A vereadora Teca Nelma (PT) estará nesta sexta-feira (8), na Rua Sá e Albuquerque, no bairro do Jaraguá, em Maceió, participando da mobilização do Plebiscito Popular 2025. Ao lado da Brigada Urbana do MST, a parlamentar vai integrar a ação de coleta de votos da população, em um esforço coletivo para estimular a participação popular em temas de interesse nacional.

Organizado por movimentos sociais como MST, CUT, Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, o plebiscito é uma consulta pública que busca ouvir trabalhadoras e trabalhadores sobre assuntos diretamente ligados à vida da classe trabalhadora brasileira. Este ano, o tema em debate é a redução da jornada de trabalho sem corte de salário, o fim da escala 6x1 e a taxação dos super ricos, além da isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil.

Para Teca, a iniciativa é um exemplo de democracia popular. “Essa é uma forma de colocar o povo como protagonista das decisões que afetam sua vida. É o povo sendo ouvido, opinando e construindo caminhos para uma sociedade mais justa”, afirma a vereadora.

A mobilização do Plebiscito Popular ocorre em três fases principais. Na primeira, ocorreu a criação de comitês populares e coordenações estaduais responsáveis por articular as ações em todo o país. Em seguida, acontece a atual fase, entre julho e setembro de 2025, com votação popular.

“Os resultados serão sistematizados e entregues ao presidente Lula, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal. A ideia é mostrar a força da vontade popular. Não se trata apenas de uma consulta simbólica: queremos levar a voz do povo diretamente para as instituições que decidem o rumo do país”, explica a vereadora.

A coleta de votos segue em todo o país até setembro, com urnas distribuídas em diversos locais, além da votação online através do site https://plebiscitopopular.org.br/. A mobilização busca ampliar o debate sobre justiça social e fortalecer o diálogo entre sociedade civil e poder público.