Os municípios alagoanos que mais se destacarem por Região de Saúde no cumprimento dos critérios de boas práticas referentes ao projeto inovador Cosems-AL pela Vida, serão certificados pela instituição em dezembro, no mês alusivo à prevenção do HIV-Aids. A iniciativa pioneira levou a equipe do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) – encabeçada pelo titular Rodrigo Buarque – a decidir percorrer as dez regiões de Saúde e mobilizar as Secretarias Municipais de Saúde dos 102 municípios. Na próxima sexta-feira (22) a comitiva estará em União dos Palmares com os profissionais da 3ª Região de Saúde.

Vale ressaltar que o projeto – que tem a parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) - é de autoria da enfermeira infectologista Aruska Magalhães, que atua na Secretaria de Saúde de Arapiraca, cujo trabalho foi oriundo de seu doutorado.

Os critérios para certificação no fim do ano incluem o cumprimento de testagem para o HIV; utilização de teste rápido para HIV em gestantes durante o pré-natal (no primeiro e último trimestre); utilização da Terapia Antirretroviral em Tempo Oportuno (Tarv); melhoria dos dados relacionados às notificações da doença no Sistema Nacional de Notificações (Sinan); dentre outros.

De acordo com Rodrigo Buarque, o Cosems-AL pela Vida tem o propósito de qualificar ainda mais os profissionais de Saúde dos municípios alagoanos, no que diz respeito às ações de prevenção ao HIV/Aids. “Aderimos à ideia por entender a importância de toda qualificação e não mediremos esforços para implantar projetos que culminem em mais saúde para a nossa população”, garantiu Rodrigo, também vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).