pública municipal pode ser aliada no desenvolvimento e fortalecimento dos donos de pequenos negócios. Na próxima segunda-feira, (04), será lançado o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), em um evento na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) que é parceira do projeto. A iniciativa é realizada a cada dois anos.

Com mais de 20 anos de história e 14 mil projetos inscritos nas 12 últimas edições, o PSPE reconhece boas práticas municipais que contribuem para um ambiente favorável aos pequenos negócios, incluindo microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais (MEI). Além disso, estimula a inovação no setor público e a ampliação das capacidades municipais, além de promover a aprendizagem e inspirar novos projetos.
O Sebrae é parceiro dos municípios de todo o país e o PSPE é uma grande vitrine de boas práticas que inspiram e mostram que é possível fazer diferente quando o empreendedorismo é colocado no centro da agenda pública, gerando renda, emprego e desenvolvimento nos territórios.
Décio Lima, presidente do Sebrae.
As inscrições para 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora têm início a partir do dia 6 de agosto. Podem participar prefeitos e prefeitas de todos os municípios brasileiros, bem como administradoras e administradores regionais do Distrito Federal e de Fernando de Noronha (PE).
O PSPE 2025 acontece em duas etapas: Estadual – com premiação até 24 de abril de 2026; e Nacional – com premiação até 30 de maio de 2026. Os detalhes da premiação, bem como das categorias e demais critérios para participação serão divulgados por meio de regulamento.