Após mais um ciclo de resultados positivos encerrado em julho, o programa Agente Local de Inovação (ALI) Produtividade está com as vagas quase esgotadas para o novo ciclo, que vai impulsionar mais 500 micro e pequenas empresas em Alagoas. Implantado pelo Sebrae Alagoas em 2010, o Programa impulsionou mais de 2 mil micro e pequenas empresas em todas as regiões do Estado nos últimos dois anos.
Durante o ciclo de seis meses, cada empresa recebe acompanhamento personalizado de um agente local, que propõe e acompanha ações de inovação que trazem resultados rápidos e visíveis, como explica Vítor Pereira, analista do Sebrae. "No ciclo que encerramos no mês de julho, os indicadores mostram que as empresas participantes tiveram, em média, aumento de 28% da produtividade e de 10% no faturamento. Em apenas seis meses, as 500 empresas participantes conseguiram, no total, incrementar seu faturamento em R$60 milhões. Isso mostra que, enquanto o Sebrae impulsiona esses negócios, de forma indireta fomenta também melhorias na economia do nosso estado", destacou.
Para vários empresários que já participaram, o programa foi um divisor de águas em seus negócios. "Estávamos com problemas na gestão dos funcionários. Eu estava muito envolvido no atendimento e não tinha como monitorar o tempo todo. Fazíamos projetos e reuniões periódicas, mas nada produzia o efeito desejado", conta o médico veterinário Wanderson Silva, proprietário da clínica PetClin, em Penedo, uma das empresas atendidas no último ciclo do programa. "Quando o problema foi identificado, o Sebrae trouxe uma consultora de Maceió para nos ajudar. O efeito disso foi ainda melhor do que a gente esperava", completou.
O programa é 100% subsidiado e o programa está nas suas últimas vagas. Ao todo, serão 200 oportunidades para empresas de Maceió e 300 para o interior, alcançando todos os 102 municípios alagoanos. Para se inscrever, os empreendedores devem ter pelo menos um ano de CNPJ como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) e se comprometer em seguir a metodologia do programa.
"Geralmente não temos dificuldade em manter as empresas engajadas, porque os resultados são rápidos e claros", completa Vítor Pereira. O analista explica que durante o ciclo, os empreendedores recebem um diagnóstico personalizado, com identificação de problemas e propostas de soluções individualizadas e com foco em aumento do faturamento, inovação, produtividade e redução de custos.
As últimas vagas estão disponíveis no endereço: https://forms.gle/aCgoiP7JUTRJaa3j7
Participantes compartilham pontos de virada em seus negócios
Voltado para empresas dos setores de comércio, indústria, serviços e turismo, o ALI Produtividade também inclui reuniões coletivas para que os participantes possam trocar experiências e fazer networking. No evento de encerramento do último ciclo em Penedo, o aumento da produtividade e faturamento entre os participantes ficou evidente.
"Ao longo do ciclo, cada empresa teve a oportunidade de construir um plano de ação personalizado, com medidas práticas para enfrentar os principais desafios do negócio. O Sebrae também subsidia totalmente as consultorias voltadas à solução dos problemas específicos, contribuindo diretamente para a melhoria de processos e resultados", explica José Lucas Brandão Costa, analista do Sebrae Penedo.
Na região, o programa atuou com micro e pequenas empresas de vários ramos. Além da clínica PetClin, que focou na gestão de pessoas, também ajudou na parte financeira da loja de artigos para bebês de Raimundo Ferreira. "Eu já estava pensando em desistir do meu negócio quando surgiu a oportunidade de participar do programa. Em pouco tempo, a agente de inovação propôs mudanças que já surtiram efeito e trouxeram várias melhorias para a minha loja", destacou.
Já para a empreendedora de moda Mayara Caroline, a consultoria financeira provocou uma mudança na sua forma de enxergar o negócio. "O ALI Produtividade foi a salvação para mim. Como empresária, sempre tentei dar conta de tudo e adoro vender, mas sempre tive dificuldade em outra área da gestão. A consultoria financeira foi maravilhosa e conseguiu mudar a minha visão de negócio", ressaltou.