O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) registrou 240 atendimentos relacionados a afogamentos no estado de Alagoas entre 1º de janeiro e 13 de agosto deste ano, um aumento de 27% no número de ocorrências com relação aos 189 casos do ano passado, conforme dados do Fênix, sistema de gestão operacional do CBMAL.
Segundo a assessoria da corporação, a tendência é que haja um crescimento no número de casos com a proximidade do verão e o consequente aumento no fluxo de banhistas nas praias e balneários. Por conta disso, recomenda-se a adoção de algumas medidas de prevenção:
- Respeitar as sinalizações de perigo;
- Evitar entrar no mar após ingerir bebidas alcoólicas;
- Não se afastar da orla;
- Manter crianças sempre sob supervisão constante e, em caso de quaisquer dificuldades para sair do meio aquoso, sinalizar imediatamente por ajuda.
Os bombeiros orientam que, em situações de afogamento, nunca se deve tentar o resgate sem preparo ou equipamentos adequados, mas acionar o CBM pelo telefone 193 e, se possível, oferecer flutuadores ou objetos que auxiliem a vítima a se manter na superfície até a chegada do socorro.
*Com Ascom CBMAL