, conhecimentos, em lugares diversos, indicamos o nome da Valderez Bispo, para compor o CEPSSAL Comitê Estadual de Prevenção e Posvenção do Suicídio
O Comitê tem como meta discutir políticas públicas de valorização da vida e prevenção ao suicídio, como também a articulação entre as instituições que o integram visando a elaboração do plano estadual de prevenção ao suicídio.
Valderez Bispo é uma mulher negra, quilombola que vem somar com os diálogos e vivências diárias que afetam a saúde mental, principalmente, dentro dos espaços vulneráveis, como os quilombos e das mulheres pretas vítimas da violência do racismo, machismo e tantas outras.
Esta ativista acredita que Valderez Bispo trará uma grande contribuição para os novos caminhos do CEPSSAL Seja bem vinda querida!
Nossa próxima reunião acontece, em Maceió, em 03 de setembro e vamos precisar do teu apoio, viu Peu.
Abraços, desta ativista.
.
