Esta ativista, Arísia Barros esteve em reunião, na tarde de terça-feira, 21, com o deputado federal, Paulo Fernandes, o Paulão, dialogando, articulando estratégias, propondo caminhos para a inserção das políticas antirracistas alagoanas, na esfera nacional.
Foi uma conversa importante , destacando aspectos a serem repensados na complexidade política atual.
E esta ativista, coordenadora do Instituto Raízes de África trouxe à luz da memória que (2023-2024) , o Programa Maceió é Massa Sem Racismo , iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, executado pela Prefeitura de Maceió, criou estratégias basilares para popularizar a imagem e a história de Almerinda Farias Gama, na memória recente contemporânea do Estado.
Almerinda Farias Gama jornalista , sindicalista, escrevente juramentada, tradutora, poetisa que saiu de Alagoas para desbravar o mundo, se fez símbolo do feminismo negro e ao lado de Bertha Luz foi um importante nome que fez parte da conquista do voto feminino há 93 anos
Agregando a memória a história foi solicitado ao deputado que encabeçasse o processo de protocolar a inscrição na Câmara Federal do nome da sufragista Almerinda Farias Gama para constar no Livro de Aço ou Livro ou Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.
Herói ou heroína da pátria é um título dado a personalidades que tiveram papel fundamental na defesa ou na construção do país. O nome é registrado no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria — ou Livro de Aço, pois a obra de fato é formada por páginas de aço — abrigado no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Criado em 1992, o livro reúne protagonistas da liberdade e da democracia, que dedicaram sua vida ao país em algum momento da história. A inscrição de um novo personagem depende de lei aprovada no Congresso.
E o deputado Paulão, que faz parte da Bancada Negra da Câmara Federal da República Federativa do Brasil afirmou que o Livro de Aço é o lugar por excelência para importantes personalidades nacionais e Almerinda Farias Gama é uma delas.
Paulão assumiu o compromisso.
A sufragista maceioense Almerinda Farias Gama vai ser imortalizada no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Que fantástico!.
E essa ativista está muitíssimo emocionada.
