O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), anunciou nesta quarta-feira (13) que o Governo Federal irá repassar R$ 500 mil para a cooperativa de marisqueiras que atuam na Lagoa do Mundaú, em Maceió. A ação acontece em parceria com o Ministério das Mulheres.

O recurso deve auxiliar na ampliação das associadas e reforçar o trabalho já desenvolvido pela cooperativa. Segundo Renan, a iniciativa foi definida após a realização de oito plenárias com pescadores e pescadoras artesanais, que apresentaram demandas e propostas da categoria.

“Estamos realizando uma transferência de recursos este ano, em parceria com o Ministério das Mulheres, no valor de R$ 500 mil. Esses recursos vão auxiliar a cooperativa a ampliar suas ações”, afirmou o ministro.

A informação foi divulgada durante visita da primeira-dama Janja Lula da Silva, acompanhada do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, à sede da Coopmaris, onde foi apresentado o projeto de aproveitamento de resíduos de mariscos.

Na solenidade, também foram entregues computadores para as famílias beneficiadas, como parte de um programa do Ministério das Comunicações. A ação visa tornar mais eficiente o atendimento aos trabalhadores da pesca na região. “Em Pernambuco e Alagoas, todas as colônias de pesca terão acesso aos equipamentos, permitindo um atendimento mais eficiente aos pescadores”, declarou Renan Filho.

 

*Estagiária sob supervisão da editoria