A Justiça de São Paulo aceitou a denúncia do Ministério Público contra dois policiais militares acusados de executar com tiros de fuzil o alagoano Jeferson de Souza, de 40 anos, que vivia em situação de rua na capital paulista. O crime aconteceu no dia 13 de junho, sob o Viaduto 25 de Março, no Centro.
Com a decisão, os PMs Alan Wallace dos Santos Moreira, tenente da Força Tática, e o soldado Danilo Gehring se tornam réus por homicídio qualificado. Ambos já estão presos desde 22 de julho no Presídio Militar Romão Gomes.
Segundo o Ministério Público, o homicídio foi cometido por motivo torpe e com impossibilidade de defesa da vítima. Câmeras corporais da própria corporação mostram que Jeferson estava desarmado, acuado e já rendido no momento dos disparos.
As imagens contradizem a versão inicialmente apresentada pelos policiais, que alegaram que o homem teria tentado tomar a arma de um deles. O vídeo mostra Jeferson sentado no chão, de pernas cruzadas e chorando, enquanto era interrogado. Um dos agentes chega a cobrir a lente da câmera antes dos disparos. Logo depois, o corpo da vítima aparece com ferimentos na cabeça, tórax e braço.
Natural de Alagoas, Jeferson foi morto com três tiros de fuzil, um deles na cabeça. Ele havia sido abordado por seis policiais e não apresentava sinais de resistência. A Polícia Militar de São Paulo classificou a ação como “inaceitável” e “vergonhosa”.
De acordo com a denúncia, o tenente Alan Wallace foi quem efetuou os disparos, enquanto o soldado Danilo Gehring aderiu à ação e tentou obstruir as gravações, colocando a mão sobre a câmera.
O promotor Enzo Boncompagni afirmou que os agentes “deliberaram matar o suspeito por mero sadismo, revelando absoluto desprezo pela vida humana e pela condição de vulnerabilidade da vítima”.
A Secretaria da Segurança Pública informou que um inquérito policial foi aberto na Corregedoria da PM e repudiou a conduta dos policiais.
A defesa do tenente Alan afirmou que vai provar legítima defesa. Já a do soldado Danilo não foi localizada pela imprensa.
*Com g1